Por despacho do presidente do conselho directivo do Instituto Superior de Economia e Gestão da Universidade Técnica de Lisboa de 1 de Outubro de 2007, proferido por delegação do reitor da mesma Universidade de 25 de Maio de 2007:
João Manuel Gaspar Caraça - contratado por conveniência urgente de serviço, para o exercício das funções de professor catedrático convidado, a tempo parcial (20 %), além do quadro deste Instituto, com efeitos a partir de 1 de Outubro de 2007. (Não carece de fiscalização prévia do TC.)
Relatório a que se refere o n.º 3 do artigo 15.º do ECDU, publicado em anexo à Lei 19/80, de 16 de Julho
O Departamento de Economia tem enviado ao conselho científico propostas de contratação, como professores convidados, de personalidades com real projecção na vida económica e social do País, acompanhadas de propostas fundamentadas dos seus professores. Essa política assume vantagens para o ISEG que, assim, pode contar entre os seus docentes com especialistas nas mais variadas esferas da vida económica; é, uma política que, também, se afigura importante para os estudantes, tanto de licenciatura como de pós-graduação e mestrado, na medida em que podem contactar com gestores e quadros superiores do Estado, das instituições e das empresas, de reconhecida influência na condução prática da vida económica nacional.
Feito este considerando os subscritores deste parecer irão pronunciar-se sobre o curriculum vitae do Professor Doutor João Caraça, no sentido de justificarem que a sua contratação se justifica e se enquadra nas linhas de orientação do Departamento de Economia e na política do ISEG.
O Professor João Caraça é um dos especialistas portugueses de maior renome na área da Ciência e da Tecnologia, tendo um CV muito importante e desempenhado, nessa qualidade, tarefas ao mais elevado nível na sociedade portuguesa;
O Prof. Doutor João Caraça está ligado ao ISEG, como professor catedrático convidado desde 1989, tendo sido sucessivamente docente de disciplinas da área da Inovação e Desenvolvimento Tecnológico, da Ciência e Tecnologia, nas licenciaturas, pós-graduações e mestrados do ISEG;
Durante o período entre 1989 e 2003 foi responsável e coordenador dos Estudos Especializados em Economia e Gestão da Ciência e Tecnologia (1990-1991) e coordenador do Mestrado em Economia e Gestão da Ciência e Tecnologia (1991-2003). Como por diversas vezes foi reconhecido em todos os órgãos da Escola, o trabalho pedagógico e científico do Prof. Doutore João Caraça é digno do maior reconhecimento quer pela actualização permanente nas matérias que lecciona, quer pelo interesse e motivação que imprime aos seus cursos e à relação com os alunos.
O trabalho do Prof. João Caraça estende-se ainda à orientação de tese de Mestrado e de Doutoramento, à participação em projectos de investigação e de prestação de serviços no quadro do ISEG e também do CISEP.
No campo profissional e de intervenção social o Prof. João Caraça tem vindo a assumir as funções de director de Ciência na Fundação Calouste Gulbenkian, desempenhando funções de consultor em várias instituições e organizações internacionais e participado em missões de estudo e de avaliação em inúmeros Grupos de projecção científica e sociocultural em vários países.
O Prof. João Caraça tem intervenção regular nos órgãos da comunicação social onde a sua opinião nas áreas da Ciência e Tecnologia é marcante e participa regularmente em seminários, colóquios e conferências no País e no estrangeiro.
Em conclusão, considerando que o Prof. Doutor João Caraça tem um curriculum vitae, assinalável, e que o relatório de Actividades, previsto nos artigos 20.º e 25.º de ECDU, como se pode verificar pelo anexo a este parecer, cumpre os objectivos prosseguidos pelo ISEG e contribui para dele difundir uma imagem muito positiva, para além de ser um docente com perfil científico e qualidade pedagógicas de elevado nível, os professores abaixo assinados, propõem que o Doutor João Caraça seja contratado por um ano na qualidade de professor catedrático convidado.
Os relatores: Manuel Vítor Moreira Martins - João Martins Ferreira do Amaral - Jorge Manuel de Azevedo Henriques dos Santos.
8 de Junho de 2008. - O Presidente do Conselho Directivo, António de Ascenção Mendonça.
201892333