Clínica Internacional de Campo de Ourique
Pub

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Portaria 210/2012, de 21 de Maio

Partilhar:

Sumário

Concede a medalha da defesa nacional, de 1.ª classe, à Prof.ª Doutora Maria Helena Chaves Carreiras

Texto do documento

Portaria 210/2012

Louvo a Prof.ª Doutora Maria Helena Chaves Carreiras pela forma excecionalmente competente e muito prestigiante como vem desenvolvendo, desde 8 de março de 2010, o cargo de subdiretora do Instituto da Defesa Nacional.

Possuidora de notáveis qualidades pessoais e profissionais, de que se destacam a sua elevada craveira intelectual e a sua apurada inteligência, invulgar cultura geral e excecional aptidão pedagógica, sólida formação humana e esmerado sentido ético, a Prof.ª Doutora Helena Carreiras desempenhou com brilhantismo o seu importante cargo, logrando atingir altos padrões de qualidade em todas as funções que lhe foram confiadas, afirmando-se, assim, como uma valiosa colaboradora do diretor e uma inestimável mais-valia para o Instituto da Defesa Nacional.

Como diretora dos cursos de Defesa Nacional, funções que assumiu por inerência do cargo, empenhou-se de forma pró-ativa e inovadora na melhoria contínua dos conteúdos programáticos do curso e teve uma ação preponderante no alargamento do universo dos seus destinatários a setores mais diversificados da sociedade portuguesa. Acompanhou com uma inexcedível entrega e competência todas as atividades do curso, pugnou pelo rigor e qualidade dos trabalhos de investigação individuais, e promoveu sempre um excelente ambiente entre os auditores de defesa nacional. Teve um papel determinante na prossecução do objetivo de proporcionar um maior reconhecimento à formação conferida pelo Curso de Defesa Nacional, o que permitiu alargar para 10 o número de protocolos estabelecidos com instituições universitárias, visando a obtenção de diplomas dos 2.º e 3.º ciclos de estudos, em diversos cursos universitários. O seu extraordinário desempenho muito contribuiu para que se atingissem os objetivos superiormente definidos e para a consolidação do prestígio do Curso de Defesa Nacional. O corolário do seu excelente desempenho está bem patente na duplicação do número de candidatos à frequência do Curso de Defesa Nacional nos dois últimos anos académicos.

Académica de comprovado prestígio e investigadora eminente, com obra publicada de grande valia - designadamente sobre as questões do género e as forças armadas -, soube colocar a sua reconhecida experiência e saber em prol da missão do IDN, contribuindo de forma notável para o estreitamento das relações com o mundo académico e para o estabelecimento de parcerias, em vários domínios, com instituições do ensino superior, que abriram um novo ciclo no Instituto da Defesa Nacional. Paralelamente, o seu espírito de inovação cotou-se também como um valor acrescentado por ocasião da redefinição de prioridades na área de investigação do IDN, mediante a apresentação de propostas pertinentes visando a orientação das linhas de investigação para as necessidades concretas da decisão nacional, nos domínios de especialização do Instituto enquanto centro de estudos e investigação.

Com o seu espírito empreendedor e cooperante, participou de forma muito competente e dinâmica na conceção dos conteúdos programáticos das ações de formação, e das atividades de sensibilização e divulgação promovidas pelo IDN, revelando também aqui um notável ecletismo de competências e grande clarividência. Do mesmo modo, desenvolveu uma ação muito meritória nos processos visando a melhoria da eficiência e a qualidade dos serviços prestados pelo Instituto, designadamente na revisão da imagem institucional, nos procedimentos de avaliação interna dos cursos e atividades, e no acompanhamento dos serviços da biblioteca, em particular no tocante à constituição do repositório institucional do IDN.

Pelas razões expostas, é muito grato ao Ministro da Defesa Nacional reconhecer publicamente a excelência dos serviços prestados pela Prof.ª Doutora Helena Carreiras ao Instituto da Defesa Nacional, com lealdade, elevada capacidade de liderança, notável sentido do dever e extraordinária competência, contribuindo significativamente para a eficiência, prestígio e cumprimento da missão do Ministério da Defesa Nacional.

Assim, nos termos da competência que me é conferida pelo n.º 3 do artigo 34.º, atento o disposto no artigo 25.º, na alínea a) do n.º 1 do artigo 26.º, na alínea a) do n.º 1 e no n.º 2 do artigo 27.º do Regulamento da Medalha Militar e das Medalhas Comemorativas das Forças Armadas, aprovado pelo Decreto-Lei 316/2002, de 27 de dezembro, concedo a medalha da defesa nacional, de 1.ª classe, à Prof.ª Doutora Maria Helena Chaves Carreiras.

5 de março de 2012. - O Ministro da Defesa Nacional, José Pedro Correia de Aguiar-Branco.

206087275

Anexos

  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/1331270.dre.pdf .

Ligações deste documento

Este documento liga ao seguinte documento (apenas ligações para documentos da Serie I do DR):

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Clínica Internacional de Campo de Ourique
Pub

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda