Ao abrigo da alínea q) do n.º 1 do artº. 48.º dos Estatutos da Universidade dos Açores, homologados pelo Despacho Normativo 65-A/2008, de 10 de dezembro, publicado no dia 22 do mesmo mês, aprovo o Regulamento de Política de Validação da Produção Científica da Universidade dos Açores, anexo ao presente despacho.
O regulamento acima referido entra em vigor na data da sua publicação no Diário da República.
11 de maio de 2012. - O Reitor, Jorge Manuel Rosa de Medeiros.
Regulamento
Política de Validação da Produção Científica
Plataforma de Curricula DeGóis
A Plataforma de Curricula DeGóis é um instrumento de recolha, disponibilização e análise da produção intelectual, científica e de outras informações curriculares dos Investigadores Portugueses. Consiste num portal cujas principais funcionalidades são a gestão individual do currículo por parte do utilizador, a consulta de indicadores e a visualização de currículos mediante pesquisas baseadas em critérios relacionados com o conteúdo do currículo.
Curriculum DeGóis
O sistema de gestão de currículos (curriculum DeGóis) permite ao investigador que regista o seu currículo introduzir os dados pessoais, o seu endereço, tanto pessoal como institucional, a sua formação académica, as suas atividades profissionais, línguas faladas, prémios e títulos obtidos e linhas de investigação, bem como todos os tipos de produção científica. Permite ainda a descrição detalhada dos projetos de investigação em que esteve ou está envolvido e o registo das orientações e participações em júris.
O sistema de gestão de currículos (curriculum DeGóis), facultando a identificação rigorosa das áreas científicas em que os investigadores trabalham, possibilita o relacionamento de toda a produção científica com a tabela Fields of Science da OCDE, utilizando desta forma um padrão internacional que permite a comparação do curriculum DeGóis com outros modelos originados noutras comunidades científicas.
Visualização de Currículo
Na funcionalidade de visualização do currículo é facultado ao utilizador, devidamente registado, um mecanismo de procura que permite selecionar por nome e por região a instituição a que está ligado o responsável do currículo. Escolhidos os critérios de procura, o sistema apresenta aqueles que satisfaçam o pedido, podendo eles ser consultados em forma de página HTML, onde se pode ver toda a informação inserida.
Propriedade
Plataforma DeGóis é propriedade da FCT, organismo do Ministério da Educação e Ciência que, através de um protocolo quadripartido entre a FCT, o Ministério da Ciência e Tecnologia Brasileiro, o Laboratório Gávea do Departamento de Sistemas de Informação da Universidade do Minho e o grupo Stela da Universidade Federal de Santa Catarina no Brasil, garante a manutenção dos princípios básicos da Plataforma de Curricula DeGóis, e estabelece a forma jurídico-institucional com que o projeto é desenvolvido.
Repositório da Universidade dos Açores
O Repositório da Universidade dos Açores (RUAc) foi criado no âmbito do projeto RCAAP (Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal) e encontra-se alojado no SARI (Serviço de Alojamento de Repositórios Institucionais).
O RUAc, porque agrega num único local não apenas as referências ou metadados (autores, títulos, títulos de revistas, etc.) das publicações, mas também o seu texto integral num formato eletrónico normalizado, juntamente com dados estatísticos sobre a sua utilização (número de acessos e downloads, etc.), dota a Universidade dos Açores dos meios para registar, gerir, analisar e avaliar a sua produção científica.
Atendendo aos pressupostos apresentados, a Universidade dos Açores define a seguinte Política de Validação da Produção Científica:
1 - Objeto e Princípios Gerais
1.1 - Objeto
O presente protocolo estabelece a Política de Validação da Produção Científica aplicável à produção científica da Universidade dos Açores depositada no respetivo Repositório Institucional.
1.2 - Princípios Gerais
1.2.1 - A Política de Validação da Produção Científica da Universidade dos Açores estabelecida neste protocolo enquadra-se nos pressupostos exigíveis pela FCT e DRCT para efeitos de concursos de bolsas e projetos.
1.2.2 - Através desta Política, a Universidade dos Açores, enquanto instituição académica de formação superior, atende a princípios de exigência e qualidade respeitantes à produção científica dos seus docentes e investigadores.
1.2.3 - A Política de Validação da Produção Científica estabelecida neste protocolo formaliza princípios de divulgação e difusão para efeitos de avaliação docente.
1.3 - Aplicação
1.3.1 - As unidades orgânicas e os centros de investigação da Universidade dos Açores devem promover a execução desta política pelos seus membros.
1.3.2 - A Plataforma de Curricula DeGóis, como instrumento de recolha, disponibilização e análise da produção intelectual, científica e outras informações curriculares, reconhecida e adotada por entidades avaliadoras de bolsas e projetos científicos, passa também a ser instrumento de avaliação pela Universidade dos Açores.
1.3.3 - O Repositório da Universidade dos Açores é considerado a fonte de informação privilegiada sobre a produção científica de todos os docentes e investigadores da UAç e, como indicador de qualidade, utilizado como referência na sua avaliação.
1.3.4 - O depósito das publicações científico/técnicas em auto arquivo no RUAc, obriga à transferência dos metadados para a Plataforma de Curricula DeGóis.
1.3.5 - O carregamento de dados na Plataforma de Curricula DeGóis é passível de transferência de metadados para o Repositório da Universidade dos Açores, implicando, todavia, a devolução dos mesmos, a partir do RUAc, atendendo à não paridade de campos entre as duas plataformas, mais alargada no Repositório que no DeGóis.
1.3.6 - O depósito das publicações científico/técnicas (em acesso livre ou restrito) no Repositório da Universidade dos Açores é o elemento de prova, no processo de avaliação do docente/investigador, das respetivas referências registadas na Plataforma de Curricula DeGóis.
206089519