A partir do dia 27 de Agosto de tarde este serviço será suspenso durante um periodo indeterminado que se espera curto. Lamento qualquer inconveniente que isto possa causar.

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Aviso DD2470, de 20 de Abril

Partilhar:

Sumário

Fixa as taxas de juros a cobrar pelas instituições de crédito nas operações activas para crédito de campanha, expressamente indicadas pelo Banco de Portugal ou pelo IFADAP.

Texto do documento

Aviso

A experiência colhida ao longo de alguns anos de funcionamento do esquema de apoio creditício aos sectores da agricultura, da silvicultura, da pecuária e das pescas evidencia a conveniência de se proceder a alguns ajustamentos, com vista a melhorar a sua eficiência como estimulador do desenvolvimento destas actividades económicas.

Assim, procura-se desencorajar o endividamento a curto prazo, em particular quando ligado ao apoio a actividades menos prioritárias numa perspectiva de reconversão da agricultura portuguesa, estimulando ao mesmo tempo os novos investimentos produtivos para o que se reduz de 2 pontos a bonificação no crédito a curto prazo e se aumenta no mesmo valor a bonificação ao crédito a médio e longo prazo.

Privilegia-se desta forma o apoio ao investimento, aumentando-se a parte respectiva no montante global dos incentivos concedidos, com o que se conseguirá um maior estímulo à adopção de inovações tecnológicas tendentes a melhores produtividades e a aumentos de produção - contrapartidas para os pesados encargos que vêm sendo suportados para apoiar a agricultura, a pecuária e as pescas, cujo desenvolvimento o Governo considera prioritário.

Assim:

O Banco de Portugal, sob a superior orientação do Ministro de Estado e das Finanças e do Plano, e no uso da competência que lhe é atribuída pelos artigos 16.º e 26.º da sua Lei Orgânica e em regulamentação do estatuído no artigo 28.º, alínea b), dessa mesma Lei Orgânica, determina:

1.º Nas operações de crédito de campanha, transformação, armazenagem e tesouraria expressamente indicadas pelo Banco de Portugal ou pelo IFADAP, realizadas a favor de entidades cuja actividade económica principal respeite aos sectores da agricultura, silvicultura, pecuária e pesca, associada ou não à transformação dos produtos, as instituições de crédito não poderão cobrar juros a taxas superiores às estabelecidas para as operações activas deduzidas de uma taxa de bonificação compreendida entre 2,5% e 5,5%.

2.º Nas operações de financiamento de novos investimentos expressamente indicadas pelo Banco de Portugal ou pelo IFADAP, realizadas a favor de entidades cuja actividade económica principal respeite aos sectores da agricultura, silvicultura, pecuária e pesca, as instituições de crédito não poderão cobrar juros a taxas superiores às estabelecidas para as operações activas deduzidas de uma taxa de bonificação compreendida entre 12,5% e 3,5%.

3.º O Banco de Portugal ou o IFADAP estabelecerão por circular, que divulgarão através do sistema bancário, as taxas de bonificação de que beneficiem as operações de financiamento nos termos do presente aviso se e na mesma medida em que obedeçam aos critérios definidos na mesma circular.

4.º O disposto na presente determinação do Banco de Portugal será aplicado às operações de crédito efectuadas a partir de 20 de Abril de 1982 ou, quando se trate de operações anteriores, a partir do primeiro período, inclusive, da contagem de juro subsequente à mesma data.

5.º Ficam revogados os n.os 1.º e 2.º do Aviso 5, de 6 de Maio de 1978, publicado no Diário da República, 1.ª série, da mesma data, com a redacção que lhes havia sido dada pelo aviso de 7 de Outubro de 1980, publicado no Diário da República, 1.ª série, de 23 de Outubro de 1980, e, bem assim, os n.os 1 e 2 do n.º 1.º do aviso de 29 de Fevereiro de 1980, publicado no Diário da República, 1.ª série, de 15 de Março de 1980.

Ministério das Finanças e do Plano, 19 de Abril de 1982. - O Ministro de Estado e das Finanças e do Plano, João Maurício Fernandes Salgueiro.

Anexos

  • Texto integral do documento: https://dre.tretas.org/pdfs/1982/04/20/plain-143113.pdf ;
  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/143113.dre.pdf .

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda