Portaria 227/2006 (2.ª série). - Ao fim de 38 meses em que desempenhou as funções de encarregado do Centro de Mensagens do Ministério da Defesa Nacional, vai o 60868, sargento-mor SE Eliseu dos Santos, destacado para passar à situação de reserva.
Durante este período, demonstrou o sargento-mor SE Eliseu dos Santos ser um militar dotado de grande firmeza de carácter, dinamismo e disponibilidade, patenteando as suas qualidades profissionais pela forma inteligente como avaliou e solucionou as situações com que foi confrontado.
Tendo percorrido uma carreira militar muito diversificada de mais de 37 anos, cumpriu várias comissões, tanto em terra como no mar, tendo embarcado em quase todas as classes de navios da Marinha Portuguesa por onde passou, quer como praça, como posteriormente já sargento.
Destaque justo e merecido para a comissão de embarque cumprida em 1995-1996, durante a qual fez parte do staff nacional do primeiro comando português da força naval permanente da Nato, STANAVFORLANT, em que desempenhou as funções de "Staff Chief Communications Yeoman".
O sargento Eliseu dos Santos foi depois colocado no Centro de Instrução de Táctica Naval (CITAN), tendo colaborado em vários exercícios de treino no porto na sua área de especialidade e feito parte do staff de todos os exercícios navais que tiveram lugar durante esse período em águas nacionais, transmitindo a sua experiência e saber às gerações mais jovens.
A qualidade da prestação do sargento-mor SE Eliseu dos Santos, designadamente durante os últimos 10 meses, pôs em evidência as suas qualidades técnicas, profissionais e humanas, tendo praticado de forma muito consistente uma atitude de lealdade e revelando ainda, no seu relacionamento, uma grande frontalidade e franqueza, conseguindo desta forma granjear o respeito e admiração dos seu inferiores e a consideração e apreço dos superiores hierárquicos, confirmando os registos anteriores da sua folha de serviços, que nesta oportunidade é de elementar justiça referir e dar público conhecimento.
Considerando o extraordinário desempenho, elevada competência demonstrada no âmbito técnico-profissional e relevantes qualidades pessoais evidenciadas pelo sargento-mor SE Eliseu dos Santos, considero que da sua acção resultou um contributo significativo para a eficiência, prestígio e cumprimento da missão da Marinha e do Ministério da Defesa Nacional.
Assim, nos termos da competência que me é conferida pelo n.º 3 do artigo 34.º e atento o disposto na alínea c) do n.º 1 do artigo 27.º, ambos do Decreto-Lei 316/2002, de 27 de Dezembro, concedo a medalha da defesa nacional de 3.ª classe ao sargento-mor SE Eliseu dos Santos.
22 de Dezembro de 2005. - O Ministro da Defesa Nacional, Luís Filipe Marques Amado.