Clínica Internacional de Campo de Ourique
Pub

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Aviso (extrato) 9967/2012, de 24 de Julho

Partilhar:

Sumário

Abertura de procedimento concursal para um especialista de informática

Texto do documento

Aviso (extrato) n.º 9967/2012

Procedimento concursal de recrutamento para o preenchimento de um posto de trabalho na carreira especialista de informática, categoria de especialista de informática de grau 1 do mapa de pessoal do ISA.

Nos termos da alínea a) do n.º 1 do artigo 19.º da Portaria 83-A/2009 de 22 de janeiro, e dado não estarem constituídas reservas de recrutamento no próprio organismo, presumindo-se, igualmente, a inexistência de reservas de recrutamento constituídas pela ECCRC - Entidade Centralizada de Constituição de Reservas de Recrutamento, faz-se público que, por despacho do Presidente do Instituto Superior de Agronomia de 04 de julho 2012, se procede à abertura de um procedimento para o recrutamento de 1 (um) posto de trabalho da carreira de especialista de informática, categoria de especialista de informática de grau 1, do Mapa de Pessoal do Instituto Superior de Agronomia, na modalidade de contrato de trabalho em funções públicas por tempo indeterminado, pelo prazo de 10 dias úteis a contar da data da publicitação deste aviso no Diário da República, nos termos do artigo 26.º da Portaria 83-A/2009 de 22 de janeiro.

Legislação aplicável: Lei 12-A/2008 de 27 de fevereiro; Decreto Regulamentar 14/2008 de 31 de julho; Lei 59/2008 de 11 de setembro e Portaria 83-A/2009 de 22 de janeiro.

1 - Local de trabalho: Instituto Superior de Agronomia, sito na Tapada da Ajuda, 1349-017 Lisboa.

2 - Caracterização do posto de trabalho: um posto de trabalho a ocupar na modalidade de contrato de trabalho em funções públicas por tempo indeterminado, em conformidade com o estabelecido no Mapa de Pessoal.

Gestão de centros de dados; Planeamento, implementação e gestão de redes locais, cabladas ou sem fios, de grande dimensão e dispersão geográfica, com forte componente de infraestruturas de fibra ótica, incluindo segmentação em múltiplas VLAN's; Domínio da pilha de protocolos TCP/IP; Domínio de diversos sistemas operativos, nomeadamente em ambientes Unix e Windows; Planeamento, implementação e gestão de ambientes virtualizados, em particular virtualização de armazenamento e virtualização de servidores, suportados por sistemas de ficheiros em "cluster"; Gestão de segurança informática; Planeamento, implementação e gestão de serviços de Mail, Web, DNS, DHCP, RADIUS, VPN, SNMP, Proxies, Firewalls/IDSs, NAT, de tolerância a falhas, de gestão de conteúdos Web, de ficheiros e de autenticação; Domínio das seguintes tecnologias: Debian, Apache, MySQL, Drupal, Horde, Squid, Exim/Amavis/SpamAssassin, Courier POP3/IMAP, ISC Bind/DHCP, FreeRADIUS, Samba, equipamentos HP/3Com/H3C (e em particular a família WX), Eduroam, Xen/iSCSI/OCFS/LVM2, Linux HA/heartbeat, Spread/Wackamole, iptables, Snort e Ative Directory; Desenvolvimento e manutenção de aplicações internas em plataforma LAMP, incluindo a aplicação de atribuição de créditos à docência (ACD).

3 - Posicionamento remuneratório: De acordo com o disposto no artigo 55.º da Lei 12-A/2008 de 27 de fevereiro, sem prejuízo do n.º 1 do artigo 20.º da Lei 64-B/2011, de 30 de dezembro.

4 - Requisitos de admissão

4.1 - Requisitos gerais de admissão necessários à constituição da relação jurídica de emprego público os constantes do artigo 8 da Lei 12-A/2008 de 27 de fevereiro, sob pena de exclusão do procedimento:

a) ter nacionalidade Portuguesa;

b) ter 18 anos de idade completos;

c) não estar inibido do exercício de funções públicas ou interdito para o exercício das funções a que se candidata;

d) possuir robustez física e perfil psíquico indispensáveis ao exercício de funções;

e) ter cumprido as leis de vacinação obrigatória.

4.2 - Licenciatura ou Mestrado em Informática, não sendo permitida a substituição do nível habilitacional por formação ou experiencia profissional.

4.3 - Experiência comprovada na área de atividade do posto de trabalho a preencher;

4.4 - São requisitos preferenciais ter pelo menos 8 anos de experiência profissional na área da informática em instituições de ensino superior de média ou grande dimensão (2000 ou mais utilizadores), possuir conhecimentos em áreas de desenvolvimento de sistemas informáticos, nomeadamente de programação e de gestão de bases de dados, possuir conhecimentos em práticas de organização e gestão da função informática, e em particular certificação ITIL, ter domínio da língua inglesa, falada e escrita, ter experiência de ensino ou formação de informática e ter prática de coordenação de equipa técnica nessa área.

5 - Não podem ser admitidos candidatos que, cumulativamente, se encontrem integrados na carreira, sejam titulares da categoria e, não se encontrando em mobilidade, ocupem postos de trabalho previstos no mapa de pessoal do serviço idênticos aos postos de trabalho para cuja ocupação se publicita o procedimento, de acordo com a alínea l) do n.º 3 do artigo 19.º da Portaria 83-A/2009 de 22 de janeiro.

6 - O recrutamento é aberto aos trabalhadores com relação jurídica de emprego público por tempo indeterminado previamente constituída, de acordo com o despacho do Reitor da Universidade Técnica de Lisboa de 04 de março de 2010, e em caso de impossibilidade de preenchimento do posto de trabalho de entre aqueles trabalhadores, é igualmente aberto a trabalhadores com relação jurídica por tempo determinado, determinável ou sem relação jurídica de emprego público previamente estabelecida, sem prejuízo do disposto no n.º 6 do artigo 6.º da Lei 12-A/2008 de 27 de fevereiro.

7 - Os candidatos deverão reunir os requisitos referidos nos números anteriores até à data limite de apresentação das candidaturas.

8 - Formalização de candidaturas:

As candidaturas são apresentadas mediante preenchimento do formulário tipo aprovado por despacho do Ministro das Finanças de 17 de março de 2009, disponível em www.isa.utl.pt, podendo ser entregue pessoalmente ou remetido pelo correio, registado e com aviso de receção, para Instituto Superior de Agronomia Tapada da Ajuda, 1349-017 Lisboa, acompanhado de:

a) Curriculum vitae detalhado, datado e assinado do qual constem todos os elementos relevantes para apreciação do seu mérito;

b) Fotocópia do certificado de habilitações literárias;

c) Documentos comprovativos das ações de formação relacionadas com o conteúdo funcional do lugar posto a concurso;

d) Declaração emitida pelo serviço a que o candidato pertence, devidamente atualizada, da qual conste a modalidade de relação jurídica de emprego público que detém, o tempo de execução das atividades inerentes ao posto de trabalho que ocupa e o grau de complexidade das mesmas, para efeitos da alínea c) do n.º 2 do artigo 11.º da Portaria 83-A/2009 de 22 de janeiro;

e) Declaração de conteúdo funcional emitida pelo serviço a que o candidato se encontra afeto, devidamente atualizada, da qual conste a atividade que se encontra a exercer inerentes ao posto de trabalho que ocupa;

f) A avaliação de desempenho relativa ao último período, não superior a 3 anos, nos termos da alínea d) do n.º 2 do artigo 11.º da referida Portaria.

9 - Métodos de Seleção:

O presente recrutamento assume caráter de urgência, dada a carência de pessoal nos serviços de informática do ISA para satisfação de necessidades urgentes do serviço: deste modo, será utilizado somente um dos métodos de seleção obrigatórios indicados nas alíneas a) dos n.os 1 e 2 do artigo 53 da Lei 12-A/2008, de 27 de fevereiro, neste caso a Prova de Conhecimentos.

10 - Valoração e critérios do método de seleção:

10.1 - Classificação: A prova é valorada numa escala de 0 a 20 valores, considerando-se a valoração até às centésimas.

10.2 - A Prova de Conhecimentos será escrita e oral. Os tópicos abrangidos pela prova de conhecimentos são os constantes do Anexo 1, que é parte integrante do presente aviso. A bibliografia necessária à sua preparação consta do Anexo 2.

11 - As atas do júri, onde constam os parâmetros de avaliação e respetiva ponderação de cada um dos métodos de seleção a utilizar, a grelha classificativa e os sistemas de valoração dos métodos serão facultados aos candidatos sempre que solicitados.

12 - Em situações de igualdade de valoração, aplica-se o disposto no artigo 35.º da Portaria 83-A/2009 de 22 de janeiro.

13 - Os candidatos aprovados em cada método são convocados para a realização do método seguinte através de uma das formas previstas no n.º 3 do art.º. 30.º da mesma portaria.

De acordo com o n.º 1 do mesmo artigo 30.º os candidatos excluídos serão notificados por uma das formas previstas no seu n.º 3 para a realização da audiência dos interessados.

14 - A lista unitária de ordenação final dos candidatos, após homologação, é publicada na 2.ª série do Diário da República, afixada em local visível e público nas instalações do ISA, e disponibilizada na sua página eletrónica nos termos do n.º 6 do artigo 36.º da supra referida portaria.

15 - Júri do Concurso:

Presidente: Prof. Doutor Manuel Lameiras de Figueiredo Campagnolo, Professor Associado;

Vogais Efetivos

Prof. Doutor Jorge Orestes Lasbarréres Cerdeira, Professor Associado;

Prof. Doutor Miguel Pedro de Freitas Barbosa Mourato, Professor Auxiliar.

Vogais suplentes

Prof. Doutora Maria da Graça Corte-Real Mira da Silva Abrantes, Professora Auxiliar;

Lic. Ester Maria Teixeira de Morais Sarmento, Técnica Superior.

6 de julho de 2012. - O Presidente do Instituto Superior de Agronomia, Professor Doutor Carlos José de Almeida Noéme.

ANEXO 1

Temas a abordar na prova de conhecimentos

1 - Estatutos do Instituto Superior de Agronomia, aprovados pelo Despacho 10274/2009 2.ª serie do DR de 17 de abril

2 - Regime Jurídico das Instituições do Ensino Superior - Lei 62/2007 de 10 de setembro

3 - Regulamento de avaliação do desempenho dos docentes do Instituto Superior de Agronomia, aprovado pelo Despacho 1553/2011, publicado na 2.ª série do DR de 19 de janeiro

4 - Conjunto de tópicos referidos no ponto 2, caracterização do posto de trabalho.

ANEXO 2

Bibliografia para a prova de conhecimentos

James F. Kurose, Keith W. Ross. Computer Networking, A Top-Down Approach. 6th Ed, Pearson, 2013.

Edmundo Monteiro, Fernando Boavida. Engenharia de Redes Informáticas. FCA, 10a edição, 2011.

André Zúquete. Segurança em redes Informáticas. 3a Ed, FCA, 2010.

David E. Williams, Juan Garcia. Virtualization with Xen. Syngress, 2007.

Craig Hunt. Linux DNS Server Administration. Sybex, 2000.

Toby Kohlenberg. Snort IDS and IPS Toolkit. Syngress Publishing, 2007.

Douglas R. Mauro, Kevin J. Schmidt. Essencial SNMP. O'Reilly, 2001.

Philip Hazel. Exim, The Mail Transfer Agent. O'Reilly, 2001.

Duane Wessels. Web Caching. O'Reilly, 2001.

Dennis Shasha, Pilippe Bonnet. Database Tunning. Morgan Kaufmann Publishers, Elsevier Science, 2003.

Tom Petrocelli. Data Protection and Information Lifecycle Management. Prentice Hall, Pearson Education, 2006.

Jon C. Snader. VPNs Illustrated - Tunnels, VPNs, and IPsec. Addison Wesley, Pearson Education, 2006.

Jan van Bon. Foundations of IT Service Management Based on ITIL v3. Van Haren Publishing, 2007.

http://www.tldp.org/HOWTO/LVM-HOWTO/index.html http://www.netfilter.org/documentation/index.html

http://drupal.org/documentation

http://freeradius.org/doc/

http://httpd.apache.org/docs/

http://www.samba.org/samba/docs/

http://www.squid-cache.org/Doc/

http://dev.mysql.com/doc/

http://wiki.horde.org/

http://www.exim.org/docs.html

http://www.amavis.org/#doc

http://spamassassin.apache.org/doc.html

http://www.courier-mta.org/imap/documentation.html

http://www.linux-ha.org/doc/users-guide/users-guide.html http://www.isc.org/software/bind/documentation http://www.isc.org/software/dhcp/documentation http://www.spread.org/docs/guide/users_guide.pdf http://www.backhand.org/wackamole/course_notes_2002LV.pdf https://oss.oracle.com/projects/ocfs2/documentation/

http://www.h3c.com/portal/Technical_Support___Documents/Technical_Documents/WL AN/Access_Controller/

H3C_WX3000_Series_Unified_Switches/Configuration/User_Manual/H3C_WX_AC_UM-6W10 4/

206258282

Anexos

  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/1343078.dre.pdf .

Ligações deste documento

Este documento liga aos seguintes documentos (apenas ligações para documentos da Serie I do DR):

  • Tem documento Em vigor 2007-09-10 - Lei 62/2007 - Assembleia da República

    Estabelece o regime jurídico das instituições de ensino superior, regulando designadamente a sua constituição, atribuições e organização, o funcionamento e competência dos seus órgãos e ainda a tutela e fiscalização pública do Estado sobre as mesmas, no quadro da sua autonomia.

  • Tem documento Em vigor 2008-02-27 - Lei 12-A/2008 - Assembleia da República

    Estabelece os regimes de vinculação, de carreiras e de remunerações dos trabalhadores que exercem funções públicas.

  • Tem documento Em vigor 2008-07-31 - Decreto Regulamentar 14/2008 - Ministério das Finanças e da Administração Pública

    Estabelece os níveis da tabela remuneratória única correspondentes às posições remuneratórias das categorias das carreiras gerais de técnico superior, de assistente técnico e de assistente operacional.

  • Tem documento Em vigor 2008-09-11 - Lei 59/2008 - Assembleia da República

    Aprova o Regime do Contrato de Trabalho em Funções Públicas e respectivo Regulamento.

  • Tem documento Em vigor 2009-01-22 - Portaria 83-A/2009 - Ministério das Finanças e da Administração Pública

    Regulamenta a tramitação do procedimento concursal nos termos do n.º 2 do artigo 54.º da Lei n.º 12-A/2008, de 27 de Fevereiro (LVCR).

  • Tem documento Em vigor 2011-12-30 - Lei 64-B/2011 - Assembleia da República

    Aprova o Orçamento do Estado para 2012 bem como o regime excepcional de regularização tributária de elementos patrimoniais que não se encontrem em território português, em 31 de Dezembro de 2010, abreviadamente designado pela sigla RERT III.

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Clínica Internacional de Campo de Ourique
Pub

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda