Clínica Internacional de Campo de Ourique
Pub

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Louvor 145/2009, de 30 de Março

Partilhar:

Sumário

Louva o tenente-coronel de infantaria pára-quedista Paulo Júlio Lopes Pipa de Amorim

Texto do documento

Louvor 145/2009

Louvo o Tenente-Coronel de Infantaria Pára-quedista, NIM 13247083, Paulo Júlio Lopes Pipa de Amorim, pelas excepcionais qualidades e virtudes militares reveladas e pela extraordinária competência profissional patenteada como Comandante da Quick Reaction Force/Força Nacional Destacada/International Security Assistance Force (QRF/FND/ISAF X).

Dotado de uma inteligência e de uma capacidade de trabalho superiores, que sempre colocou ao serviço, com elevada dedicação e zelo, o Tenente-Coronel Pipa Amorim constitui-se não só como o especialista de Instrução e Treino, mas também como um prestimoso auxiliar nos mais diversos campos com diferentes graus de exigência, nomeadamente no âmbito da Doutrina e das Lições Aprendidas. Tendo demonstrado sempre no cumprimento das missões que lhe foram atribuídas um elevado espírito de sacrifício, dedicação, empenhamento e integridade de carácter.

Como Comandante da QRF/FND/ISAF X, quer na fase de preparação da força, quer no Teatro de Operações do Afeganistão, ao serviço da ISAF, o Tenente-Coronel Pipa Amorim evidenciou-se sobretudo como um líder nato, tendo demonstrado saber incutir na força que comandou, um elevado espírito de disciplina, camaradagem e vontade de cumprir as missões confiadas. Naquela primeira fase, a sua experiência profissional e os seus conhecimentos técnicos foram determinantes para persuadir os diversos órgãos e entidades, envolvidos no complexo processo de aprontamento, da justeza e oportunidade das suas propostas, conseguindo assim que a sua Unidade fosse adequadamente preparada, equipada e armada num reduzido espaço de tempo.

Sob a sua esclarecida orientação, a QRF/FND/ISAF X cumpriu com eficácia e eficiência uma missão difícil, onde foram percorridos milhares de quilómetros, em terrenos extraordinariamente acidentados e complexos, sob condições meteorológicas extremamente adversas e algumas vezes debaixo de fogo inimigo. De entre as várias operações em que participou com elementos da força, quer no Comando Regional Capital quer no Comando Regional Sul, merece especial destaque o seu empenhamento na Operação Now Ruz Adalat, na área de operações do RC S onde, nos distritos de Zhari e Maywand, combateram a guerrilha Talibã, inclusive nos seus próprios santuários, tal como aconteceu também durante a Operação Hoover, onde operaram juntamente com forças Canadianas e nas Operações Escorpião e Víbora 02, conjuntamente com forças Afegãs.

Nas relações interpessoais, o Tenente-Coronel Pipa Amorim prima pela educação, ponderação, frontalidade, equilíbrio emocional e pela maturidade com que apresenta as soluções. Para além das excepcionais qualidades já referidas, pratica no mais elevado grau as virtudes militares da disciplina, da honra e da honestidade, a que alia um exemplar sentido de dever e de dedicação às suas funções e aos seus camaradas, usando muito do seu tempo para coordenar e apoiar quem dele necessita.

Pelas excepcionais qualidades e virtudes militares permanentemente evidenciadas, e pela forma superior como desempenhou as funções de Comandante da QRF/FND/ISAF X, da qual resultou honra ilustre para as Forças Armadas Portuguesas, concorrendo igualmente para a afirmação do bom nome de Portugal perante a NATO, o Tenente-Coronel Pipa Amorim impôs-se ao respeito e consideração de todos e tornou-se merecedor de ver os serviços por si prestados serem considerados como extraordinários, relevantes e distintos.

16 de Fevereiro de 2009. - O Chefe do Estado-Maior-General das Forças Armadas, Luís Vasco Valença Pinto, general.

Anexos

  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/1395693.dre.pdf .

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Clínica Internacional de Campo de Ourique
Pub

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda