Clínica Internacional de Campo de Ourique
Pub

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Louvor 605/2012, de 25 de Outubro

Partilhar:

Sumário

Louva o coronel de infantaria Alfredo Manuel Catarino Carvalhão Tavares

Texto do documento

Louvor 605/2012

Louvo o Coronel de Infantaria, NIM 18442080, Alfredo Manuel Catarino Carvalhão Tavares, pela forma altamente honrosa e brilhante como desempenhou as funções que lhe foram cometidas ao longo dos trinta e três anos de serviço ativo.

Ao longo da sua carreira de Oficial de Infantaria, o Coronel Carvalhão Tavares revelou-se como um oficial de altíssimo gabarito, com uma sólida formação ética e moral e irrepreensível conduta militar, o que a par das excecionais qualidades e virtudes militares de que é detentor, o levou a constituir-se como uma referência para aqueles que com ele privaram e um exemplo de firmeza na persecução dos objetivos, quer os determinados superiormente no decurso das suas funções, quer aqueles por si mesmo identificados.

Oficial de elevada capacidade de trabalho, grande espírito de iniciativa e extraordinária capacidade de adaptação a novas circunstâncias, sempre pautou a sua conduta pelos ditames da honra e do dever, objetivamente reconhecido nos diversos louvores e condecorações patenteadas na sua folha de serviços.

No desempenho das suas funções de Subalterno, como comandante de Pelotão e Adjunto da Companhia de Apoio de Combate, revelou elevada qualificação técnica na área das armas pesadas, perfeito sentido do dever e espírito de obediência, qualidades que se vieram a refletir, de forma particular, no superior nível técnico-tático atingido pelos instruendos do 1.º Turno do CFP/86, que também formou, enquanto comandante da 1.ª Companhia de Instrução do Regimento de Infantaria de Tomar.

Como Capitão, demonstrou possuir um vasto conjunto de qualidades profissionais e pessoais que evidenciaram a sua especial vocação para o exercício do comando de tropas. Oficial muito consciente dos seus deveres e responsabilidades revelou, ao longo dos anos em que desempenhou funções neste Posto, uma permanente disponibilidade para o serviço, elevada capacidade de trabalho e espírito de iniciativa, o que aliado à sua invejável competência técnica e a um espírito de missão inabalável, lhe permitiram, enquanto comandante de Subunidades Operacionais do 1.º BIMoto da 1.ª Brigada Mista Independente

(1.ª BMI), criar e garantir níveis de instrução, de operacionalidade e de coesão entre os seus Quadros e tropas, os quais se cotaram como dos mais elevados na sua Unidade. Como Oficial de Informações e Segurança do seu Regimento, revelou ainda uma especial aptidão para o desempenho das funções de Estado-Maior, consubstanciada na forma muito metódica e organizada como desenvolveu as diversas tarefas que lhe foram delegadas. O rigor e acuidade dos seus estudos e análises, conducentes a propostas de Estado-Maior válidas e oportunas, designadamente aqueles conduzidos no quadro de planeamento e conduta dos diversos exercícios realizados pelo 1.º BIMoto/1.ª BMI, contribuíram de forma decisiva para que fossem atingidos os objetivos superiormente estabelecidos, tornando-se desta forma digno das melhores referências públicas.

Nas funções como Oficial Superior, destacou-se inequivocamente pela forma particularmente notória e exemplar como desempenhou as múltiplas e, por vezes, muito complexas tarefas que lhe foram cometidas ao longo dos anos, nas diversas Unidades e Órgãos onde prestou serviço.

Como elemento integrante da Comissão Instaladora do Grupo de Aviação Ligeira do Exército (GALE), revelou extraordinárias qualidades militares, em situações particularmente difíceis e exigentes. Nomeado por escolha para chefiar o núcleo central desta Comissão, desenvolveu um amplo conjunto de ações tendentes ao levantamento dos órgãos de Comando, Apoio de Serviços e de Estado-Maior do GALE. As suas propostas, adequadas e fundamentadas e as soluções que apresentou, para obviar aos intrincados problemas, resultantes do levantamento de uma Unidade de características tão especiais, contribuíram decisivamente para que os difíceis obstáculos surgidos fossem vencidos, garantindo assim que o desafio que este programa representou para o Exército Português fosse superado de forma consistente e sustentada.

Oficial de elevada craveira intelectual e sólida formação moral, evidenciou um espírito de sacrifício e uma dedicação ao serviço inexcedíveis que o tornaram apto a assumir e levar a cabo as mais complexas tarefas, tornando-se desta forma merecedor da plena confiança dos seus superiores e subordinados.

Neste âmbito é de destacar a forma extraordinariamente competente como exerceu as funções especialmente difíceis de comandante do Batalhão de Apoio de Serviços da Brigada Mecanizada Independente (BMI). Oficial extremamente dedicado ao serviço e com um perfeito sentido do dever, revelou-se como uma pedra basilar para o cumprimento das numerosas e complexas tarefas cometidas a esta Unidade, quer no âmbito da BMI, quer no quadro das atividades do Campo Militar de Santa Margarida, num período em que a escassez de recursos afetou, significativamente, a capacidade operacional da sua Unidade.

Como comandante do Regimento de Infantaria 14, o Coronel Carvalhão Tavares evidenciou-se pela forma extremamente dedicada e eficiente como desempenhou essas funções. Oficial de reconhecida competência, pautou a sua ação de comando de forma muito inteligente, sensata e oportuna, promovendo o permanente empenhamento do pessoal sob o seu comando na persecução dos objetivos ditados superiormente. A sua natural aptidão para planear, organizar e coordenar as multifacetadas atividades, a par de uma atenta preocupação na gestão parcimoniosa dos recursos humanos, materiais e financeiros, contribuiu inequivocamente para que a missão da Unidade que comandou fosse cumprida de forma muita distinta e eficiente. Neste âmbito, e numa região de fortes tradições militares, são ainda de destacar as suas iniciativas no campo da cooperação com a sociedade civil e a convivência com as autoridades locais, plasmadas não só na celebração de diversos protocolos e parcerias com diferenciados Institutos Públicos, consolidando a imagem da Instituição Militar na região de Viseu.

No desempenho das funções de Oficial de Operações Aéreas (ACOS G3 AIR) no Quartel - General de Corpo de Exército de Projeção Rápida NATO, Valência, Espanha, o Coronel Carvalhão Tavares desde cedo se destacou pelo excelente carácter, lealdade, abnegação e um permanente empenho em bem servir.

Oficial possuidor de um forte espírito de camaradagem e cooperação num ambiente multinacional, evidenciou uma rara capacidade para o desempenho das complexas funções que lhe foram cometidas, no âmbito do cargo que ocupava. As suas qualidades, por todos reconhecidas, fizeram com que que fosse escolhido, de entre os seus pares, para chefiar o Estado-Maior do Posto de Comando Alternativo num momento critico para o Quartel-General, no decurso do seu processo de certificação NATO. De igual forma, foi com naturalidade que o Coronel Carvalhão Tavares foi proposto e aceite para o desempenho de outras funções, não só de certificação e de stand-by do Battle Group da União Europeia, mas também no âmbito de exercícios de treino operacional de certificação de forças NATO, atestando a consideração e confiança de que este oficial era portador, por parte do Comando do Quartel-General.

Colocado no Estado-Maior do Comando Operacional Conjunto (COC) do EMGFA, veio, uma vez mais, a demonstrar as qualidades pessoais e profissionais, apanágio indissociável da sua personalidade. A sua elevada preparação técnica, capacidade de trabalho e enorme espírito de iniciativa, permitiram-lhe responder, de forma muito eficiente e eficaz, às diversas solicitações decorrentes do seu cargo. Neste âmbito, é de toda a justiça destacar o seu precioso contributo para o exercício LUSÍADA 2011, designadamente no que concerne à implementação, controlo e conduta da célula EXCON, contribuindo decisivamente para o bom andamento deste evento de cariz conjunto. O seu elevado profissionalismo, perfeito sentido do dever, espírito de missão e de camaradagem ficaram ainda refletidos na forma como, voluntariamente, se ofereceu para desempenhar as funções de Chefe de Turno no Joint Operations Centre, acionado no decurso da Operação MANATIM.

Ainda no exercício das suas funções no âmbito do COC, é de referir o excelente trabalho de preparação, coordenação e difusão das Normas de Execução Permanente, conseguindo com o seu dinamismo, que este processo, ainda em curso, tivesse o andamento que há muito carecia.

No momento em que vai transitar para a situação de Reserva, é de toda a justiça reconhecer publicamente as excecionais qualidades e virtudes militares e pessoais, das quais se relevam a lealdade, a frontalidade e a elevada capacidade de liderança e que creditam o Coronel Carvalhão Tavares como sendo um Oficial de elevadíssima craveira, devendo, por isso, os serviços por si prestados, serem considerados extraordinários, relevantes e distintos, de que resultou honra e lustre para as Forças Armadas Portuguesas e para Portugal.

25 de setembro de 2012. - O Chefe do Estado-Maior-General das Forças Armadas, Luís Evangelista Esteves de Araújo, general.

206464751

Anexos

  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/1358517.dre.pdf .

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Clínica Internacional de Campo de Ourique
Pub

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda