A partir do dia 27 de Agosto de tarde este serviço será suspenso durante um periodo indeterminado que se espera curto. Lamento qualquer inconveniente que isto possa causar.

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Regulamento (extracto) 92/2009, de 20 de Fevereiro

Partilhar:

Sumário

Plano de transição do plano de estudos da licenciatura em Ciências do Desporto para o Processo de Bolonha

Texto do documento

Regulamento (extracto) n.º 92/2009

Regulamento

Na reunião de 23 de Abril de 2008 da Comissão Coordenadora do conselho científico da Faculdade de Motricidade Humana, da Universidade Técnica de Lisboa, foi aprovada o Plano de Transição para o Plano de Estudos Adequado à Reforma de Bolonha para o curso de Licenciatura em Ciências do Desporto.

Licenciatura em Ciências do Desporto

Transição para o Plano de Estudos Adequado à Reforma de Bolonha

1 - Todos os estudantes que, no ano lectivo de 2008/2009, se inscrevam no primeiro ano do curso de licenciatura em Ciências do Desporto ingressam no respectivo plano de estudos de acordo com a reforma de Bolonha.

2 - No ano lectivo de 2008/2009, todos os restantes estudantes transitam do actual plano de estudos para o plano de estudos adequado a Bolonha, de acordo com a tabela de equivalências anexa.

2.1 - Exceptuam-se os estudantes que se inscrevem no último ano curricular do antigo plano de estudos, nos ramos de Treino Desportivo e Exercício e Saúde, que o deverão concluir no ano lectivo de 2008/2009 e os estudantes que se inscrevem no dois últimos anos curriculares do antigo plano de estudos, no ramo de Educação Física e Desporto Escolar, que o deverão concluir até ao ano lectivo de 2009/2010.

2.2 - Os estudantes que não concluírem o antigo plano de estudos nas datas referidas em 2.1 serão obrigatoriamente reintegrados nos respectivos novos planos de estudos adequados a Bolonha, de acordo com a tabela de equivalências anexa.

3 - O processo de transição para o plano de estudos adequado a Bolonha resulta da aplicação da tabela de equivalências a todo o currículo académico que o estudante realizou previamente ao funcionamento do novo plano de estudos.

3.1 - No registo histórico do estudante serão nomeadas as unidades curriculares do antigo plano de estudos com as referências às unidades curriculares equivalentes no plano de estudos adequado a Bolonha.

4 - Os estudantes que transitem de ano, do antigo plano de estudos para o plano de estudos adequado a Bolonha, com cadeiras em atraso, deverão obrigatoriamente realizar as cadeiras do novo plano de estudos equivalentes às cadeiras em atraso.

4.1 - No caso das cadeiras do antigo plano de estudos sem equivalência no novo plano de estudos, o estudante que as tenha em atraso ficará dispensado de as realizar no ano lectivo de 2008/2009 não constando estas no respectivo suplemento ao diploma.

5 - No ano lectivo de 2008/2009, a aplicação das tabelas de equivalências no curso de Ciências do Desporto sofrerá a título excepcional adaptações decorrentes do estipulado pelo Decreto-Lei 74/2006, que estabelece as regras de transição, nomeadamente através do n.º 2 do artigo 66.º:

a) O respeito pelas legítimas expectativas dos alunos;

b) Os necessários regimes de creditação na nova organização de estudos da formação obtida na anterior organização;

c) Que da sua aplicação não resulte um aumento da carga lectiva prevista na anterior organização.

6 - Na determinação da classificação final proceder-se-á conforme o artigo 12.º combinado com o artigo 14.º do Decreto-Lei 74/2006. Assim, a classificação final resultará da média aritmética ponderada das classificações obtidas nas unidades curriculares que integram o plano de estudos do curso de licenciatura.

6.1 - Na determinação da classificação final consideram-se as unidades curriculares que integram o plano de estudos adequado a Bolonha, incluindo nestas as unidades curriculares que derivam da aplicação da tabela de equivalências.

6.2 - Para efeito de determinação da classificação final não são portanto consideradas as unidades curriculares que figurem no suplemento ao diploma.

6.3 - No caso dos estudantes que transitam do actual plano de estudos para o plano de estudos adequado a Bolonha proceder-se-á considerando as classificações obtidas no quadro do novo plano curricular, incluindo neste as unidades curriculares que transitam, por equivalência, do anterior plano de estudos.

6.4 - No caso de mais do que uma unidade curricular do antigo plano de estudos conceder equivalência a uma unidade curricular do plano de estudos adequado a Bolonha, considerar-se-á a unidade curricular em que o estudante tenha obtido melhor classificação, passando a outra unidade curricular a figurar no suplemento ao diploma.

6.5 - No caso de duas unidades curriculares combinadas do antigo plano de estudos darem equivalência a uma unidade curricular do plano de estudos adequado a Bolonha, proceder-se-á, para efeito de determinação da classificação, à média ponderada das referidas unidades curriculares, sendo o número absoluto de ECTS o factor de ponderação.

6.6 - No cálculo da classificação final, considerar-se-á a média aritmética ponderada das notas obtidas em cada unidade curricular, truncada às centésimas, e arredondada às unidades (considerada como unidade a fracção não inferior a 5 décimas).

6.7 - O número absoluto de ECTS de cada unidade curricular constitui o factor de ponderação na determinação da classificação final do estudante.

6.8 - O cálculo da classificação final decorrerá da aplicação da seguinte fórmula:

(ver documento original)

Tabela de equivalências entre o antigo plano de estudos e o plano de estudos adequado a Bolonha para o curso de licenciatura em Ciências do Desporto

(ver documento original)

13 de Fevereiro de 2009. - O Secretário, João Mendes Jacinto.

Anexos

  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/1385942.dre.pdf .

Ligações deste documento

Este documento liga ao seguinte documento (apenas ligações para documentos da Serie I do DR):

  • Tem documento Em vigor 2006-03-24 - Decreto-Lei 74/2006 - Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior

    Aprova o regime jurídico dos graus e diplomas do ensino superior, em desenvolvimento do disposto nos artigos 13.º a 15.º da Lei n.º 46/86, de 14 de Outubro (Lei de Bases do Sistema Educativo), bem como o disposto no n.º 4 do artigo 16.º da Lei n.º 37/2003, de 22 de Agosto (estabelece as bases do financiamento do ensino superior).

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda