Clínica Internacional de Campo de Ourique
Pub

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Deliberação 748/2009, de 17 de Março

Partilhar:

Sumário

Publicação da deliberação n.º 56/2006, da Comissão Científica do Senado, de 20 de Março, proposta pelo conselho científico da Faculdade de Letras desta Universidade, pela qual foi aprovada a adequação da Licenciatura em História da mesma Faculdade

Texto do documento

Deliberação 748/2009

Sob proposta do conselho científico da Faculdade de Letras desta Universidade e pela deliberação 56/2006 da Comissão Científica do Senado, de 20 de Março, foi aprovada a adequação da Licenciatura em História, registada pela Direcção-Geral do Ensino Superior com o número R/B-AD-513/2006, conforme Despacho do Director-Geral, de 6 de Junho de 2006, publicado no Diário da República, 2.ª série, n.º 120, de 23 de Junho, com o n.º 13 201/2006, com entrada em funcionamento no ano lectivo de 2006-2007 e cuja estrutura curricular e plano de estudos se publicam de seguida, de acordo com o n.º 6 do referido despacho.

Licenciatura em História

Este ciclo de estudos, através do ensino da metodologia, da prática da investigação e da divulgação do conhecimento na área da História, procura integrar-se na realidade existente nos espaços de inter-relação criados no seio da União Europeia, oferecendo, por isso, as bases universais de acesso ao saber histórico, à apreensão das realidades e discursos da historiografia, nomeadamente as da História geral, institucional, política, económica, social e cultural. Este ciclo de estudos assume assim, no contexto das ciências sociais e humanas, a intenção de dinamizar uma formação que responda com eficácia aos mais desejáveis níveis de conhecimento nos diversos campos do estudo da História, desde a investigação sectorial à construção discursiva, às técnicas de pesquisa e análise heurística, e ao entendimento diacrónico e sincrónico das dinâmicas transformadoras, abrindo caminho para sequências mais especializadas em 2.º ciclo. É destacada, como mais-valia deste ciclo de estudos, a importância das cadeiras de História de Portugal, nas componentes da sua inserção europeia, por um lado, e da construção histórica de um espaço de lusofonia, por outro.

Este ciclo de estudos, acentuando sempre uma interligação entre a vertente teórica-conceptual e os campos de prática pluridisciplinar, visa promover um tipo de ensino mais centrado no percurso individual dos alunos, estimulando a análise, a capacidade crítica, a reflexão e a discussão sobre as problemáticas do discurso histórico nas suas diversas componentes e na sua alargada contextualização espacio-temporal, identitária e memorial. O conhecimento das diversas correntes históricas, devidamente integradas no tempo e no espaço, torna indispensável fortalecer uma articulação deste ciclo de estudos com as Licenciaturas em História da Arte e Património e em Arqueologia e História, o que justifica a natureza do seu próprio curriculum.

Nesse sentido, ao apostar num ensino teórico e prático que visa alargar o conhecimento teórico dos factos da História ao longo dos séculos, estabelecendo metodologias de investigação integrada, de enfoque micro-histórico ou de compreensão globalizante de largas conjunturas, sem perda dos seus horizontes de inteligibilidade e de referência, este ciclo de estudos estimula o estudo de coordenadas interpretativas e de arquitecturas conceptuais aptas a analisar criticamente o fazer da História, e os seus sentidos. Assumindo como uma das prioridades pedagógicas o reconhecimento da História portuguesa - tanto a do Portugal continental e insular como a de outros espaços mundiais marcados pela presença portuguesa -, este ciclo de estudos pretende oferecer aos seus alunos, no quadro de uma articulação entre a nossa melhor tradição universitária e as novas perspectivas da História, uma formação histórica de base, teórica e prática, apostada na sensibilização pela investigação, domínio das ferramentas de análise, e concatenação dos factos e dinâmicas do processo histórico.

24 de Fevereiro de 2009. - A Vice-Reitora, Inês Duarte.

ANEXO

1 - Estrutura Curricular.

1 - Estabelecimento de Ensino: Universidade de Lisboa.

2 - Unidade orgânica: Faculdade de Letras.

3 - Curso: História.

4 - Grau de licenciado.

5 - Área científica predominante do curso: História.

6 - Número de créditos, segundo o sistema europeu de transferência e acumulação de créditos, necessário à obtenção do grau: 180.

7 - Duração normal do curso: 6 semestres.

8 - Opções, ramos, ou outras formas de organização de percursos alternativos em que o curso se estruture: não se aplica.

9 - Áreas científicas e créditos que devem ser reunidos para a obtenção do grau ou diploma:

(ver documento original)

10 - Observações:

As unidades curriculares opcionais podem ser obtidas dentro do elenco de ofertas da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa e ou em outras instituições de ensino, mediante protocolos com esta Faculdade.

2 - Plano de Estudos

Universidade de Lisboa

Faculdade de Letras

História

Licenciatura

Área científica predominante: História

Quadro - Plano de Estudos

(ver documento original)

Anexos

  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/1391656.dre.pdf .

Ligações para este documento

Este documento é referido no seguinte documento (apenas ligações a partir de documentos da Série I do DR):

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Clínica Internacional de Campo de Ourique
Pub

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda