Clínica Internacional de Campo de Ourique
Pub

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Louvor 747/2012, de 4 de Dezembro

Partilhar:

Sumário

Atribui público louvor à Obra Católica Portuguesa das Migrações, nos 50 anos da sua fundação

Texto do documento

Louvor 747/2012

A Obra Católica Portuguesa das Migrações (OCPM), fundada em 1962, completa neste ano de 2012 o seu cinquentenário. Tendo sido criada para responder às necessidades do grande número de portugueses que saía de Portugal nos anos 60, soube adaptar-se à realidade e passou a atuar também junto dos imigrantes residentes em Portugal, através das dioceses da Igreja Católica no nosso país, e também junto das comunidades portuguesas dispersas pelo mundo.

O exemplar trabalho de acompanhamento e de apoio às comunidades migrantes, quer pelo mundo fora, quer em Portugal, é o testemunho do cumprimento do objetivo assumido há 50 anos e da capacidade de adaptação aos novos tempos, à nova realidade social e aos novos anseios que a sociedade demonstra ter.

O papel dos missionários e da rede diocesana manifesta-se nas respostas, sempre discretas, aos pedidos de ajuda, aos pedidos de apoio em questões de documentação, de ajuda para encontrar casa e trabalho, ou para interpretação junto das entidades e organismos locais. Este trabalho, que há felizmente hoje entidades públicas a fazer também em Portugal, resultado da criação e implementação de novas políticas públicas de imigração, coube durante várias décadas à Igreja Católica através da OCPM.

Porque a discrição na ação não deve ser motivo de falta de reconhecimento, atribuo público louvor à Obra Católica Portuguesa das Migrações, nos 50 anos da sua fundação.

É o reconhecimento público do Governo de Portugal pelo trabalho desenvolvido pela OCPM, que não pode deixar de salientar igualmente o empenho pessoal de pessoas que, com diversas responsabilidades, contribuíram para o sucesso desta instituição.

Julgo, a esse respeito, ser oportuno destacar e louvar o papel dos sucessivos Presidentes da Comissão Episcopal da Pastoral Social e da Mobilidade Humana, D. Eurico Dias Nogueira, Arcebispo Emérito de Braga, D. Teodoro de Faria, Bispo Emérito do Funchal, D. Januário Torgal Mendes Ferreira, Bispo das Forças Armadas e de Segurança, D. António Vitalino Fernandes Dantas, Bispo de Beja e do seu atual Presidente, D. Jorge Ferreira da Costa Ortiga, Arcebispo Primaz de Braga.

E, também, o trabalho e dedicação dos Diretores da OCPM, o Padre Manuel Bernardo Nobre Soares e o Padre Rui Manuel da Silva Pedro, do atual Diretor, Frei Francisco de Sales Diniz, assim como o dos Missionários e ex-Missionários da Obra Católica, Padre António da Silva Rodrigues Barbosa, Padre Bártolo Paiva Pereira, senhor José da Silva, Padre Júlio Esteves Pinheiro, Padre Albano Teixeira Fraga, Padre Manuel Gonçalves Janeiro e Padre Aloísio Manuel Sousa Ribeiro Azevedo de Araújo são igualmente dignos de louvor.

Quero sobretudo que este louvor seja um sinal de encorajamento à OCPM mas também a todos os que trabalham em prol dos outros, não esperando outro reconhecimento que não a melhoria das condições de vida daqueles a quem prestam auxílio.

28 de novembro de 2012. - O Secretário de Estado Adjunto do Ministro Adjunto e dos Assuntos Parlamentares, Feliciano José Barreiras Duarte.

23472012

Anexos

  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/1364864.dre.pdf .

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Clínica Internacional de Campo de Ourique
Pub

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda