Clínica Internacional de Campo de Ourique
Pub

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Louvor 497/2012, de 4 de Setembro

Partilhar:

Sumário

Louva o contra-almirante António Carlos Vieira Rocha Carrilho

Texto do documento

Louvor 497/2012

Louvo o Contra-Almirante M, NII 24174, António Carlos Vieira Rocha Carrilho, pela elevadíssima competência profissional, grande dedicação e inteira disponibilidade patenteados como Chefe da Divisão de Recursos do Estado-Maior-General das Forças Armadas (EMGFA), que por motivos imperiosos de gestão, vai destacar para outro importante cargo, o de Subdiretor no Instituto de Estudos Superiores Militares (IESM).

No exercício das suas funções, como chefe da Divisão de Recursos, o Contra-Almirante Rocha Carrilho pautou o seu desempenho com assinalável lisura, grande determinação, indelével lealdade e dedicação ao serviço. A sua atividade estendeu-se por áreas de grande complexidade, apontando entre outros, os estudos desenvolvidos no âmbito da gestão dos cargos internacionais e no planeamento e execução da transferência para Portugal dos órgãos da NATO, de acordo com a estrutura definida na cimeira de Lisboa.

No processo da STRIKFORNATO, a sua liderança e as linhas de ação desenvolvidas como chefe do Grupo de Trabalho para a Nova Estrutura de Comandos da NATO conduziram, de forma relevante e exemplar à concretização da transferência desta «Reaction Force» para o Reduto Gomes Freire, em tempo, facto que mereceu os maiores elogios nacionais e internacionais. De igual modo, o processo relativo à Escola Latina, embora à data ainda não visível, recolhe igualmente forte admiração, pelo pragmatismo e iniciativas assumidas no âmbito da definição da futura localização e, na elaboração e defesa em sede própria do «Capability Package», indispensável à prossecução deste segundo objetivo.

A relevância da sua atuação está ainda expressa no contributo para o estabelecimento e definição de normas para o preenchimento de cargos internacionais na matriz NATO e outros, obedecendo a critérios tangíveis e objetivos, num quadro de forte constrangimento económico e financeiro. Sublinha-se ainda, a assessoria prestada no desenvolvimento e acompanhamento da execução do orçamento das Forças Nacionais Destacadas, cuja atuação conduziu a mecanismos de uniformização de procedimentos e a um controlo orçamental com rigor e transparência.

A Direção de Recursos, muito reduzida em efetivos, não limitou a sua ação de chefia, facto que merece particular enfoque, pela forma determinada como estabeleceu as prioridades, definiu objetivos e manteve a coesão e a motivação do grupo por si liderado, fatores indispensáveis à prossecução das metas superiormente determinadas.

Militar estudioso, meticuloso e ponderado na análise dos processos, confirmou estas qualidades através de propostas e pareceres fundamentais no apoio à decisão, em matérias de grande sensibilidade e exposição, sem tibiezas e com elevado sentido de responsabilidade, pelo que, é o Contra-Almirante Rocha Carrilho digno merecedor de público reconhecimento pelo notável desempenho demonstrado, devendo, os serviços por si prestados, ser considerados como extraordinários, relevantes e distintos.

3 de julho de 2012. - O Chefe do Estado-Maior-General das Forças Armadas, Luís Evangelista Esteves de Araújo, general.

206351059

Anexos

  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/1348499.dre.pdf .

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Clínica Internacional de Campo de Ourique
Pub

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda