Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Deliberação 745/2009, de 17 de Março

Partilhar:

Sumário

Publica a deliberação n.º 54/2006, da Comissão Científica do Senado, de 20 de Março, proposta pelo conselho científico da Faculdade de Letras desta Universidade, pela qual foi aprovada a adequação da Licenciatura em Arqueologia e História a Licenciatura em Arqueologia da mesma Faculdade

Texto do documento

Deliberação 745/2009

Sob proposta do conselho científico da Faculdade de Letras desta Universidade e pela deliberação 54/2006 da Comissão Científica do Senado, de 20 de Março, foi aprovada a adequação da Licenciatura em Arqueologia e História a Licenciatura em Arqueologia, registada pela Direcção-Geral do Ensino Superior com o número R/B-AD-503/2006, conforme Despacho do Director-Geral, de 6 de Junho de 2006, publicado no Diário da República, 2.ª série, n.º 120, de 23 de Junho, com o n.º 13.201/2006, com entrada em funcionamento no ano lectivo de 2006-2007 e cuja estrutura curricular e plano de estudos se publicam de seguida, de acordo com o n.º 6 do referido despacho.

Licenciatura em Arqueologia

Este ciclo de estudos, através do ensino e da prática da Arqueologia, procura ir ao encontro das profundas mutações ocorridas neste âmbito profissional, decorrentes da ratificação da Convenção de Malta e da subsequente transposição para a legislação portuguesa dos seus princípios básicos. De facto, estas situações criaram um novo e amplo campo profissional na área da Arqueologia, com distintos enquadramentos, justificados pelos graus de formação dos arqueólogos (técnico auxiliar de arqueologia e arqueólogo). Assim, pretende-se ministrar, ao nível do 1.º ciclo, uma formação abrangente que forneça não somente os adequados requisitos técnicos básicos, mas também uma mais ampla formação de âmbito histórico. Pretende-se habilitar os licenciados ao desempenho de trabalhos arqueológicos, devidamente enquadrados em equipas dirigidas por arqueólogos de formação superior (mestrado e doutoramento ou os futuros 2.º e 3.º ciclos), participar activamente em todas as rotinas do trabalho de campo, bem como em todas as tarefas de registo, inventário e produção de relatórios. Fornecer uma formação que permita a realização de tarefas básicas de identificação e caracterização de ocorrências arqueológicas, sustentada num conhecimento genérico de sítios e artefactos e sua inserção no espaço e no tempo.

Não se trata, portanto, de promover uma formação análoga à do técnico auxiliar de arqueologia, mas sim de fornecer um mais amplo enquadramento, que possibilite a capacidade ler e interpretar as realidades do passado, contextualizando-as devidamente. Atendendo a que a Arqueologia constitui um campo eminentemente inter-disciplinar, os estudos em Arqueologia e História procuram manter em aberto espaços de formação opcional, que permitam ao licenciado compor parcialmente o seu perfil formativo, em articulação com a Licenciatura em História, o que justifica a natureza do seu próprio curriculum

Este ciclo de estudos visa abrir vias à investigação arqueológica, sem esquecer outras valências como as da gestão integrada de património arqueológico, a sua inventariação, quer no âmbito empresarial, quer da Administração central, quer das Regiões Autónomas, Autarquias e museus. A formação de base que o presente curriculum desenha habilita também os licenciados a integrar-se no mercado das "indústrias culturais", não deixando de abrir espaços para outras perspectivas microtemáticas que o estudante entenda ensaiar na sua formação de base. A latitude da sua formação possibilita ainda a mobilidade dos estudantes e licenciados e a sua inserção num mercado de trabalho global.

24 de Fevereiro de 2009. - A Vice-Reitora, Inês Duarte.

ANEXO

1. Estrutura Curricular

1. Estabelecimento de Ensino: Universidade de Lisboa

2. Unidade orgânica: Faculdade de Letras

3. Curso: Arqueologia

4. Grau de licenciado

5. Área científica predominante do curso: Arqueologia

6. Número de créditos, segundo o sistema europeu de transferência e acumulação de créditos, necessário à obtenção do grau: 180

7. Duração normal do curso: 6 semestres

8. Opções, ramos, ou outras formas de organização de percursos alternativos em que o curso se estruture: não se aplica

9. Áreas científicas e créditos que devem ser reunidos para a obtenção do grau ou diploma:

(ver documento original)

10. Observações:

As unidades curriculares opcionais podem ser obtidas dentro do elenco de ofertas da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa e ou em outras instituições de ensino, mediante protocolos com esta Faculdade.

2. Plano de Estudos

Universidade de Lisboa

Faculdade de Letras

Arqueologia

Licenciatura

Área científica predominante: Arqueologia

QUADRO - Plano de Estudos

(ver documento original)

Anexos

  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/1391653.dre.pdf .

Ligações para este documento

Este documento é referido nos seguintes documentos (apenas ligações a partir de documentos da Série I do DR):

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda