Clínica Internacional de Campo de Ourique
Pub

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Despacho Normativo 26/2001, de 30 de Maio

Partilhar:

Sumário

Aprova o Regulamento de Apoio à Edição.

Texto do documento

Despacho Normativo 26/2001
É aprovado pela primeira vez um regulamento para apoio à edição, com o objectivo de facultar e de clarificar o acesso de particulares, de instituições particulares ou empresas privadas aos apoios do Centro Português de Fotografia, organismo do Ministério da Cultura, nomeadamente para apoiar iniciativas editoriais relacionadas com a fotografia em suporte tradicional e ou novas tecnologias e para celebrar acordos com editoras nacionais e ou estrangeiras para divulgação da fotografia nacional e da teoria e história da fotografia.

A aprovação deste despacho normativo - que se procurou adequar às formas de intervenção existentes a nível de edição sobre fotografia - reflecte o reconhecimento da actividade desenvolvida por vários agentes, bem como a sua capacidade de gerar projectos de investigação e de promover a inovação e a integração em redes e circuitos internacionais.

Contempla-se a modalidade de apoio a particulares ou a entidades que prossigam ou não fins lucrativos que, pelas actividades desenvolvidas, sejam consideradas parceiros estratégicos da acção do Ministério da Cultura e do Centro Português de Fotografia; valoriza-se e tenta-se estimular, por outro lado, a actividade futura, nomeadamente no que toca a apoios a novos autores e a primeiras obras.

Por fim, procura-se incentivar a iniciativa dos agentes privados entre si e com o Centro Português de Fotografia no desenvolvimento do tecido profissional que deve sustentar a actividade editorial no campo da fotografia.

Assim, nos termos da alínea c) do artigo 199.º da Constituição e ao abrigo do n.º 2 do artigo 4.º do Decreto-Lei 160/97, de 25 de Junho:

1 - É aprovado o Regulamento de Apoio à Edição, em anexo ao presente despacho normativo, que dele faz parte integrante.

2 - O presente despacho normativo entra em vigor no dia da sua publicação.
Ministério da Cultura, 2 de Maio de 2001. - O Ministro da Cultura, José Estêvão Cangarato Sasportes.


ANEXO
REGULAMENTO DE APOIO À EDIÇÃO
CAPÍTULO I
Disposições gerais
Artigo 1.º
Objecto
O presente Regulamento tem como finalidade estabelecer as bases normativas para o apoio do Ministério da Cultura, através do Centro Português de Fotografia (CPF), à edição de iniciativa não governamental.

Artigo 2.º
Objectivos
O programa do apoio referido no artigo anterior tem por objectivos:
a) Apoiar iniciativas editoriais relacionadas com a fotografia em suporte tradicional e ou novas tecnologias;

b) Celebrar acordos com editoras nacionais e ou estrangeiras para divulgação da fotografia nacional e da teoria e história da fotografia.

Artigo 3.º
Entidades beneficiárias
São entidades beneficiárias do Programa de Apoio à Edição, adiante designado por Programa, as pessoas singulares e colectivas de direito privado, com ou sem fins lucrativos.

Artigo 4.º
Modalidades de apoio
Para efeitos do artigo anterior e nos termos do presente Regulamento, o apoio do CPF assume a modalidade de apoio a projectos de edição, de carácter individual ou colectivo, traduzida na aquisição de um determinado número de exemplares ou, em alternativa, na atribuição de um apoio financeiro a fundo perdido, de percentagem que não poderá exercer 50% do custo total da edição.

Artigo 5.º
Condições de acesso
1 - As entidades beneficiárias, para poderem aceder aos apoios previstos no Programa, devem demonstrar, através da apresentação dos documentos identificados no artigo 9.º, que preenchem os seguintes requisitos:

a) Capacidade técnica para a realização da actividade ou do projecto candidato;

b) Capacidade financeira para a realização da actividade ou do projecto candidato, através de recursos próprios e alheios que estejam em condições de assegurar;

c) Assegurar a respectiva contrapartida de financiamento da actividade do projecto, ou dispondo de inscrição orçamental dessa contrapartida, ou, no caso de particulares, assumir, através de termo de responsabilidade, essa contrapartida;

d) Não ter dívidas à Fazenda Nacional e à segurança social.
2 - Os projectos candidatos aos apoios previstos no Programa têm de satisfazer as seguintes condições de acesso:

a) Enquadrar-se no âmbito e objectivos do Programa;
b) Cumprir os requisitos administrativos relativos ao processo de candidatura, designadamente o preenchimento do formulário e a apresentação dos documentos exigidos pelo artigo 9.º dentro do prazo estabelecido;

c) Ter execução técnica e financeira até ao final do ano civil da respectiva candidatura, a confirmar posteriormente pelo relatório final de execução do projecto.

CAPÍTULO II
Candidaturas de selecção
Artigo 6.º
Prazo de candidatura
Será aberto anualmente um concurso para concessão de apoio à edição, cujo prazo de candidatura é de 20 dias úteis a contar da data de publicitação do aviso de abertura do concurso.

Artigo 7.º
Publicidade do concurso
1 - Compete ao CPF promover o anúncio do concurso mediante aviso afixado na sua sede e nas instalações provisórias do arquivo de fotografia de Lisboa e publicado, simultaneamente, em dois jornais de expansão nacional.

2 - Do aviso de abertura do concurso constará obrigatoriamente:
a) O montante global financeiro a conceder;
b) O número máximo de actividades e ou projectos a apoiar;
c) A composição do júri;
d) A menção de que se encontra disponível na sede do CPF a acta da primeira reunião do júri, da qual constam a concretização dos critérios constantes no artigo 12.º e o modo de avaliação das candidaturas.

Artigo 8.º
Formalização
1 - A formalização das candidaturas é feita mediante preenchimento de um formulário entregue pelo CPF, ao qual obrigatoriamente se juntarão todos os elementos e documentos identificados no artigo 9.º, entregues em duplicado.

2 - A entrega das candidaturas efectua-se nas instalações do CPF sitas na Rua de António Cardoso, 175, 4150-081 Porto.

3 - A recepção das candidaturas, constituídas pelo processo completo, processar-se-á até às 17 horas da data limite para a sua formalização, pelos concorrentes ou seus representantes, contra a apresentação de recibo.

4 - O envio de candidaturas pelo correio, sob registo e com aviso de recepção, deve garantir o seu recebimento dentro do prazo limite, não podendo apresentar-se qualquer reclamação no caso de entrada de propostas depois de terminado o respectivo prazo.

Artigo 9.º
Documentos que acompanham as candidaturas
1 - Os concorrentes deverão anexar ao formulário de candidatura os seguintes documentos a fim de comprovarem os respectivos requisitos de acesso:

a) Declaração na qual o candidato particular, enquanto pessoa singular, indica o seu nome, número fiscal de contribuinte, número do bilhete de identidade, profissão, residência, ou, no caso de instituição, a designação, número de pessoa colectiva, número de identificação fiscal, sede e identificação dos responsáveis pela instituição;

b) Declaração na qual o candidato particular ou instituição assume a responsabilidade pela realização financeira da actividade ou do projecto do candidato e indica as fontes de financiamento previstas;

c) Documento comprovativo de se encontrar regularizada a sua situação relativamente às contribuições para a segurança social em Portugal, ou no Estado de que é nacional, ou onde se encontra estabelecido;

d) Documento comprovativo de ter a situação contributiva com a Fazenda Nacional regularizada;

e) Relatório de actividades do ano anterior;
f) Cópia das declarações fiscais de rendimentos do ano anterior;
g) Memória descritiva do respectivo projecto;
h) Cronograma físico e financeiro da realização da actividade ou do projecto a realizar.

2 - Os concorrentes devem ainda enviar documentos que demonstrem a capacidade técnica, nomeadamente currículo da instituição e currículo individual dos membros da equipa, e especificar o tipo de apoio pretendido de acordo com o artigo 4.º e a contrapartida proposta.

3 - Os concorrentes devem ainda especificar os seguintes elementos:
a) Identificação da obra proposta, com a especificação do nome e currículo do autor e do tradutor, quando haja, título da obra a editar, breve resumo do seu conteúdo, texto completo da obra a editar e da data de publicação;

b) Características da edição, com indicação de ser 1.ª edição ou uma reedição, ser ou não um texto integral, aparato crítico - prefácio, posfácio, notas, índice, actualização de bibliografia e respectivos autores -, edição isolada ou integrada em colecção;

c) Características técnicas - tiragem, formato, número de páginas de texto, número de imagens, ilustrações, tipo de acabamento e tipo de capa;

d) Plano de promoção e difusão e referência a outras entidades apoiantes;
e) Identificação das contrapartidas dadas, o que implica identificação do número de exemplares a entregar ao CPF, independentemente do tipo de apoio concedido.

4 - Os documentos referidos no número anterior são obrigatoriamente redigidos em língua portuguesa, devendo, quando redigidos em língua estrangeira, o concorrente fazê-los acompanhar de tradução devidamente legalizada, ou em relação à qual aceita a sua prevalência, para todos os efeitos, sobre os respectivos originais.

Artigo 10.º
Processo de apreciação
1 - A apreciação das candidaturas inclui a análise formal das candidaturas e documentos anexos e a análise substancial da entidade e do projecto.

2 - Somente as candidaturas apresentadas dentro dos prazos estabelecidos no presente Regulamento que integrem todos os documentos exigidos no artigo 9.º serão objecto de apreciação substancial.

3 - Compete ao Departamento de Comunicação e Formação do CPF fazer a análise formal e substancial das candidaturas, podendo solicitar aos responsáveis da instituição, ou aos particulares, a entrega de documentos em falta e de elementos adicionais que julguem necessários à apreciação de cada candidatura, os quais deverão ser entregues no prazo máximo de cinco dias úteis.

4 - O Departamento de Comunicação e Formação do CPF emite, no prazo de 20 dias úteis após a recepção das candidaturas, um parecer sobre a apreciação das candidaturas que submete ao júri.

Artigo 11.º
Processo de decisão
1 - A avaliação e decisão dos projectos de candidatura é da responsabilidade de um júri constituído pelo director do CPF, por um representante do Instituto Português do Livro e das Bibliotecas e por um representante do conselho consultivo do CPF, a designar por despacho do Ministro da Cultura.

2 - Sempre que necessário serão solicitados pareceres técnicos a outros organismos ou a personalidades consideradas adequadas.

3 - A comissão delibera no prazo de 60 dias úteis a contar da data de apresentação da candidatura, ou após a data de entrega de todos os elementos e pareceres, caso sejam posteriormente solicitados, devendo fundamentar as aprovações e rejeições.

4 - A deliberação referida no número anterior será submetida a homologação do Ministro da Cultura no prazo de cinco dias úteis.

Artigo 12.º
Critérios de selecção
1 - A apreciação das candidaturas assentará sempre na análise de um projecto proposto pela instituição ou instituições promotoras, ou por particulares.

2 - O projecto poderá integrar a actividade regular das instituições ou dos particulares ou iniciativas pontuais de carácter individual ou colectivo.

3 - A selecção das candidaturas far-se-á de acordo com a avaliação da continuidade, âmbito e comprovada qualidade das actividades desenvolvidas pela instituição ou pelo particular e a avaliação do interesse e qualidade do projecto.

4 - Para os efeitos da avaliação da instituição ou do particular, serão tidos em conta os seguintes aspectos:

a) Idoneidade e experiência técnica da instituição ou do particular, avaliada através do:

i) Currículo da instituição, com indicação expressa da sua natureza, área especial de intervenção, experiência na actividade e projecto a que se candidata;

ii) Currículo individual dos membros da equipa técnica responsável;
b) Cumprimento de anteriores programas de apoio com o CPF.
5 - Para efeitos da avaliação do projecto, serão tidos em conta:
a) O enquadramento da actividade ou iniciativas propostas no âmbito e objectivos do Programa;

b) As garantias de qualidade do produto final nas suas várias vertentes;
c) A execução técnica e financeira no período de um ano após a data da candidatura;

d) A metodologia de trabalho proposta;
e) A articulação com outras acções, iniciativas ou agentes culturais;
f) A diversidade de públicos alvo e perspectivas de divulgação nacional e internacional;

g) A adequada orçamentação do projecto e diversificação de fontes de apoio financeiro e logístico do mesmo;

h) A inserção dos projectos em contextos particularmente carenciados em matéria de oferta artística, técnica ou de formação;

i) O carácter inovador do projecto;
j) A continuidade de projectos plurianuais;
k) A relevância global;
l) A contrapartida proposta.
CAPÍTULO III
Execução dos projectos
Artigo 13.º
Atrasos na execução do projecto
1 - Será anulada a aprovação da candidatura de qualquer projecto cujo início de realização não se tiver verificado dentro de um período de seis meses após a data da respectiva aprovação, ou cujos objectivos e resultados esperados, medidos pelos indicadores de controlo definidos na candidatura, não forem, sem justificação, cumpridos até ao final do período de vigência do contrato.

2 - A anulação mencionada no número anterior não impede que uma nova candidatura seja apresentada posteriormente pela entidade ou pelo particular, após justificação fundamentada.

Artigo 14.º
Alteração do projecto
O CPF deve ser informado, por escrito, de qualquer alteração ao projecto apresentado, sendo a mesma considerada aceite se decorrido o prazo de 15 dias úteis não tiver havido resposta por parte deste organismo.

Artigo 15.º
Pagamentos
1 - A entidade pagadora é o CPF, sendo os pagamentos efectuados, após homologação da candidatura, da seguinte forma:

a) 40% após decisão de atribuir o apoio;
b) 40% com o início do projecto;
c) 20% na conclusão do projecto, mediante apresentação dos comprovativos das despesas realizadas e do relatório final de execução do projecto.

2 - O pagamento ao beneficiário deve ser efectuado no prazo máximo de 60 dias úteis a contar das datas referidas no número anterior, desde que o pedido seja considerado válido e o saldo existente na entidade pagadora o permita.

Artigo 16.º
Despesas não elegíveis
Não se consideram elegíveis, para efeitos do Programa, as despesas:
a) Insuficiente ou incorrectamente documentadas;
b) Cujos documentos não refiram concretamente a sua afectação ao projecto ou actividade apoiada;

c) Correntes das instituições ou particulares cuja afectação ao projecto não se verifique ou com ele não tenham conexão declarada no próprio documento.

Artigo 17.º
Publicidade
Qualquer actividade ou projecto apoiado deve publicitar o Ministério da Cultura/CPF como entidade financiadora.

Artigo 18.º
Acompanhamento, fiscalização e controlo
1 - Compete ao Departamento de Formação e Comunicação do CPF o acompanhamento da execução física do projecto, bem como a sua fiscalização e controlo, nas suas componentes material, financeira e contabilística, incluindo a sua verificação documental e material, podendo para tal ser pedida a colaboração dos serviços administrativos.

2 - Compete ao Departamento de Formação e Comunicação do CPF elaborar relatórios de execução semestrais e anuais, que sujeitará à apreciação da direcção do CPF.

Artigo 19.º
Inexecução do projecto
A aplicação do financiamento total ou parcialmente atribuído pelo CPF em acções diferentes daquelas para as quais foi concedido e o não cumprimento das obrigações estabelecidas neste Regulamento implicam a reposição, por parte da entidade apoiada, dos pagamentos até à data efectuados.

Anexos

  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/141554.dre.pdf .

Ligações deste documento

Este documento liga ao seguinte documento (apenas ligações para documentos da Serie I do DR):

  • Tem documento Em vigor 1997-06-25 - Decreto-Lei 160/97 - Ministério da Cultura

    Aprova a lei orgânica do Centro Português de Fotografia (CPF) do Ministério da Cultura, pessoa colectiva de direito público, dotada de autonomia administrativa e património próprio. Define as atribuições, órgãos e serviços do CPF e aprova o quadro de pessoal dirigente, publicado em anexo.

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Clínica Internacional de Campo de Ourique
Pub

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda