Clínica Internacional de Campo de Ourique
Pub

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Despacho (extracto) 26982/2009, de 15 de Dezembro

Partilhar:

Sumário

Celebrado contrato de trabalho em funções públicas com o Doutor António Paulo David Silva Duarte como professor auxiliar convidado a 30%

Texto do documento

Despacho (extracto) n.º 26982/2009

Por despachos de 2009.08.28 e de 2009.10.22, respectivamente do Director da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, proferido por delegação de competências e do Director Regional-Adjunto de Educação de Lisboa e Vale do Tejo:

Doutor António Paulo David Silva Duarte, professor titular do Agrupamento de Escolas de Campelos, a exercer funções na Escola Básica dos 2.º e 3.º ciclos de Campelos - celebrado contrato de trabalho em funções públicas, por um ano, nos termos dos artºs 15.º, 31.º e n.os 1,2,3,4 e 5 do artigo 34.º do Estatuto da Carreira Docente Universitária, como professor auxiliar convidado em regime de acumulação e a tempo parcial a 30 % (pessoal docente universitário, especialmente contratado, escalão 1 e índice 195) na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa e por conveniência urgente de serviço, a partir de 2009.09.01.

Relatório

Na sequência do parecer que nos foi solicitado, e tendo em conta as nossas áreas de especialidade, decidimos valorar superlativamente a candidatura do Doutor António Paulo Duarte, não somente atendendo às necessidades imediatas de cobertura de disciplinas de Relações Internacionais ministradas pelo Departamento de Estudos Políticos, mas pensando igualmente na eventualidade de a mesma ser considerada em termos estruturais no futuro.

Na verdade, se em Portugal se vai começando a fazer um trabalho relevante em várias especialidades de Relações Internacionais, numa delas, aquela que erroneamente se designa por segurança e defesa e que perfaz antes o campo da estratégia, esse trabalho não só é relevante, como é mesmo profundamente original e está na vanguarda da produção desta área de especialidade, embora a requerer maior grau de internacionalização. Acresce que, seja mencionada como for, a Estratégia é, infelizmente, omnipresente na cena internacional.

Ora, o candidato em apreço é tão-somente um dos nomes, isto é, estrategistas, mais relevantes da Escola Estratégica Portuguesa, podendo a sua incorporação contribuir para a referida internacionalização da Escola, na única área de produção realmente original e proprissime das Relações Internacionais no nosso país. Acrescendo a esse facto, ter o candidato um grau de especialização e reflexão em polemologia, que nenhum outro docente deste departamento dispõe, incluindo eu próprio, apesar do trabalho desenvolvido na área estratégica desde há muitos anos.

Por outro lado, António Paulo Duarte responde plenamente àquilo que é o múnus da Universidade, em qualquer área: a fundamentação teórica ou investigação fundamental no nicho que lhe diz respeito. Isto é, do apreciado no seu Curriculum Vitae, António Paulo Duarte parece-me oferecer a maior solidez conceptual na área em apreço, sabendo que a conceptualização, reafirmo-o, é a razão de ser da Universidade.

Para além do exposto, as credenciais de António Paulo Duarte parecem também oferecer outras características que o Departamento de Estudos Políticos procura, a saber: polivalência, atendendo às suas sucessivas especializações; inserção no meio académico, pois trata-se de um investigador do Instituto de História Contemporânea desta Faculdade; publicações muito relevantes, algumas seminais no campo da estratégia; e experiência docente longa, agora como professor titular do ensino secundário (a qual não pode ser desatendida, a não ser que prescindamos de toda uma tradição continental, de que a universidade portuguesa é, felizmente, herdeira).

Os relatores: Prof. Doutor José Esteves Pereira, professor catedrático, Prof. Doutor António Pedro Ginestal Tavares de Almeida professor associado, Profª. Doutora Teresa Maria Ferreira Rodrigues, professora associada e Prof. Doutor António Manuel Horta Fernandes, professor auxiliar com agregação, professores da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas.

(Isento de fiscalização prévia do T. C.)

Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, 09 de Dezembro de 2009. - O Director, Prof. Doutor João Sàágua.

202667999

Anexos

  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/1452640.dre.pdf .

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Clínica Internacional de Campo de Ourique
Pub

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda