Clínica Internacional de Campo de Ourique
Pub

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Despacho 9116/2009, de 1 de Abril

Partilhar:

Sumário

Publica o despacho reitoral n.º R-55-2008(6), relativo à adequação do mestrado em Comportamentos de Dependência e seus Tratamentos da Faculdade de Medicina desta Universidade

Texto do documento

Despacho 9116/2009

Sob proposta do conselho científico da Faculdade de Medicina desta Universidade e pelo Despacho Reitoral n.º R-55-2008(6), de 19 de Dezembro de 2008, nos termos dos Estatutos da Universidade de Lisboa, publicados no Diário da República, 2.ª série, n.º 148, de 1 de Agosto de 2008, foi aprovada a adequação do Mestrado em Comportamentos de Dependência e seus Tratamentos, registada pela Direcção-Geral do Ensino Superior com o número R/B-AD-55/2009, conforme Despacho do Director-Geral, de 18 de Fevereiro de 2008, publicado no Diário da República, n.º 58, 2.ª série, de 24 de Março, com o n.º 8378/2009, com entrada em funcionamento no ano lectivo de 2009/2010 e cuja estrutura curricular e plano de estudos se publicam de seguida, de acordo com o n.º 6 do referido despacho.

Mestrado em Comportamentos de Dependência e seus Tratamentos

O Mestrado em Comportamentos de Dependência e seus Tratamentos pretende ser uma introdução às problemáticas das dependências em que a biologia do organismo se cruza intimamente com a farmacologia das substâncias de abuso perante factores moduladores de natureza psicológica e sociocultural. A perspectiva é sobretudo clínica no sentido de se tentar sensibilizar os alunos para a importância disruptiva dos mecanismos do prazer que, não só as drogas, mas também outros reforços como o jogo ou os alimentos, são capazes de induzir. O discurso da Saúde revela-se uma perspectiva eficaz para descontaminar os problemas dos preconceitos usuais e permitir uma análise rigorosa dos mecanismos de nocividade implicados nas diversas situações. Adopta-se, assim, uma perspectiva médica no sentido do entendimento das dependências como uma doença, isto é, uma descontinuidade na existência das pessoas determinada por interacções complexas de cariz bio-psico-sociocultural. As matérias são ilustradas pela apresentação de doentes no sentido de ensinar o diagnóstico de problemas e a raciocinar a especificidade de soluções que cada caso exige. Por outro lado, atende-se a importância de uma perspectiva crítica em relação à forma de produção de conhecimentos na área, bem como a importância da investigação na estruturação e eventual correcção da experiência clínica, donde uma parte da escolaridade se orientar para o apoio na realização da dissertação de mestrado.

25 de Março de 2009. - A Vice-Reitora, Inês Duarte.

ANEXO

Estrutura curricular

1 - Estabelecimento de Ensino: Universidade de Lisboa.

2 - Unidade orgânica: Faculdade de Medicina.

3 - Curso: Comportamentos de Dependência e seus Tratamentos

4 - Grau de mestre.

5 - Área científica predominante do curso: Psiquiatria e Psicologia.

6 - Número de créditos, segundo o sistema europeu de transferência e acumulação de créditos, necessário à obtenção do grau: 120.

7 - Duração normal do curso: quatro semestres.

8 - Áreas científicas e créditos que devem ser reunidos para a obtenção do grau ou diploma:

(ver documento original)

9 - Observações:

Plano de Estudos

Universidade de Lisboa/Faculdade de Medicina

Comportamentos de Dependência e seus Tratamentos

Mestrado

Área científica predominante do curso: Psiquiatria e Psicologia

1.º e 2.º semestres

QUADRO - PLANO DE ESTUDOS

(ver documento original)

3.º e 4.º semestres

(ver documento original)

201595509

Anexos

  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/1396780.dre.pdf .

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Clínica Internacional de Campo de Ourique
Pub

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda