Clínica Internacional de Campo de Ourique
Pub

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Portaria 181/2012, de 5 de Abril

Partilhar:

Sumário

Concessão da medalha de serviços distintos, grau prata, ao Coronel PILAV Francisco Rui Pedro Matos Tendeiro

Texto do documento

Portaria 181/2012

Louvo o Coronel Piloto-Aviador, NIP 062280-L, Rui Pedro Matos Tendeiro, pela forma altamente meritória, competente e prestigiante como desempenhou as funções de Conselheiro Militar na Delegação de Portugal junto da OTAN, no período compreendido entre 1 de outubro de 2008 e 30 de setembro de 2011.

O Coronel Rui Tendeiro revelou um conjunto de excecionais qualidades e virtudes militares, bem como elevados dotes de caráter, que, no quadro do vasto e diversificado conjunto de tarefas que desempenhou, colocou em todas as ocasiões na defesa do interesse nacional.

Durante este período desempenhou as funções de representante nacional no Comité da Defesa Aérea (ADC), onde demonstrou ter conhecimentos profissionais e uma atitude muito determinada, que, em estreita coordenação com as autoridades nacionais, permitiu encontrar argumentação e soluções em prol dos interesses do país, de que se salienta o seu contributo para a definição da política de integração da nova capacidade de Defesa Antimíssil na existente capacidade de Defesa Aérea da Aliança.

Como representante nacional no Comité do Espaço Aéreo, o Coronel Rui Tendeiro colaborou na defesa dos interesses da Aliança junto das outras instituições internacionais que tratam a gestão do Espaço Aéreo, contribuindo para a definição do nível de envolvimento da Aliança na expansão da atividade aérea ao Espaço.

No quadro das parcerias, acompanhou o desenvolvimento de novas atividades de combate ao terrorismo, através da partilha de informação-radar com países parceiros, prevendo um possível envolvimento nacional com países do Diálogo do Mediterrâneo.

De salientar igualmente a particular eficiência do Coronel Rui Tendeiro como representante nacional e controlador financeiro junto do Comité do Orçamento Militar, cuja dedicação foi muito reconhecida pela análise, pertinência e rigor dos comentários na gestão do orçamento, que muito contribuíram para fundamentar o processo de decisão nacional.

Assinala-se ainda a relevância do seu desempenho como representante nacional para os assuntos da normalização e logística, garantindo que os sistemas e equipamentos nacionais fossem devidamente contemplados e que Portugal se mantivesse incluído na «Política de Logística Multinacional da Aliança».

O Coronel Rui Tendeiro acompanhou, ainda e transversalmente, vários assuntos ligados ao Conselho NATO-Rússia, como a cooperação na gestão do Espaço Aéreo, questões do âmbito da logística, helicópteros e transporte aéreo estratégico, bem como do controlo de armamento convencional.

O elevado nível de desempenho evidenciado pelo Coronel Rui Tendeiro nas variadíssimas e importantes funções que lhe foram cometidas apenas foi possível devido à sua competência profissional, extraordinária capacidade de organização, pragmatismo e dedicação irrepreensível ao serviço. Estas qualidades, aliadas ao sentimento de entreajuda e simpatia, fizeram-no granjearam o respeito e a amizade de todos quantos com ele privaram.

Pelas razões expostas, é com enorme satisfação que manifesto o meu reconhecimento público pelas qualidades evidenciadas pelo Coronel Rui Tendeiro, sendo de inteira justiça considerar os serviços por si prestados extraordinários, relevantes e muito distintos, dos quais resultou honra, lustre e prestígio para as Forças Armadas e para Portugal.

Assim, pela competência que me é conferida pelo n.º 1 do artigo 34.º, atento o disposto no artigo 13.º e na alínea b) do n.º 1 do artigo 16.º, todos do Regulamento da Medalha Militar e das Medalhas Comemorativas das Forças Armadas, aprovado pelo Decreto-Lei 316/2002, de 27 de dezembro, concedo a medalha de serviços distintos, grau prata, ao Coronel Piloto-Aviador Francisco Rui Pedro Matos Tendeiro.

10 de fevereiro de 2012. - O Ministro da Defesa Nacional, José Pedro Correia de Aguiar-Branco.

205933286

Anexos

  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/1322825.dre.pdf .

Ligações deste documento

Este documento liga ao seguinte documento (apenas ligações para documentos da Serie I do DR):

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Clínica Internacional de Campo de Ourique
Pub

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda