A partir do dia 27 de Agosto de tarde este serviço será suspenso durante um periodo indeterminado que se espera curto. Lamento qualquer inconveniente que isto possa causar.

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Louvor 583/2012, de 23 de Outubro

Partilhar:

Sumário

Louva o major de cavalaria Nuno Lourenço Álvares Alves de Sousa

Texto do documento

Louvor 583/2012

Louvo o Major de Cavalaria, NIM 08357090, Nuno Lourenço Álvares Alves de Sousa, pela forma altamente honrosa e brilhante como desempenhou as funções de Oficial de Operações do Grupo de Autometralhadoras, da Brigada de Intervenção, enquanto Força Nacional Destacada, no Teatro de Operações do Kosovo (GAM/BrigInt/FND/KFOR), de outubro de 2011 a março de 2012.

No exercício das suas funções o Major Alves de Sousa delineou o conceito de preparação e emprego da Unidade e acompanhou a sua execução, evidenciando uma postura reveladora de invulgar espírito de missão e extrema dedicação. Foi o principal planeador e coordenador dos exercícios de verificação e prontidão das unidades de Manobra da Kosovo Tactical Maneuver, Tactical Reserve da Kosovo Force (KTM/TACRES/KFOR) e do exercício SILVER SABER, principal exercício de treino de controlo de tumultos, realizado ao nível da KFOR, que contou com a participação de outras organizações presentes no teatro de operações.

É de salientar o excelente desempenho do Major Alves de Sousa durante as fases de planeamento e de execução de um conjunto de operações desenvolvidas pela KTM/TACRES/KFOR, pela forma extremamente esclarecida e objetiva como soube interpretar a missão, contribuindo, decisivamente, para a manutenção da coesão da força. Destaca-se a sua participação nas operações para a manutenção do Posto de Controlo (OP2) "ORF REINFORCEMENT e para remoção de obstáculos, DAWN RESOLUTION", "DAWN MOMENTUM" e "AMAZING TRY", em particular esta última onde, na sequência dos confrontos físicos com os manifestantes, num ato de arrojada bravura, revelou impressionante coragem e desprezo pelo perigo ao socorrer um militar português, que estava a ser atacado por um grupo de opositores, possibilitando o seu resgate para junto dos demais camaradas.

Oficial de elevada formação ética e moral, dotado de excecionais qualidades militares e de grande coragem física e moral, constituiu-se permanentemente como referência e exemplo para aqueles com quem privou, pela sua irrepreensível postura militar, conduta e constante preocupação pela prossecução dos objetivos determinados.

Pelo que foi exposto é de toda a justiça reconhecer publicamente as virtudes militares e pessoais que creditam o Major Alves de Sousa como sendo um Oficial de elevada craveira, que pautou sempre a sua atuação pela afirmação constante de elevados dotes de caráter, em que se relevam a lealdade, o espírito de sacrifício e a abnegação, devendo, por isso, os serviços por si prestados, serem considerados, extraordinários, relevantes e distintos, de que resultou honra e lustre para as Forças Armadas e para Portugal.

1 de agosto de 2012. - O Chefe do Estado-Maior-General das Forças Armadas, Luís Evangelista Esteves de Araújo, general.

206459843

Anexos

  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/1358106.dre.pdf .

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda