A partir do dia 28 de Agosto pela manhã este serviço será suspenso durante um periodo indeterminado mas que se espera seja curto. Lamento qualquer inconveniente que isto possa causar.

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Decreto-lei 222/85, de 3 de Julho

Partilhar:

Sumário

Introduz alterações ao Decreto-Lei n.º 354-A/74, de 14 de Agosto, que aprovou novas disposições relativas ao regime de caça.

Texto do documento

Decreto-Lei 222/85
de 3 de Julho
Considerando que não se justifica, actualmente, manter a proibição da caça do corço, sendo aconselhável submetê-lo ao mesmo regime venatório dos gamos, veados e javalis, e, de igual modo, tornando-se necessário autorizar a caça do saca-rabos, cuja densidade e expansão geográfica tem aumentado consideravelmente nos últimos anos:

O Governo decreta, nos termos da alínea a) do n.º 1 do artigo 201.º da Constituição, o seguinte:

Artigo único. O artigo 39.º e a epígrafe que o antecede, o artigo 40.º e a epígrafe que o antecede, o artigo 41.º e o n.º 1 do artigo 73.º do Decreto-Lei 354-A/74, de 14 de Agosto, passam a ter a seguinte redacção:

Gamos, veados, corços e javalis
Art. 39.º A caça aos gamos, veados, corços e javalis só é permitida em períodos e condições a definir pelo Secretário de Estado da Produção Agrícola.

Raposos, lobos e saca-rabos
Art. 40.º É permitida a caça às raposas, lobos e saca-rabos desde o primeiro domingo de Outubro até ao último de Fevereiro.

Art. 41.º A partir do último domingo de Dezembro, a caça das espécies referidas no artigo anterior só é permitida pelo processo de batida, mediante autorização da Direcção-Geral das Florestas, que fixará as condições em que poderá ser exercida.

Art. 73.º - 1 - A caça «à espera» só é permitida para as seguintes espécies: rolas, patos, galeirões, galinhas-d'água, pombos bravos, abibes, tarambolas, tordos, estorninhos, coelhos, raposas, lobos, saca-rabos, ginetos, furões bravos, doninhas e texugos.

Visto e aprovado em Conselho de Ministros de 28 de Maio de 1985. - Mário Soares - Rui Manuel Parente Chancerelle de Machete - Álvaro Roque de Pinho Bissaia Barreto.

Promulgado em 18 de Junho de 1985.
Publique-se.
O Presidente da República, ANTÓNIO RAMALHO EANES.
Referendado em 20 de Junho de 1985.
O Primeiro-Ministro, Mário Soares.

Anexos

  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/14141.dre.pdf .

Ligações deste documento

Este documento liga ao seguinte documento (apenas ligações para documentos da Serie I do DR):

Ligações para este documento

Este documento é referido no seguinte documento (apenas ligações a partir de documentos da Série I do DR):

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda