Clínica Internacional de Campo de Ourique
Pub

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Louvor 602/2012, de 25 de Outubro

Partilhar:

Sumário

Louva o coronel piloto aviador António Carlos da Costa Nascimento

Texto do documento

Louvor 602/2012

Louvo o Coronel Piloto Aviador, NIP 062279-G, António Carlos da Costa Nascimento, pela forma notável como desempenhou durante cerca de um ano, as exigentes funções de Chefe da Repartição de Planos do Estado-Maior do Comando Operacional Conjunto (COC).

O Coronel Costa Nascimento rapidamente se integrou na equipa que tão bem liderou, planeando, desenvolvendo e concretizando, de forma brilhante, um número muito significativo de importantes atividades, num exercício contínuo de boa gestão do tempo, de recursos e de prioridades, em sintonia com as orientações superiormente definidas, sempre pugnando pela qualidade e pertinência dos produtos finais.

Oficial distinto e possuidor de excelentes qualidades pessoais e militares, revelou, em todas as circunstâncias, uma postura absolutamente irrepreensível a todos os níveis, um profundo empenho e total disponibilidade, lealdade e frontalidade, constituindo-se desde logo, como um elemento de referência do Estado-Maior do COC e um colaborador de reconhecido mérito, estimado e considerado por superiores e subordinados.

A sua capacidade de trabalho, de liderança e espírito de iniciativa, associados a um elevado sentido crítico e de organização, forte determinação e objetividade, refletiram-se diretamente nos excelentes resultados atingidos, assegurando respostas pragmáticas, atempadas e rigorosas, determinantes no apoio ao processo de decisão superior em matérias de elevada sensibilidade e relevância operacional.

Da multiplicidade de trabalhos e pareceres produzidos sob a sua responsabilidade, merecem especial destaque, pela sua importância para a resposta operacional das Forças Armadas, a preparação das Diretivas Operacionais (DIROP) respeitantes às Forças Nacionais Destacadas, no quadro de missões da OTAN (ISAF, KFOR e de Policiamento Aéreo na Islândia), da UE (Operações ATALANTA e EUTM Somália), e da ONU (UNIFIL), e à participação nacional no âmbito das NATO Response Force e das Standing NATO Maritime Groups, bem como a revisão das DIROP referentes à Força de Reação Imediata (FRI), à Companhia Geral CIMIC e ao exercício do Comando e Controlo. No âmbito do planeamento operacional, foram atualizados importantes planos de contingência e elaborados os Conceitos de Operações para o exercício LUSÍADA 2011 e para a Operação MANATIM, com resultados já publicamente reconhecidos, tendo-se procedido ao levantamento da estrutura do Grupo de Planeamento Operacional Conjunto do COC. O Coronel Costa Nascimento foi ainda responsável pela consolidação dos contributos do COC em apoio à participação do CEMGFA e do MDN em múltiplas reuniões de âmbito nacional e internacional, designadamente do Conselho Superior de Defesa Nacional e na OTAN e UE. Finalmente, não pode ser omitido o papel preponderante que teve enquanto representante do COC no âmbito dos trabalhos relativos à Reorganização da Estrutura Superior da Defesa Nacional e das Forças Armadas, cujo contributo se revelou, também por esta via, da maior relevância para a consolidação e adequação da organização daquele Comando Conjunto à respetiva missão.

Subjacente a este vasto conjunto de atividades desenvolvidas pelo Coronel Costa Nascimento, está, naturalmente, uma permanente procura de soluções equilibradas e adequadas, implicando um relacionamento próximo e coordenado com um igualmente vasto conjunto de entidades, quer ao nível do próprio EMGFA, quer dos Ramos, tarefa que o Coronel Costa Nascimento soube assegurar com elevado sentido de responsabilidade, pragmatismo e determinação.

Pela forma altamente profissional, dedicada e competente como cumpriu as suas funções de Chefe da Repartição de Planos do Estado-Maior do Comando Operacional Conjunto, é de inteira justiça reconhecer publicamente, através deste louvor, o excelente desempenho do Coronel Costa Nascimento, tendo revelado excecionais qualidades pessoais e militares, pelo que considero os seus serviços como extraordinários, relevantes e distintos de onde resultou honra e lustre para as Forças Armadas e para o País.

12 de setembro de 2012. - O Chefe do Estado-Maior-General das Forças Armadas, Luís Evangelista Esteves de Araújo, general.

206464849

Anexos

  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/1358514.dre.pdf .

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Clínica Internacional de Campo de Ourique
Pub

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda