Clínica Internacional de Campo de Ourique
Pub

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Louvor 238/2009, de 21 de Maio

Partilhar:

Sumário

Concessão de louvor à Unidade Especial de Polícia (UEP) da Polícia de Segurança Pública

Texto do documento

Louvor 238/2009

Louvo a Unidade Especial de Polícia (UEP) da Polícia de Segurança Pública (PSP) pelo seu desempenho em acções de combate à criminalidade especialmente violenta, em apoio do dispositivo territorial da PSP, contribuindo assim de forma determinante para uma resposta firme a crimes cometidos com violência e com utilização de armas de fogo.

Concretamente, salienta-se o desempenho da UEP durante o sequestro ocorrido em 7 de Agosto de 2008, na dependência do Banco Espírito Santo, sita na Rua do Marquês da Fronteira, 72-C, em Campolide, Lisboa, que contribuiu decisivamente para que a operação policial de libertação de dois sequestrados fosse coroada de êxito.

O incidente táctico-policial em questão durou cerca de sete horas, tendo culminado numa intervenção pela força, desempenhada pela UEP, que permitiu neutralizar os sequestradores e salvaguardar a vida e integridade física dos sequestrados, que estiveram permanentemente ameaçadas de forma grave. Infelizmente, da intervenção pela força resultou a morte de um dos sequestradores e ferimentos graves noutro, num quadro de recurso a arma de fogo em legítima defesa, perante uma situação limite que não permitiu outra opção menos gravosa e que foi corajosa e serenamente assumida pela UEP. A intervenção executada pela UEP permitiu pôr fim, com sucesso, a um incidente táctico-policial com contornos de elevada perigosidade e de desfecho imprevisível.

O sucesso da missão de resgate dos reféns foi claramente reconhecido por diversas personalidades e sectores da sociedade civil, prestigiando assim o País em geral e a PSP em particular, demonstrando de forma cabal o seu nível de preparação para o combate à criminalidade especialmente violenta.

Igualmente decisiva foi a intervenção da UEP na sequência de um roubo à mão armada ocorrido em 13 de Agosto de 2008, na dependência do Banco MILLENIUM BCP, sita na Rua da Guiné, 17, no Olival de Basto, Lisboa, que permitiu deter os suspeitos autores do roubo, em flagrante delito, imediatamente após a ocorrência do mesmo e na sequência da fuga que encetaram em viatura roubada. A detenção dos suspeitos permitiu ainda a recuperação integral do produto do roubo bem como a apreensão das armas de fogo usadas para o consumar.

A rápida intervenção executada pela UEP, aproveitando o seu poder de choque e o factor surpresa permitiu a detenção dos suspeitos perigosos sem que fosse necessário recorrer a arma de fogo contra os mesmos, preservando assim a sua integridade física.

Por tudo o que antecede é grato ao Ministro da Administração Interna reconhecer publicamente o excelente trabalho desenvolvido pela UEP em prol da segurança dos cidadãos e da ordem e tranquilidade pública e classificar os serviços por ela prestados ao País de extraordinários, relevantes e distintos.

5 de Maio de 2009. - O Ministro da Administração Interna, Rui Carlos Pereira.

201799679

Anexos

  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/1406734.dre.pdf .

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Clínica Internacional de Campo de Ourique
Pub

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda