Clínica Internacional de Campo de Ourique
Pub

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Louvor 131/2012, de 13 de Março

Partilhar:

Sumário

Louva o tenente-general piloto aviador Alfredo dos Santos Pereira da Cruz

Texto do documento

Louvor 131/2012

Louvo o Tenente-general Piloto Aviador, NIP 001982-J, Alfredo dos Santos Pereira da Cruz pelo excelente desempenho no exercício do cargo de Comandante Operacional dos Açores, em representação do Chefe do Estado-Maior-General das Forças Armadas Portuguesas no Arquipélago, desde 5 de março de 2010.

Profundo conhecedor da realidade açoriana, região onde exerceu diversos cargos de comando na hierarquia militar (Comandante de Esquadra, Comandante de Grupo Operacional, Comandante da Base Aérea n.º 4 e Comandante da Zona Aérea) soube, também por isso, avaliar e exercer a sua função institucional de forma perspicaz e ponderada, contribuindo para o reforço e consolidação das excelentes relações institucionais entre as Forças Armadas e as diversas autoridades regionais e locais.

Mentor e impulsionador da realização de eventos de elevado interesse para a Região, em colaboração com outras entidades, nomeadamente com a Universidade dos Açores, teve por propósito promover a discussão de temas de pertinente interesse nas áreas científica, económica e de segurança, centradas na importância e realidade geoestratégica dos Açores. Destaca-se o Seminário subordinado ao tema «Os Açores na estratégia do mar - perspetivas económicas e de segurança» em que intervieram diversas personalidades das comunidades científicas, académica e empresarial de reconhecido prestígio.

No desempenho do seu cargo, conduziu o planeamento e exerceu o comando e controlo dos Exercícios AÇOR 101 e 102 (2010), AÇOR 111 e 112 (2011), cujo objetivo foi exercitar e avaliar a componente operacional das forças militares estacionadas na Região Autónoma do Açores, bem como, testá-las no âmbito do Sistema Regional de Proteção Civil, dos quais se extraíram ensinamentos muito úteis para a interação e coordenação de todas as entidades.

Oficial General cujos méritos são de há muito reconhecidos, dotado de relevantes qualidades pessoais, militares e profissionais, soube sempre conduzir a sua ação de forma ativa e dinâmica, associando aos seus sólidos conhecimentos operacionais, um apreciável bom senso, forte realismo e total empenhamento no cargo para que foi nomeado. Revelou ainda uma excelente capacidade de relacionamento com os seus interlocutores e uma simpatia fora do comum, deixando desta forma, uma marca distinta da sua personalidade no cargo que desempenhou de forma exemplar.

Pelas qualidades e virtudes militares demonstradas, assim como pela significativa ação desenvolvida durante o exercício das funções de Comandante Operacional dos Açores, de que resultaram lustre e honra para as Forças Armadas, o Tenente-general Pereira da Cruz mostrou-se digno de ser apontado ao respeito e à consideração pública, tendo os serviços por si prestados contribuído significativamente para o cumprimento da missão do Estado-Maior General das Forças Armadas.

23 de janeiro de 2012. - O Chefe do Estado-Maior General das Forças Armadas, Luís Evangelista Esteves de Araújo, general.

205834069

Anexos

  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/1316467.dre.pdf .

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Clínica Internacional de Campo de Ourique
Pub

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda