Clínica Internacional de Campo de Ourique
Pub

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Louvor 1515/2009, de 26 de Novembro

Partilhar:

Sumário

Louva o major de infantaria pára-quedista João Alberto Alexandre Ferreira

Texto do documento

Louvor 1515/2009

Louvo o Major de Infantaria Pára-quedista, NIM 13193191, João Alberto Alexandre Ferreira pela forma altamente honrosa e brilhante como ao longo de 10 meses desempenhou as funções de Comandante da 22.ª Companhia de Atiradores Pára-quedistas (22.ª CAtPara), da QRF/FND/ISAF, revelando em todos os actos de serviço, excepcionais qualidades militares e evidenciando dotes e virtudes de natureza extraordinária.

Militar de excepcional craveira, determinação e bom senso, muito metódico e extremamente rigoroso, durante o aprontamento da 22.ª CAtPara, demonstrou especial aptidão técnico-profissional, conduzindo um rigoroso e intenso treino, de forma a proporcionar situações semelhantes às do Teatro de Operações do Afeganistão, relevando para matérias como o tiro, treino físico, diversos tipos de patrulhas, escoltas e regras de empenhamento, configuradas e patenteadas pelo elevado nível atingido pela sua Companhia nas diferentes tarefas lhes foram exigidas neste árduo Teatro de Operações do Afeganistão.

Durante a sua presença no Afeganistão, participou em diversas operações na região de Kabul, do Vale de Bagrami e na província Kabul, nomeadamente o reforço de segurança do Aeroporto Internacional de Kaia, a operação RING ROAD e operação FIRTINA, evidenciando vigorosa capacidade de planeamento e exemplar execução das missões.

É ainda de destacar a cooperação com forças do French Battle Group e da Task Force Zabul do Exército Afegão, onde apesar das adversidades e dificuldades encontradas patenteou as extraordinárias qualidades pessoais e profissionais que lhe eram amplamente reconhecidas, sendo de enaltecer a tenacidade e espírito de missão que alardeou mesmo nas situações mais complicadas.

De referenciar a flexibilidade de planeamento e a superior capacidade de ajustamento às contingências imponderáveis das missões que cumpriu evidenciando uma excepcional capacidade de relacionamento, facto patente na referência elogiosa do Comandante Regional Command South da ISAF.

Militar dotado de uma elevada capacidade de liderança e evidenciando grande aptidão para o comando de homens, revelou possuir a faculdade de servir nas mais variadas circunstâncias, durante toda a missão, a estar sempre pronto a actuar aonde o Comandante da ISAF achasse mais necessário, tendo todo o conjunto dos seus empenhamentos dado um contributo muito significativo à missão da ISAF e devendo ser considerados relevantes e extraordinários. Pelo atrás exposto, o Major Alexandre Ferreira prestigiou a categoria dos Oficiais e as Tropas Pára-quedistas no difícil Teatro de Operações do Afeganistão, fazendo jus a que os serviços por si prestados sejam classificados como distintos, e tendo em muito contribuído para a honra e lustre das Forças Armadas e de Portugal, em tão longínquas paragens.

Estado-Maior-General das Forças Armadas, 07 de Outubro de 2009. - O Chefe do Estado-Maior-General das Forças Armadas, Luís Vasco Valença Pinto, General.

202609012

Anexos

  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/1449173.dre.pdf .

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Clínica Internacional de Campo de Ourique
Pub

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda