Clínica Internacional de Campo de Ourique
Pub

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Louvor 1267/2009, de 4 de Novembro

Partilhar:

Sumário

Louva o coronel de infantaria Nuno Augusto Teixeira Pires da Silva

Texto do documento

Louvor 1267/2009

Louvo o coronel de infantaria NIM 06737381, Nuno Augusto Teixeira Pires da Silva, pela forma altamente meritória como desempenhou as exigentes funções de Chefe de Estado-Maior Adjunto da Divisão de Pessoal (J1 Manpower & Personnel Division Assistant Chief of Staff) durante os três anos em que prestou serviço no Allied Command Joint Lisbon (AJCL), de Janeiro de 2007 a Agosto de 2009.

Dotado de um ímpar sentido de obediência, excepcional zelo e revelando ser possuidor de elevados dotes de carácter, o coronel Pires da Silva sempre pautou a sua conduta por uma constante dedicação, espírito de sacrifício e reconhecida competência profissional, que, a par das suas relevantes qualidades e virtudes militares, em muito contribuíram para o exercício de uma acção de comando eficaz e sucesso no cumprimento da missão do AJCL.

O modo exemplar como chefiou a sua Divisão durante dois ciclos de certificação das NATO Response Force (NRF 12 e 13), onde se incluiu toda a gestão do pessoal militar e civil do AJCL, evidenciou a sua forte capacidade de liderança e em muito contribuiu para a implementação eficaz da nova estrutura operacional da NATO e do conceito Deployable Joint Staff Element (DJSE). De modo proactivo e consistente, assumiu ainda um papel crucial no processo de transição para a estrutura de tempo de paz (Peace Establishment), consubstanciado pela apresentação de propostas de Estado-Maior e uma gestão do pessoal eficazes.

Adicionalmente, o Coronel Pires da Silva distinguiu-se ainda pelo seu extraordinário desempenho como NATO Senior Military Liaison Officer junto da União Africana (UA), de Janeiro a Julho de 2008. A acção por si desenvolvida na promoção de uma privilegiada rede de contactos com actores regionais e o AJCL revelou-se crucial para a melhoria do nível de cooperação entre a NATO e a UA, tendo assim contribuído para a elaboração por parte da UA de um pedido formal de empenhamento a longo prazo da NATO em apoio às Forças de Prevenção da UA (African Stand-By Forces).

A sua irrefutável lealdade, abnegação, sentido de obediência e espírito de missão contribuíram de forma significativa para a missão deste Quartel-General e da NATO, daí resultando honra e lustre para as Forças Armadas Portuguesas, merecendo os serviços prestados pelo Coronel Pires da Silva serem considerados como relevantes, extraordinários e distintos.

24 de Setembro de 2009. - O Chefe do Estado-Maior-General das Forças Armadas, Luís Vasco Valença Pinto, general.

202518236

Anexos

  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/1444284.dre.pdf .

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Clínica Internacional de Campo de Ourique
Pub

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda