Clínica Internacional de Campo de Ourique
Pub

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Deliberação 645/2009, de 5 de Março

Partilhar:

Sumário

Publica a deliberação n.º 41/2007, da Comissão Científica do Senado, de 22 de Janeiro, proposta pelo Conselho Científico da Faculdade de Letras desta Universidade, pela qual foi aprovada a adequação do Doutoramento em História de África da mesma Faculdade

Texto do documento

Deliberação 645/2009

Sob proposta do conselho científico da Faculdade de Letras desta Universidade e pela deliberação 41/2007, da Comissão Científica do Senado, de 22 de Janeiro, foi aprovada a adequação do Doutoramento em História, especialidade de História de África, registada pela Direcção-Geral do Ensino Superior com o número R/B-AD-1030/2007, conforme Despacho do Director-Geral, de 22 de Junho de 2007, publicado no Diário da República, n.º 162, 2.ª série, de 23 de Agosto, com o n.º 19.107-B/2007, com entrada em funcionamento no ano lectivo de 2007-2008 e cuja estrutura curricular e plano de estudos se publicam de seguida, de acordo com o n.º 6 do referido despacho.

Doutoramento em História de África

Este ciclo de estudos tem como objectivo central contribuir para a consolidação e aprofundamento do Conhecimento nesta área do saber. Não só as relações históricas de Portugal com o continente africano, mas também o projecto nacional tão estruturante como é o da Lusofonia justificam plenamente esta opção científica.

Este ciclo de estudos tem também como objectivo incentivar o estudo da história dos países africanos de língua portuguesa, sublinhando a diversidade que os caracteriza e a sua integração nos espaços histórico-culturais de África, sem perder de vista os laços que países como Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique e São Tomé e Príncipe estabeleceram com Portugal, mas também com os continentes americano e asiático. Só assim a História de África perderá a sua dependência tradicionalmente eurocêntrica, virando-se para uma visão mais planetária, globalizante, da sua própria realidade e da sua especificidade.

Um terceiro objectivo centra-se na necessidade de desenvolver a investigação sistemática nos diversos arquivo existentes, nomeadamente portugueses e africanos, uma vez que aí se encontra concentrada uma massa fundamental de documentos, de diversa natureza (escritos, iconográficos, orais, materiais) sem a qual é impossível estruturar, hoje, a História de África.

27 de Fevereiro de 2009. - A Vice-Reitora, Inês Duarte.

ANEXO

1 - Estrutura curricular

1 - Estabelecimento de Ensino: Universidade de Lisboa.

2 - Unidade orgânica: Faculdade de Letras.

3 - Curso: História de África.

4 - Grau de doutor.

5 - Área científica predominante do curso: História.

6 - Número de créditos, segundo o sistema europeu de transferência e acumulação de créditos, necessário à obtenção do grau: 120.

7 - Duração normal do curso: 4 semestres.

8 - Áreas científicas e créditos que devem ser reunidos para a obtenção do grau ou diploma:

O Doutoramento em História de África confere o grau de doutor no Ramo de Conhecimento de História, especialidade de História de África.

(ver documento original)

9 - Observações:

2 - Plano de Estudos

Universidade de Lisboa - Faculdade de Letras

Doutoramento em História de África

Área científica predominante do curso: História

Especialidade de História de África

QUADRO

1.º e 2.º semestre

(ver documento original)

3.º semestre

(ver documento original)

4.º semestre

(ver documento original)

Anexos

  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/1389176.dre.pdf .

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Clínica Internacional de Campo de Ourique
Pub

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda