A INCM lançou um novo portal do Diário da República Electrónico, por esse motivo o sistema que tenho montado para obter o DRE tem de ser revisto. Neste momento não tenho tempo disponível para fazer este trabalho. Darei notícias nas próximas semanas.

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Deliberação 745/2009, de 17 de Março

Partilhar:

Sumário

Publica a deliberação n.º 54/2006, da Comissão Científica do Senado, de 20 de Março, proposta pelo conselho científico da Faculdade de Letras desta Universidade, pela qual foi aprovada a adequação da Licenciatura em Arqueologia e História a Licenciatura em Arqueologia da mesma Faculdade

Texto do documento

Deliberação 745/2009

Sob proposta do conselho científico da Faculdade de Letras desta Universidade e pela deliberação 54/2006 da Comissão Científica do Senado, de 20 de Março, foi aprovada a adequação da Licenciatura em Arqueologia e História a Licenciatura em Arqueologia, registada pela Direcção-Geral do Ensino Superior com o número R/B-AD-503/2006, conforme Despacho do Director-Geral, de 6 de Junho de 2006, publicado no Diário da República, 2.ª série, n.º 120, de 23 de Junho, com o n.º 13.201/2006, com entrada em funcionamento no ano lectivo de 2006-2007 e cuja estrutura curricular e plano de estudos se publicam de seguida, de acordo com o n.º 6 do referido despacho.

Licenciatura em Arqueologia

Este ciclo de estudos, através do ensino e da prática da Arqueologia, procura ir ao encontro das profundas mutações ocorridas neste âmbito profissional, decorrentes da ratificação da Convenção de Malta e da subsequente transposição para a legislação portuguesa dos seus princípios básicos. De facto, estas situações criaram um novo e amplo campo profissional na área da Arqueologia, com distintos enquadramentos, justificados pelos graus de formação dos arqueólogos (técnico auxiliar de arqueologia e arqueólogo). Assim, pretende-se ministrar, ao nível do 1.º ciclo, uma formação abrangente que forneça não somente os adequados requisitos técnicos básicos, mas também uma mais ampla formação de âmbito histórico. Pretende-se habilitar os licenciados ao desempenho de trabalhos arqueológicos, devidamente enquadrados em equipas dirigidas por arqueólogos de formação superior (mestrado e doutoramento ou os futuros 2.º e 3.º ciclos), participar activamente em todas as rotinas do trabalho de campo, bem como em todas as tarefas de registo, inventário e produção de relatórios. Fornecer uma formação que permita a realização de tarefas básicas de identificação e caracterização de ocorrências arqueológicas, sustentada num conhecimento genérico de sítios e artefactos e sua inserção no espaço e no tempo.

Não se trata, portanto, de promover uma formação análoga à do técnico auxiliar de arqueologia, mas sim de fornecer um mais amplo enquadramento, que possibilite a capacidade ler e interpretar as realidades do passado, contextualizando-as devidamente. Atendendo a que a Arqueologia constitui um campo eminentemente inter-disciplinar, os estudos em Arqueologia e História procuram manter em aberto espaços de formação opcional, que permitam ao licenciado compor parcialmente o seu perfil formativo, em articulação com a Licenciatura em História, o que justifica a natureza do seu próprio curriculum

Este ciclo de estudos visa abrir vias à investigação arqueológica, sem esquecer outras valências como as da gestão integrada de património arqueológico, a sua inventariação, quer no âmbito empresarial, quer da Administração central, quer das Regiões Autónomas, Autarquias e museus. A formação de base que o presente curriculum desenha habilita também os licenciados a integrar-se no mercado das "indústrias culturais", não deixando de abrir espaços para outras perspectivas microtemáticas que o estudante entenda ensaiar na sua formação de base. A latitude da sua formação possibilita ainda a mobilidade dos estudantes e licenciados e a sua inserção num mercado de trabalho global.

24 de Fevereiro de 2009. - A Vice-Reitora, Inês Duarte.

ANEXO

1. Estrutura Curricular

1. Estabelecimento de Ensino: Universidade de Lisboa

2. Unidade orgânica: Faculdade de Letras

3. Curso: Arqueologia

4. Grau de licenciado

5. Área científica predominante do curso: Arqueologia

6. Número de créditos, segundo o sistema europeu de transferência e acumulação de créditos, necessário à obtenção do grau: 180

7. Duração normal do curso: 6 semestres

8. Opções, ramos, ou outras formas de organização de percursos alternativos em que o curso se estruture: não se aplica

9. Áreas científicas e créditos que devem ser reunidos para a obtenção do grau ou diploma:

(ver documento original)

10. Observações:

As unidades curriculares opcionais podem ser obtidas dentro do elenco de ofertas da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa e ou em outras instituições de ensino, mediante protocolos com esta Faculdade.

2. Plano de Estudos

Universidade de Lisboa

Faculdade de Letras

Arqueologia

Licenciatura

Área científica predominante: Arqueologia

QUADRO - Plano de Estudos

(ver documento original)

Anexos

  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/1391653.dre.pdf .

Ligações para este documento

Este documento é referido nos seguintes documentos (apenas ligações a partir de documentos da Série I do DR):

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda