Clínica Internacional de Campo de Ourique
Pub

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Louvor 553/2012, de 4 de Outubro

Partilhar:

Sumário

Louva o tenente-coronel de infantaria Manuel Nunes Maio Rosa

Texto do documento

Louvor 553/2012

Louvo o Tenente-Coronel de Infantaria, NIM 13360886, Manuel Nunes Maio Rosa, pela forma altamente honrosa e brilhante como desempenhou as funções que lhe foram cometidas no NATO Allied Force Command Headquarters Madrid (FC HQ Madrid), nos últimos três anos.

As múltiplas qualidades pessoais e profissionais que o caracterizam, designadamente a iniciativa, a determinação e a capacidade de adaptação a novas situações, refletiram-se no cumprimento irrepreensível das suas tarefas e no pleno reconhecimento, pelos respetivos superiores hierárquicos e seus pares, nacionais e estrangeiros, do seu valioso contributo para a missão do FC HQ Madrid.

Tendo assumido as funções de Staff Officer Land/Situation Cell do Deployable Joint Staff Element 2 (DJSE2), participou ativamente no processo de implementação desta nova estrutura no seio do FC HQ Madrid. Posteriormente, tendo-lhe competido monitorizar e manter a Situational Awareness (SA) relativamente a operações correntes da NATO, como a Operação Unified Protector na Líbia e a International Security Assistance Force (ISAF), no Afeganistão, o seu trabalho foi publicamente elogiado pela síntese e objetividade de que se revestiu.

No primeiro semestre de 2011 assumiu, em substituição, as funções de Chefe da Delegação Portuguesa no FC HQ Madrid e destacou-se pelo modo eficaz e conciliador como sempre acautelou a posição nacional nas diversas solicitações que foram dirigidas a Portugal.

No último semestre da sua comissão de serviço, integrando o contingente do FC HQ Madrid destacado para o exigente teatro de operações do Afeganistão como Deputy Chief Operations (DCHOPS) no Situational Awareness Room (SAR) do Headquarters ISAF (HQ ISAF), desde logo se evidenciou pela sua capacidades de comunicação, de coordenação e de organização.

Por esta razão, foi nomeado para liderar o processo de revisão das SOP e das Standard Operating Instructions (SOI) no âmbito da estrutura que integrava, assim como foi interveniente na redação da COMISAF Direction and Guidance for Escalation of Force, das ISAF Operational Reporting Procedures e das COMISAF Immediate Notification Criteria. As particularidades do HQ ISAF, com os seus exigentes requisitos operacionais, associadas ao processo de transição em curso, acentuaram a delicadeza da missão do Tenente-Coronel Maio Rosa.

Pelas qualidades que o caracterizam, de que se destacam a afirmação constante de elevados dotes de caráter, lealdade, abnegação, espírito de sacrifício e sentido de missão, é pois, de inteira justiça reconhecer através deste público louvor os serviços prestados pelo Tenente-Coronel Maio Rosa, os quais são considerados extraordinários, relevantes e distintos, de que resultou honra e lustre para as Forças Armadas e para Portugal.

10 de setembro de 2012. - O Chefe do Estado-Maior-General das Forças Armadas, Luís Evangelista Esteves de Araújo, general.

206421026

Anexos

  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/1355981.dre.pdf .

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Clínica Internacional de Campo de Ourique
Pub

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda