Clínica Internacional de Campo de Ourique
Pub

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Despacho (extracto) 22355/2009, de 8 de Outubro

Partilhar:

Sumário

Nomeação do licenciado Elísio Silva Maia Araújo no cargo de director de serviços, em regime de substituição

Texto do documento

Despacho (extracto) n.º 22355/2009

Por despacho de 03.08.2009, do Reitor da Universidade do Minho:

Licenciado Elísio Silva Maia Araújo - Técnico Superior, da carreira de Técnico Superior, do Mapa de Pessoal da Universidade do Minho - nomeado Director de Serviços da Biblioteca Pública de Braga, em regime de substituição, pelo prazo de 60 dias, do Mapa de Pessoal da Universidade do Minho, com efeitos a partir da data do despacho autorizador. O Curriculum Vitae do ora nomeado é publicado em anexo ao presente despacho, do qual faz parte integrante. (Isento de Fiscalização Prévia do Tribunal de Contas).

1 de Outubro de 2009. - O Director de Serviços, Luís Carlos Ferreira Fernandes.

Curriculum Vitae

Dados pessoais:

Nome: Elísio da Silva Maia Araújo

Naturalidade: S. Vicente - Braga

Habilitações académicas e profissionais: Licenciatura em Filosofia, pela Faculdade de Filosofia de Braga da Universidade Católica Portuguesa (1980); curso de Especialização em Ciências Documentais - Opção Documentação e Biblioteca, pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto (1987).

Formação complementar - Participou em várias acções de formação, seminários e colóquios nas áreas da biblioteconomia e documentação, modelos organizacionais e modernização administrativa, das quais se podem destacar: "Mini Micro CDS/ISIS leccionado por Giampaolo del Bigio, chefe da divisão de Desenvolvimento e Aplicação de Software da UNESCO; "Tratamento Documental de Material Não Livro"; "Processamento de Documentos Icónicos, Sonoros e Audiovisuais em Sistemas Documentais"; "Informatização de Bibliotecas: Demonstração de Suporte Lógico (Software)" promovido pela Fundação para o Desenvolvimento dos Meios Nacionais de Cálculo Científico - FCCN; "As Universidades e os Novos Serviços de Informação Electrónica em Rede"; "Bibliotecas Universitárias em Consórcio"; "Os Deficientes Visuais e a Leitura"; "A Gestão das Universidades Públicas Portuguesas"; "Gestão por Objectivos na Administração Pública", promovido pelo Instituto de Gestão da Administração Pública (IGAP); "Encontro Luso Galaico de Bibliotecas Públicas"; "Seminário de Alta Direcção" realizado pelo Instituto Nacional de Administração (INA); "Liderança e Técnicas de Chefia"; "O Novo SIADAP-Mudanças e Implicações para os Serviços da Administração Pública"; "Os Regimes de Vinculação, Carreiras e Remunerações dos Trabalhadores que exercem Funções Públicas"; "Gestão Estratégica e Gestão por Objectivos".

Experiência profissional - Em 1976 inicia a actividade como docente do ensino particular (até 1978) E do ensino oficial (até 1983). Em 1983 ingressa na Universidade do Minho onde exerce funções de Técnico Superior de biblioteca e documentação; colabora com o director na gestão dos Serviços de Documentação, substituindo-o funcionalmente na sua ausência; é responsável pelo serviço de Análise Documental; como responsável pelo serviço de Aquisições Bibliográficas procede à reestruturação daquele serviço; colabora activamente no processo de Informatização: fez equipa com especialistas em Informática da Universidade do Minho tendo em vista o desenvolvimento de dois suportes Informáticos de Gestão de Bibliotecas, "Aquisições" e "Periódicos" (para gestão informatizada do Serviço de Publicações Periódicas); coordena o Serviço de Catalogação e Base de Dados Bibliográficos; representa os Serviços de Documentação da Universidade do Minho em iniciativas da especialidade dentro e fora da Universidade, em matérias relacionadas com a catalogação, bases de dados bibliográficos e análise documental, neste contexto integrou a equipa de trabalho que elaborou a proposta de "Thesaurus de Educação" no âmbito do projecto CLIP (Compatibilização de Linguagens de Indexação em Português) Coordenado pela Biblioteca Nacional; integrou várias delegações, dentro e fora do País, para analisar sistemas de gestão integrada de Bibliotecas e fez parte da Comissão de análise do Concurso Público Internacional para o fornecimento e instalação de um sistema de gestão integrada de bibliotecas para a Universidade do Minho.

Desde 1997 que exerce, em comissão de serviço, o cargo de chefe de divisão de biblioteconomia do quadro. Esta divisão integra os sectores de selecção documental, catalogação, análise documental, fundos documentais e leitura e empréstimo.

Em 2002, por despacho do Reitor da Universidade do Minho assume a coordenação das actividades de instalação do Instituto de Leitura Pública de Braga, mais tarde designada Biblioteca Lúcio Craveiro da Silva. No exercício das suas competências: foi presidente dos diversos júris constituídos para a aquisição de mobiliário e equipamento tendo sido responsável pelo desenvolvimento de todos os procedimentos administrativos relativos aos respectivos processos de abertura dos concursos públicos, de selecção, adjudicação e aquisição destes equipamentos; reformulou cadernos de encargos relativos a mobiliário e equipamentos; elaborou os cadernos de encargos para aquisição dos equipamentos informáticos, audiovisuais e sistema anti-furto de publicações; redefiniu a implantação do mobiliário nas diversas salas e supervisionou a montagem de todo o mobiliário e equipamento. Conjuntamente com o director da Biblioteca Pública de Braga concebeu e planificou o processo de transferência das cerca de 180 000 monografias que transitaram daquela biblioteca para a biblioteca Lúcio Craveiro da Silva. Em 6 de Janeiro de 2005, por decisão unânime do Conselho Directivo, é nomeado Director da Biblioteca Lúcio Craveiro da Silva. Em 2006, por despacho do reitor da Universidade do Minho, após o respectivo processo de concurso, é nomeado, em comissão de serviço, Chefe de Divisão de Publicações Periódicas e Fundos Especiais, do quadro.

Em 2007 constituiu e coordenou a equipa que procedeu ao tratamento técnico do fundo documental e organizou a biblioteca Avelino de Jesus Costa.

Outras experiências profissionais - Desde 1988 que lecciona em diversos cursos de preparação de técnicos profissionais de biblioteca e documentação, realizados pela Associação Portuguesa de Bibliotecários, Arquivistas e Documentalistas; realizou acções de formação no âmbito da constituição e organização de bibliotecas escolares; leccionou disciplinas relacionadas com o tratamento técnico documental em cursos de preparação de responsáveis de bibliotecas escolares, destinados aos professores do 2.º e 3.º ciclos do ensino básico e do ensino secundário, organizadas pelo Instituto de Estudos da Criança da Universidade do Minho.

Leccionou na Faculdade de Filosofia de Braga - Universidade Católica Portuguesa: de 2002 a 2006 no curso de Pós-Graduação em Ciências Documentais e de 2006 a 2009, na licenciatura em Ciências da Informação e da Documentação.

202382772

Anexos

  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/1437409.dre.pdf .

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Clínica Internacional de Campo de Ourique
Pub

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda