Portaria 226/2006 (2.ª série). - Louvo o tenente-coronel TINF (NIP 018512-E) José Manuel da Silva Moreira Rato pelo inexcedível profissionalismo, elevada competência e invulgar dedicação revelados ao longo de cinco anos em que desempenhou funções na Inspecção-Geral da Defesa Nacional como chefe do Núcleo de Informática (NI) da Direcção do Serviço de Estudos, Planeamento e Apoio Técnico (DSEPAT).
Detentor de sólidos conhecimentos na área das modernas tecnologias de informação e de comunicação, empenhou-se de forma altamente competente e eficaz no desenvolvimento do apoio informático às actividades inspectivas.
O seu saber, experiência, dedicação ao serviço e capacidade de organização ficaram bem patentes nos sucessivos planos directores de informática que com grande realismo, objectividade e sentido de eficiência produziu, e que têm permitido equipar a IGDN de uma forma racional, perfeitamente actualizada e adaptável às suas crescentes necessidades de planeamento, informação e gestão. De relevar também a sua actuação em representação da IGDN, em parceria com a Secretaria-Geral do MDN assegurando com elevada competência e discrição a modernização dos sistemas e tecnologias da informação dos OSC do MDN.
Mais recentemente e evidenciando total disponibilidade para o serviço, voluntariou-se para integrar as equipas de inspecção da Inspecção de Análise de Programas e Sistemas, face à carência de efectivos do corpo inspectivo, tendo, também, nessa função, demonstrado um apurado sentido de trabalho em grupo e as excelentes qualidades pessoais e profissionais que o distinguem como um digno oficial e confirmam anteriores referências.
Aliando às qualidades referidas uma afabilidade natural e uma excepcional capacidade de relacionamento humano, o tenente-coronel Moreira Rato assegurou, com qualidade, a execução das actividades a seu cargo fomentando a coesão e a competência profissional do grupo que dirigiu, numa área em permanente mutação como é a de informática.
As excelentes qualidades de trabalho, competência técnica e dedicação, a elevada noção da responsabilidade e o muito bom senso demonstrados, a sua integridade de carácter, coragem moral e lealdade por que pautou, em várias circunstâncias, o seu comportamento e a disponibilidade, inteligência e ponderação com que sempre encarou os desafios que lhe foram colocados, caracterizam, com distinção, o perfil, pessoal e profissional do tenente-coronel Moreira Rato.
Por todos estes motivos o tenente-coronel José Manuel da Silva Moreira Rato, ao cessar funções, é credor deste público louvor e os serviços por si prestados, dos quais resultaram lustre e honra para as Forças Armadas e também para a IGDN, devem ser considerados como extraordinários, relevantes e distintos.
Assim, nos termos da competência que me é conferida pelo n.º 1 do artigo 34.º e atento o disposto no artigo 16.º, ambos do Regulamento da Medalha Militar e das Medalhas Comemorativas das Forças Armadas, aprovado pelo Decreto-Lei 316/2002, de 27 de Dezembro, concedo a medalha de serviços distintos de prata ao tenente-coronel José Manuel da Silva Moreira Rato.
22 de Dezembro de 2005. - O Ministro da Defesa Nacional, Luís Filipe Marques Amado.