Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Despacho (extracto) 7555/2009, de 13 de Março

Partilhar:

Sumário

Nomeação de Manuel Carlos de Lacerda Matos como director do Departamento de Inventário, Estudos e Divulgação do IGESPAR, I. P.

Texto do documento

Despacho (extracto) n.º 7555/2009

Por despacho de 30 de Outubro de 2008 do Director deste Instituto:

Manuel Carlos de Lacerda Matos - nomeado em comissão de serviço, na sequência de concurso, como Director do Departamento de Inventário, Estudos e Divulgação, com efeitos à data do despacho de nomeação, de acordo com a proposta do júri do concurso por ter sido o candidato que, naquele concurso, ter demonstrado possuir uma elevada competência técnica, aptidão, experiência profissional e formação adequadas para o exercício do cargo de Director do Departamento de Inventário, Estudos e Divulgação deste Instituto.

3 de Fevereiro de 2009. - O Director do Departamento de Gestão, Luís Filipe Coelho.

Nota curricular

Manuel Carlos de Lacerda Matos

Licenciado em Arquitectura pela ESBAL (Escola Superior de Belas Artes de Lisboa), 1978, com classificação final de Bom.

Mestre em Recuperação do Património Arquitectónico e Paisagístico pela Universidade de Évora, 1996, com a classificação de Muito Bom; Tese subordinada ao tema "Factores ocorrentes em intervenções sobre o Património Arquitectónico".

Director do Departamento de Inventário, Estudos e Divulgação do IGESPAR IP, de 2007 a 2009.

Director do Departamento de Estudos do IPPAR, de 1997 a 2007.

Assessor da Presidência do IPPAR (Instituto Português do Património Arquitectónico e Arqueológico), de 1996 a 1997.

Director da Revista Estudos/Património.

Exerceu funções técnicas superiores no Departamento de Património Arquitectónico do IPPC (Instituto Português do Património Cultural) e na Direcção Regional de Lisboa

do IPPAR (Instituto Português do Património Arquitectónico e Arqueológico), entre 1987 e 2005.

Responsável pela concepção e coordenação de: projectos de difusão, divulgação e sensibilização para o património, projectos editoriais, projectos de valorização de monumentos, projectos expositivos, projectos de rastreio e levantamento do património arquitectónico, Congressos, Seminários, Encontros, Simpósios Internacionais e Ciclos de Conferências no domínio do património arquitectónico e arqueológico, coordenação de programas integrados de valorização do património arquitectónico e arqueológico, designadamente o Programa Itinerários Arqueológicos do Alentejo e Algarve e projectos integrados na Acção Piloto de cooperação Portugal-Espanha-Marrocos, no âmbito do FEDER; representante do IPPAR e do IGESPAR em Comissões e Grupos de Trabalho em Portugal e no estrangeiro, designadamente no DOCOMOMO Ibérico, em júris de concursos públicos de arquitectura e na participação em projectos de investigação na área do património arquitectónico; conferencista em Jornadas, Congressos e Encontros no domínio do património arquitectónico, em Portugal e no estrangeiro.

Membro do Conselho Consultivo do ICOMOS Portugal.

Professor auxiliar convidado do Departamento de Arquitectura da Universidade Autónoma de Lisboa, de 1998 a 2009, e do Departamento de Arquitectura da Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, de 2006 a 2009; responsável pela coordenação de Seminários no âmbito do curso de História da Arte da FCSH da Universidade Nova de Lisboa, de 2001 a 2007, e por conferências proferidas no âmbito de Cursos de Mestrado.

Professor Convidado da Escola Superior de Artes Decorativas1988 a 1995, membro dos respectivos Conselho Pedagógico e Científico.

Membro de equipas de trabalho no levantamento e definição de estratégias de protecção e valorização do património arquitectónico e urbano, designadamente no projecto VALIS, Plano Estratégico para a Preservação e Valorização do Património Arquitectónico e Urbanístico de Lisboa em relação com o desenvolvimento sócio-económico, promovido pela Comissão das Comunidades Europeias, DG XVI, Bruxelas, CEDRU, entre 1990 e1992.

Responsável pela concepção de exposições no âmbito da LISBOA'94, Capital Europeia da Cultura, e no Centro Cultural de Belém, entre 1995 e 1996.

Colaborador e Consultor técnico da EXPO'98, Departamento de Conteúdos de 1996 a1998, para os Pavilhões Temáticos (Pavilhão do Conhecimento dos Mares e Pavilhão do Futuro).

Membro do Conselho de Delegados da Associação dos Arquitectos Portugueses, de 1993 a 1995 e Membro da Direcção da Associação dos Arquitectos (Secção Regional do Sul), de 1990 a1992.

Anexos

  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/1390982.dre.pdf .

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda