Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Despacho 15969/2009, de 13 de Julho

Partilhar:

Sumário

Autoriza a nomeação definitiva, na categoria de professor associado com agregação, do Prof. Doutor Armando Manuel de Barros Serra Marques Guedes

Texto do documento

Despacho 15969/2009

Por despacho de 9 de Dezembro de 2008 do Senhor Reitor da Universidade Nova de Lisboa:

Professor Doutor Armando Manuel de Barros Serra Marques Guedes - Foi autorizada a nomeação definitiva, na categoria de professor associado com agregação, com efeitos a partir de 15 de Setembro de 2008 (Isento de fiscalização prévia do Tribunal de Contas).

Parecer aprovado pelo conselho científico em 29 de Outubro de 2008.

Parecer sobre o relatório curricular do Prof. Doutor Armando Marques Guedes, para efeitos de nomeação definitiva no lugar de Professor Associado da Faculdade de Direito da Universidade Nova de Lisboa.

O Prof. Doutor Armando Marques Guedes foi provido por concurso público no lugar de Professor Associado da Faculdade de Direito da Universidade Nova de Lisboa, em 15.9.2003. Nestes termos está cumprido o prazo legal para a sua nomeação a título definitivo, desde que se mostrem verificadas as condições exigidas por lei, nomeadamente as relativas à qualidade do seu desempenho neste cargo.

O presente parecer foi elaborado com base no relatório apresentado pelo referido Professor.

Do relatório apresentado verifica-se facilmente que o Prof. Marques Guedes cumpriu muito generosamente os requisitos das funções para que foi nomeado em 2005, quer nos aspectos lectivos (regência de cadeiras de Licenciatura, de Mestrado e de cursos de pós-graduação), nos domínios da sua especialidade (Antropologia), com extensões para as áreas de Direitos Africanos, de Relações Internacionais e de Ciência Política. No âmbito do Instituto Diplomático do Ministério dos Negócios Estrangeiros, do Instituto de Defesa Nacional e do Instituto de Ciências Policiais e Segurança Interna desempenhou ainda funções da mesma natureza que, embora desenvolvidas em instituição diversa, complementam e enriquecem o seu perfil de docente. Orientou ou orienta seis dissertações de doutoramento e duas de Mestrado, sendo supervisor de estudos de pós-doutoramento de um investigador.

No plano da investigação científica, coordena dois projectos de investigação, um deles classificado de "Excelente" pela FCT, sendo membro de equipas de investigação ou colaborador em mais 4 projectos. Participou ainda em júris de provas de agregação (1), doutoramento (5) e Mestrado (5). Desde 2003, participou, com comunicação, em 199 colóquios, conferências ou actividades similares, o que representa uma média de 40 por ano. Mesmo se considerarmos que a sua participação num tão elevado número de eventos, possa ter tido uma dimensão de inovação académica menos pronunciada, sendo mais vinculada às funções oficiais desenvolvidas do Ministério dos Negócios Estrangeiros, o certo é que o conjunto constitui uma impressionante demonstração de capacidade de intervenção, sobre uma gama de temas muito diferenciada. A isto acrescenta-se a publicação de 7 livros (mais 2 em co-autoria e mais 3 como organizador) e de 12 artigos (mais 5 em co-autoria), bem como a direcção de revistas e a prefaciação de livros de outrem.

No plano do desempenho de outras funções académicas, salienta-se a pertença a órgãos da Escola e a animação de um "Espaço público" de discussão de problemas actuais, dirigido aos estudantes, e que tem tido uma notável regularidade, mesmo quando o Colega desempenhou funções fora da Faculdade.

Nestes termos, consideramos que a sua nomeação definitiva se justifica plenamente, felicitando-o ainda pela elevada produtividade demonstrada.

27 de Outubro de 2008. - O Investigador-Coordenador do Instituto de Ciências Sociais, Manuel Villaverde Cabral. - O Professor Catedrático da FD-UNL, António Manuel Hespanha.

Visto este parecer, o conselho científico da Faculdade de Direito da UNL, adopta-o como seu, por concordar com os seus termos.

29 de Outubro de 2008. - O Presidente do CC, António Manuel Hespanha.

6 de Julho de 2009. - A Administradora, Teresa Margarida Pires.

202005684

Anexos

  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/1418402.dre.pdf .

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda