Louvo o Sargento-Ajudante Fuzileiro, NII 738182, José joaquim correia pinto, pela forma altamente honrosa, extremamente competente e dedicada como desempenhou as funções de Sargento de Pessoal do 2.º Contingente Nacional, integrado na International Security Assistance Force (ISAF), no Teatro de Operações do Afeganistão.
Durante a missão e no período que a precedeu destinado à preparação da Força, revelou elevadíssima competência e extraordinário desempenho, pautando a sua conduta por inexcedível espírito de sacrifício e abnegação. Vencendo as adversidades próprias do Teatro de Operações do Afeganistão e superando as intensíssimas contrariedades decorrentes de motivos familiares, contribuiu de forma muito significativa para a eficiência e eficácia do trabalho produzido pela Secção de Pessoal do Contingente. Das múltiplas tarefas que realizou, merecem realce o controle e supervisão dos períodos de licença e verificação muito detalhada de toda a documentação dos militares do Contingente, a atualização rigorosa das diversas bases de dados do pessoal e o constante acompanhamento das atividades relativas aos eventos realizados pela Comissão de Moral e Bem-Estar, com efeito marcante no estado de espírito e na motivação dos militares portugueses.
Militar muito experiente, ponderado e possuidor de excecionais virtudes militares e qualidades pessoais, permanentemente disponível e de fácil relacionamento, humilde e leal, deu nota de excelente sentido de camaradagem, obediência e altruísmo, constituiu-se como um elemento da maior confiança do comando e estado-maior da Força, inspirando grande segurança e credibilidade que lhe permitiram granjear assinalável estima, respeito e consideração por parte dos militares do Contingente.
Pela notável ação desenvolvida no complexo Teatro de Operações do Afeganistão, pelas relevantes qualidades humanas e militares evidenciadas e pelos resultados obtidos, é o Sargento-Ajudante Correia Pinto merecedor deste público reconhecimento, por ter contribuído significativamente para a eficiência, prestígio e cumprimento da missão do Contingente Nacional, no Teatro de Operações do Afeganistão.
10 de janeiro de 2012. - O Chefe do Estado-Maior-General das Forças Armadas, Luís Evangelista Esteves de Araújo, general.
205916851