O Mestrado em "Biologia" da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra corresponde ao 2.º ciclo de estudos registado na DGES com o número R/B-CR 74/2007, com a estrutura curricular e plano de estudos constantes no Despacho 8915/2007 publicado no Diário da República, 2.ª série, n.º 94, de 16 de Maio.
De acordo com a presente proposta o Mestrado em "Biologia" sofre as seguintes alterações, comunicadas à Direcção-Geral do Ensino Superior em 29 de Julho de 2009:
Alteração das Unidades Curriculares do Mestrado em Biologia
A unidade curricular "Regulação Celular" (obrigatória 1.º semestre) Sofre alteração do conteúdo programático e das metodologias de ensino passando a ser uma nova disciplina apenas oferecida aos alunos que frequentam o Mestrado em Biologia; A disciplina será leccionada pelos Profs. Doutores Carlos B. Duarte, Ana Luísa Carvalho e por um terceiro docente a designar que ficará responsável pelas aulas práticas e teórico-práticas. Todos os docentes pertencem ao Departamento de Zoologia.
São introduzidas três novas unidades curriculares opcionais:
Opcional 1.º semestre: Iniciação à investigação e à escrita científica (Prof. Doutor Manuel Augusto Graça do Departamento de Zoologia);
Opcional 2.º semestre: Ciclos Biogeoquímicos e Avaliação de Zonas Húmidas (Prof. Doutor Miguel Pardal do Departamento de Zoologial);
Opcional 2.º semestre: Toxicologia Vegetal (Prof. Doutor António Xavier Pereira Coutinho do Departamento de Botânica).
Assim, os Anexos I (Estrutura curricular) e II (Plano de estudos) do registo de adequação do 2.º ciclo de estudos conducente ao grau de mestre em "Biologia" passam a ter a redacção constante dos anexos seguintes.
17 de Setembro de 2009. - O Vice-Reitor, António Gomes Martins.
ANEXOS
I - Estrutura curricular
1 - Estabelecimento de ensino: Universidade de Coimbra.
2 - Unidade orgânica (faculdade, escola, instituto, etc.): Mestrado em Biologia.
3 - Curso: mestre.
4 - Grau ou diploma: Biologia.
5 - Área científica predominante do curso: Biologia.
6 - Número de créditos, segundo o sistema europeu de transferência de créditos, necessário à obtenção do grau ou diploma: 120.
7 - Duração normal do curso: quatro semestres.
8 - Opções, ramos, ou outras formas de organização de percursos alternativos em que o curso se estruture (se aplicável).
9 - Áreas científicas e créditos que devem ser reunidos para a obtenção do grau ou diploma:
QUADRO N.º B.2.1.
Áreas científicas e créditos que devem ser reunidos para a obtenção do grau de mestre:
Biologia
(ver documento original)
II - Plano de estudos
Universidade de Coimbra
Faculdade de Ciências e Tecnologia
Mestrado em Biologia
Área científica: Biologia
QUADRO N.º B.3.1
1.º ano/1.º semestre
(ver documento original)
QUADRO N.º B.3.1 (cont.)
1.º ano/2.º semestre
(ver documento original)
QUADRO N.º B.4 (cont.)
2.º ano/1.º semestre
(ver documento original)
QUADRO N.º B.5 (cont.)
2.º ano/2.º semestre
(ver documento original)
202364409