Clínica Internacional de Campo de Ourique
Pub

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Louvor 134/2012, de 14 de Março

Partilhar:

Sumário

Louva o capitão-tenente fuzileiro Mário Jorge Mendes Afonso

Texto do documento

Louvor 134/2012

Louvo Capitão-Tenente Fuzileiro, NII 25393, Mário Jorge Mendes Afonso, pelas extraordinárias qualidades e virtudes militares demonstradas no exercício das suas funções no cargo de Executive Officer Mentor da 7th Operational Mentor and Liaison Team de Guarnição (OMLT G 01/07) do Contingente Nacional (CN) integrado na International Security Assistance Force (ISAF).

Oficial de elevada craveira técnico-profissional e dotado de elevados dotes de caráter, revelou invulgar sentido da responsabilidade e elevado espírito de sacrifício e de abnegação que muito contribuíram para o sucesso da missão da OMLT G 01/07, constituindo-se como um excecional e imprescindível colaborador do seu Comandante. É ainda de inteira justiça realçar a sua lealdade, obediência e disciplina, e a nível profissional, a sua capacidade liderança, de planeamento e organização. Ao longo de toda a missão, diligenciou incessantemente na procura de resposta adequadas às solicitações superiormente determinadas, pretendendo com bom senso e ponderação, acrescentar soluções muito coerentes às dificuldades e problemas que foram surgindo.

Durante a sua permanência no exigente Teatro de Operações do Afeganistão, demonstrou de forma inequívoca um excecional zelo e aptidão para bem servir nas mais diversas circunstâncias, tendo granjeado o respeito e consideração dos demais. Logo após a chegada ao Afeganistão, por determinação do seu Comandante, foi incumbido de preparar, planear e coordenar a atividade relativa à validação da OMLT G 01/07 por parte do ANSF Development Assistance Bureau (ADAB), tarefa que executou de forma notável, concorrendo determinantemente para a excelente avaliação obtida, na qual foi salientada a postura muito profissional da OMLT G 01/07 e a sua elevada interação com os militares da Garrison Support Unit (GSU) de Pol-e-Charki (PeC).

No âmbito da sua qualidade de "Mentor", foi-lhe determinado superiormente acompanhar e supervisar a atividade dos mentores da OMLT G 01/07 na GSU de PeC e estabelecer o contacto com áreas não diretamente mentoradas, nomeadamente com o oficial responsável pelo Troop Medical Clinic, com o Religious and Cultural Officer e com o Fire Department Officer. Apesar de não ser um especialista nestas áreas técnicas tão específicas, as suas qualidades humanas e profissionais granjearam-lhe estima e respeito pelos congéneres afegãos, o que ficou bem patente no dia a dia durante a missão.

Pela atividade desenvolvida, extraordinário desempenho e pela afirmação constante das suas excecionais qualidades militares, é o Capitão-Tenente Mendes Afonso merecedor de público reconhecimento pela ação que desenvolveu de forma altamente honrosa e brilhante, devendo os serviços por si prestados, dos quais resultou honra e lustre para as Forças Armadas e Portugal, ser considerados extraordinários, relevantes e distintos.

10 de janeiro de 2012. - O Chefe do Estado-Maior-General das Forças Armadas, Luís Evangelista Esteves de Araújo, general.

205844867

Anexos

  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/1316900.dre.pdf .

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Clínica Internacional de Campo de Ourique
Pub

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda