Louvo o coronel piloto aviador, NIP 035869-L, Manuel Fernando Rafael Martins, pelo elevado grau de profissionalismo, grande dedicação e relevantes conhecimentos com que pautou o seu desempenho como director do curso de promoção a oficial superior - Força Aérea, entre 4 de Setembro de 2006 e 15 de Setembro de 2008, no Instituto de Estudos Superiores Militares (IESM).
Responsável pelas actividades dos cursos de promoção a oficial superior - Força Aérea (CPOS-FA) durante os anos lectivos de 2006-2007 e 2007-2008, o coronel Rafael Martins cedo se afirmou como um militar dedicadíssimo, douto e justo, patenteando um trabalho sério, rigoroso e persistente, o que lhe angariou prestígio, respeito e sólida confiança por parte dos seus superiores hierárquicos, pares e oficiais alunos.
Oficial dotado de uma sólida formação humana, militar e técnica, o coronel Rafael Martins demonstrou, em todas as circunstâncias, uma invulgar competência e grande capacidade de trabalho na execução das inúmeras e complexas tarefas inerentes ao desempenho das suas exigentes funções.
Do vasto leque de actividades sob sua responsabilidade salientam-se, pela sua importância, a supervisão do desenvolvimento do CPOS-FA, a elaboração dos projectos dos planos de estudos e a elaboração das propostas de actualização dos regimes e metodologias de avaliação, relativos àquele curso.
Líder natural, assertivo, mas muito sensato e de relacionamento fácil, o coronel Rafael Martins demonstrou possuir, desde o primeiro momento, ímpares qualidades de docência que se mostraram fundamentais para cativar o interesse e lograr o respeito dos oficiais alunos, alcançando pleno sucesso nos dois cursos sob sua responsabilidade.
Nunca negando o seu esforço para corresponder às diversas solicitações do serviço, foram frequentes as vezes que, para além do normal cumprimento das suas funções, dedicou os seus tempos livres para cooperar de forma mais estreita com a direcção, com os docentes e discentes.
Factor de coesão entre aqueles que consigo desenvolveram a sua actividade no IESM, o coronel Rafael Martins contagiou quem com ele conviveu, pelo seu empenho, jovialidade e enorme entusiasmo, concorrendo decisivamente, para um profícuo e salutar ambiente de trabalho.
Frontal, mas sem nunca pôr em causa a ética e a disciplina militar, sempre que solicitado para tal, o coronel Rafael Martins foi propondo à direcção as soluções para as variadas e complexas questões que, no seu entendimento, melhor serviriam os objectivos definidos, tendo, da sua postura e actuação resultado honra e lustre para o Instituto de Estudos Superiores Militares e para as Forças Armadas.
Atento quanto precede, é o coronel Rafael Martins digno de publicamente ser apontado como um oficial que muito prestigia as Forças Armadas, tendo, ao seu nível de intervenção e como resultado da sua acção, contribuído significativamente para a eficiência, prestígio e cumprimento da missão do Instituto de Estudos Superiores Militares e do Ministério da Defesa Nacional.
Assim, pela competência que me é conferida pelo n.º 3 do artigo 34.º do Regulamento da Medalha Militar e das Medalhas Comemorativas das Forças Armadas, aprovado pelo Decreto-Lei 316/2002, de 27 de Dezembro, atento o disposto no artigo 25.º e na alínea a) do n.º 1 do artigo 27.º do mesmo Regulamento, concedo a medalha da defesa nacional de 1.ª classe ao coronel piloto aviador, NIP 035869-L, Manuel Fernando Rafael Martins.
5 de Junho de 2009. - O Ministro da Defesa Nacional, Henrique Nuno Pires Severiano Teixeira.
201922351