A partir do dia 27 de Agosto de tarde este serviço será suspenso durante um periodo indeterminado que se espera curto. Lamento qualquer inconveniente que isto possa causar.

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Louvor 431/2012, de 30 de Julho

Partilhar:

Sumário

Louva o primeiro-tenente fuzileiro Bastian Gomes de Freitas

Texto do documento

Louvor 431/2012

Louvo o Primeiro-Tenente Fuzileiro, NII 23994, Bastian Gomes de Freitas, pela exemplar competência profissional, dedicação e invulgar eficiência evidenciadas no desempenho das funções de Oficial de Operações e Analista de Informações na Célula de Informações Militares no Afeganistão (CIM-A).

A par da sua sólida formação militar, o Primeiro-Tenente Gomes de Freitas revelou sempre excecionais qualidades pessoais e uma extraordinária competência técnica, aspetos de extrema importância no contexto das Informações, predicados que soube utilizar com mestria para estabelecer e manter um relacionamento profissional de absoluta confiança e grande proximidade com as congéneres internacionais e o CJ2-J2X do Quartel-General da ISAF. Desde cedo se distinguiu pelo excecional zelo, dedicação, elevadíssima capacidade técnica e domínio de diversas áreas do saber, demonstrando-o em todas as ocasiões em que foi solicitada a sua participação. Dotado de uma invulgar capacidade de trabalho e de relevantes conhecimentos nas áreas das Informações e da contra-informação amplamente evidenciados através da capacidade de pesquisa, de produção e na qualidade dos trabalhos disseminados por esta Célula.

Responsável pelo planeamento, direção e emprego dos recursos e meios de pesquisa HUMINT da Célula, soube de forma eficiente articulá-los de modo a obter notáveis resultados, de elevado valor para a segurança e proteção do Contingente Nacional, tendo estes sido reconhecidos e muito elogiados pelos seus interlocutores nacionais e internacionais. Este reconhecimento traduziu-se no convite do Comandante da Gendarmerie Francesa em Camp Warehouse, para colaborar com a equipa de contrainformação francesa na avaliação de segurança do National Police Training Center (NPTC), em Wardak, e a apresentar noutros fora da comunidade internacional de Informações, os seus conhecimentos sobre esta matéria. Evidenciou-se ainda pela forma célere e minuciosa como desenvolveu a análise e interpretação das largas centenas de documentos sobre o potencial de ameaça impendente sobre o contingente nacional à qual dedicou, de forma abnegada, o tempo necessário para extrair toda a informação pertinente neles contida, e cujo produto final foi oportunamente difundido para a cadeia de comando do Contingente Nacional e para o CISMIL-EMGFA.

Oficial possuidor de forte personalidade, soube, em todas as circunstâncias, liderar eficazmente a sua área de responsabilidade e encontrar as respostas adequadas às inúmeras exigências com que esta foi confrontada. De igual modo, nas ausências do comandante da CIM-A, assumiu a sua chefia de forma leal e abnegada, garantindo o cumprimento rigoroso das orientações superiormente estabelecidas, evidenciando um elevado espírito de corpo e extraordinária responsabilidade.

Pelas suas excecionais qualidades pessoais e virtudes militares, espírito de sacrifício e de obediência, contribuiu de forma notável para a excelência do trabalho desenvolvido pela CIM-A no apoio ao Contingente Nacional no Afeganistão, sendo por isso o Primeiro-Tenente Gomes de Freitas digno merecedor deste público louvor e que os seus serviços sejam reconhecidos como relevantes e muito meritórios.

1 de junho de 2012. - O Chefe do Estado-Maior-General das Forças Armadas, Luís Evangelista Esteves de Araújo, general.

206273915

Anexos

  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/1343714.dre.pdf .

Ligações para este documento

Este documento é referido no seguinte documento (apenas ligações a partir de documentos da Série I do DR):

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda