Clínica Internacional de Campo de Ourique
Pub

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Louvor 137/2009, de 30 de Março

Partilhar:

Sumário

Louva o capitão-de-fragata Nuno Filipe Cortes Lopes

Texto do documento

Louvor 137/2009

Louvo o Capitão-de-fragata NII 24585, Nuno Filipe Cortes Lopes pelo assinalável desempenho nas funções de Oficial de Operações Marítimas, no Quartel-General da SPMARFOR (Spanish Maritime Force) durante os três anos e quatro meses de comissão de serviço militar.

Oficial dotado de uma excelente preparação profissional, demonstrou possuir uma elevada experiência e sólidos conhecimentos no domínio das operações navais, destacando-se o seu competente desempenho enquanto oficial responsável pelo planeamento e condução de Operações de Interdição Marítima e, ainda, como Battle Watch Captain (BWC) do Estado-Maior do Maritime Component Command (MCC) da NRF, enquanto comando embarcado no navio almirante espanhol SPS Castilla.

Estando as suas funções inscritas num Estado-Maior embarcado, o Capitão-de-fragata Cortes Lopes exerceu as exigentes funções de BWC ao longo dos inúmeros exercícios em que a SPMARFOR participou com assinalável competência. O seu desempenho aliado a uma atitude confiante e eficiente, foi devidamente apreciado e reconhecido pelos seus superiores, tendo em muito contribuído para o bom cumprimento da missão e, sobretudo, para o prestígio nacional.

Oficial de reconhecida capacidade de trabalho e organização, participou activamente no planeamento e execução de diversos exercícios conjuntos e combinados destacando-se o seu desempenho enquanto Projecting Officer do exercício de certificação da NRF8, Brilliant Midas 06, sobretudo pela sua importância e dimensão, tendo a sua acção em muito contribuído para um bem sucedido planeamento e posterior execução do mesmo.

De referir ainda a sua participação no exercício Noble Midas 2007, no qual integrou a equipa de avaliação da French Maritime Force (FRMARFOR) embarcada no navio almirante francês FS Tonnerre, no âmbito da qualificação e certificação deste Quartel-General de um MCC para a NRF10.

Durante a sua comissão de serviço o Capitão-de-fragata Cortes Lopes navegou cerca de 3500 horas, a bordo de diferentes plataformas navais estrangeiras, integrado em Estados-Maiores internacionais, tendo a sua competente acção prestigiado as Forças Armadas Portuguesas. A sua constante prática de valores tais como a lealdade, camaradagem e espírito de sacrifício valeram-lhe o devido reconhecimento, por parte dos seus superiores, ao ser-lhe concedida uma condecoração estrangeira.

Pelo atrás exposto, é louvado o Capitão-de-fragata Cortes Lopes pela forma com que desempenhou a sua comissão de serviço com assinalável zelo e de forma muito competente, dedicada e reveladora de excepcionais qualidades e virtudes, prestando ao mesmo tempo serviços de relevância internacional, que trouxeram lustre ao País e por isso, merecem ser considerados extraordinários, relevantes e distintos.

12 de Fevereiro de 2009. - O Chefe do Estado-Maior-General das Forças Armadas, Luís Vasco Valença Pinto, general.

Anexos

  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/1395685.dre.pdf .

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Clínica Internacional de Campo de Ourique
Pub

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda