Clínica Internacional de Campo de Ourique
Pub

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Louvor 583/2012, de 23 de Outubro

Partilhar:

Sumário

Louva o major de cavalaria Nuno Lourenço Álvares Alves de Sousa

Texto do documento

Louvor 583/2012

Louvo o Major de Cavalaria, NIM 08357090, Nuno Lourenço Álvares Alves de Sousa, pela forma altamente honrosa e brilhante como desempenhou as funções de Oficial de Operações do Grupo de Autometralhadoras, da Brigada de Intervenção, enquanto Força Nacional Destacada, no Teatro de Operações do Kosovo (GAM/BrigInt/FND/KFOR), de outubro de 2011 a março de 2012.

No exercício das suas funções o Major Alves de Sousa delineou o conceito de preparação e emprego da Unidade e acompanhou a sua execução, evidenciando uma postura reveladora de invulgar espírito de missão e extrema dedicação. Foi o principal planeador e coordenador dos exercícios de verificação e prontidão das unidades de Manobra da Kosovo Tactical Maneuver, Tactical Reserve da Kosovo Force (KTM/TACRES/KFOR) e do exercício SILVER SABER, principal exercício de treino de controlo de tumultos, realizado ao nível da KFOR, que contou com a participação de outras organizações presentes no teatro de operações.

É de salientar o excelente desempenho do Major Alves de Sousa durante as fases de planeamento e de execução de um conjunto de operações desenvolvidas pela KTM/TACRES/KFOR, pela forma extremamente esclarecida e objetiva como soube interpretar a missão, contribuindo, decisivamente, para a manutenção da coesão da força. Destaca-se a sua participação nas operações para a manutenção do Posto de Controlo (OP2) "ORF REINFORCEMENT e para remoção de obstáculos, DAWN RESOLUTION", "DAWN MOMENTUM" e "AMAZING TRY", em particular esta última onde, na sequência dos confrontos físicos com os manifestantes, num ato de arrojada bravura, revelou impressionante coragem e desprezo pelo perigo ao socorrer um militar português, que estava a ser atacado por um grupo de opositores, possibilitando o seu resgate para junto dos demais camaradas.

Oficial de elevada formação ética e moral, dotado de excecionais qualidades militares e de grande coragem física e moral, constituiu-se permanentemente como referência e exemplo para aqueles com quem privou, pela sua irrepreensível postura militar, conduta e constante preocupação pela prossecução dos objetivos determinados.

Pelo que foi exposto é de toda a justiça reconhecer publicamente as virtudes militares e pessoais que creditam o Major Alves de Sousa como sendo um Oficial de elevada craveira, que pautou sempre a sua atuação pela afirmação constante de elevados dotes de caráter, em que se relevam a lealdade, o espírito de sacrifício e a abnegação, devendo, por isso, os serviços por si prestados, serem considerados, extraordinários, relevantes e distintos, de que resultou honra e lustre para as Forças Armadas e para Portugal.

1 de agosto de 2012. - O Chefe do Estado-Maior-General das Forças Armadas, Luís Evangelista Esteves de Araújo, general.

206459843

Anexos

  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/1358106.dre.pdf .

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Clínica Internacional de Campo de Ourique
Pub

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda