Clínica Internacional de Campo de Ourique
Pub

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Louvor 136/2009, de 30 de Março

Partilhar:

Sumário

Louva o major-general Raul Luís de Morais Lima Ferreira da Cunha

Texto do documento

Louvor 136/2009

Louvo o Major-general NIM 74738173, Raul Luís de Morais Lima Ferreira da Cunha pela forma excepcionalmente competente, dedicada, entusiasta e muito eficiente como desempenhou o cargo de Chief Military Liaison Officer na United Nations Interim Administration in Kosovo (UNMIK) nos últimos três anos.

Oficial General dotado de excelente capacidade de comunicação e espírito de equipa, rapidamente estabeleceu relações profissionais, que lhe permitiram reforçar e melhorar a interligação e cooperação entre a UNMIK e as forças da NATO presentes no Kosovo (KFOR), tornando-se numa permanente mais valia para as duas organizações, que se traduziu numa eficiente troca de informação e numa permanente coordenação entre os militares das duas forças no terreno.

O Major-General Ferreira da Cunha soube gerir inteligentemente os assuntos de ordem política, militar e de segurança obtendo excelentes resultados com as suas decisões e acções. O seu trabalho de assessoria ao Representante do Secretário-geral das Nações Unidas no Kosovo, foi elogiado pelo rigor e pela qualidade com que preparou os diversos encontros com líderes internacionais, incluindo Ministros da Defesa e Chefes de Estado. É ainda de referencia a superior participação, como representante da UNMIK, em diferentes conferências e seminários internacionais, onde mais uma vez ficaram evidentes as excepcionais qualidades de comunicador e o apurado sentido de análise que lhe são amplamente reconhecidas.

Em termos nacionais é de salientar a excelente colaboração que estabeleceu com as mais elevadas autoridades nacionais que no âmbito da Presidência portuguesa da União Europeia visitaram o Kosovo, sendo de evidenciar o modo como cooperou na organização das diferentes visitas, bem como a permanente informação e acompanhamento da situação político-militar no terreno, cuja análise muito contribuiu para que Portugal pudesse manter uma atitude de liderança no processo de negociações entre as partes em conflito durante a referida presidência. É ainda de referenciar o extraordinário apoio e cooperação que estabeleceu com os militares portugueses no Teatro de Operações do Kosovo, apoiando em permanência a Força Nacional Destacada, tanto em aspectos operacionais como na representatividade nacional no Kosovo.

De reconhecido excepcional trato, firme e coerente nos seus actos, evidenciando possuir dotes de carácter, exemplares qualidades de abnegação e sacrifício, espírito de obediência, e elevada valia intelectual, praticando nas diferentes circunstâncias e em elevado grau as virtudes da lealdade e da honra, é o Major-General Ferreira da Cunha credor da estima e admiração de todos que consigo lidaram, merecendo ser destacado e apontado como exemplo a seguir, devendo os excelentes serviços por si prestados ser considerados como muito relevantes, extraordinários e distintíssimos, dos quais resultaram honra e lustre para o Exército, para as Forças Armadas e para o País.

26 de Janeiro de 2009. - O Chefe do Estado-Maior-General das Forças Armadas, Luís Vasco Valença Pinto, general.

Anexos

  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/1395684.dre.pdf .

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Clínica Internacional de Campo de Ourique
Pub

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda