Clínica Internacional de Campo de Ourique
Pub

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Louvor 445/2012, de 30 de Julho

Partilhar:

Sumário

Louva o tenente-coronel de infantaria Francisco José Ferreira Duarte

Texto do documento

Louvor 445/2012

Louvo o Tenente-Coronel de Infantaria, NIM 11794785, Francisco José Ferreira Duarte, pela forma extraordinariamente competente e altamente meritória como desempenhou as funções de Comandante do Campo de Treino de BIHANGA, no âmbito da missão European Union Training Mission - Somália (EUTM - Somália).

Oficial muito dinâmico, dotado de elevada capacidade de trabalho e sentido do dever, pautou a sua ação de comando por uma permanente preocupação nos detalhes postos no planeamento, coordenação e execução das múltiplas tarefas decorrentes da função que desempenhou. Destas, releva-se a forma particularmente profissional como estabeleceu e soube manter as mais profícuas relações de trabalho e cooperação quer com o comandante da EUTM, quer com o comandante ugandês do Campo de Treino, especialmente no que respeita à conduta das diversas tarefas especificamente associadas à missão.

Pese embora a circunstância de esta ter sido a primeira vez que um oficial português foi nomeado para o desempenho deste cargo, no âmbito da sua ação como comandante do Campo de Bihanga, o Tenente-Coronel Ferreira Duarte demonstrou um inexcedível espírito de iniciativa e elevados conhecimentos técnico-profissionais, objetivamente reconhecidos não só na forma como foi desenvolvido o plano de treino, mas também na forma muito eficaz como foram conduzidos os programas de preparação e receção das equipas de instrutores dos cerca de 14 países, que coabitaram no Campo que comandou, durante cerca de 8 meses. Ainda neste âmbito é de referir a sua particular atenção para as ações tendentes à incorporação de 1000 recrutas somalis, conseguindo, deste modo, que todo o processo de planeamento, preparação e execução a ela associada, decorresse de forma eficiente e que fosse objeto das melhores referências.

Oficial de forte formação ética e moral, demonstrou uma permanente sensibilidade e atenção aos aspetos culturais tão díspares em presença no Campo de Treino de Bihanga, qualidades que lhe granjearam o maior respeito de todos aqueles que com ele lidaram, constituindo-se como uma permanente referência pela sua postura e perseverança na prossecução dos objetivos estabelecidos.

Como comandante do Campo de Treino o Tenente-Coronel Ferreira Duarte demonstrou possuir elevada capacidade de liderança e de organização, com um claro conhecimento da sua missão, conseguindo desta forma superar os obstáculos decorrentes da presença de tão diversificados atores onde se incluíam, para além do comandante ugandês do campo, os oficiais de ligação somalis, os representantes das diferentes áreas de Estado - Maior da missão e os oficiais de ligação no Quénia, entre outros. Os esforços de cooperação e coordenação por si desenvolvidos, contribuíram significativamente para que fossem conseguidos os apoios necessários para a beneficiação das infraestruturas do Campo, assegurando ainda as necessárias condições de habitabilidade, sanitárias e de alimentação.

Também no âmbito das suas funções é de destacar o cuidado posto na preparação, controlo e conduta das diversas visitas ao Campo de Treino, efetuadas por Altas Entidades dos países ali representados, com destaque para a do Political Security Committee EU com uma delegação com cerca de 27 embaixadores, as quais foram objeto das melhores referências por parte de todos quantos tiveram a oportunidade de nelas participar.

Pelo conjunto das atividades desenvolvidas e pela afirmação constante das suas excecionais qualidades e virtudes militares, é o Tenente-Coronel Ferreira Duarte merecedor deste público reconhecimento pela ação de comando que desenvolveu de forma brilhante e com excecional zelo, que muito contribuiu para a eficiência, prestígio e cumprimento da missão das Forças Armadas Portuguesas.

3 de julho de 2012. - O Chefe do Estado-Maior-General das Forças Armadas, Luís Evangelista Esteves de Araújo, general.

206274036

Anexos

  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/1343728.dre.pdf .

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Clínica Internacional de Campo de Ourique
Pub

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda