Clínica Internacional de Campo de Ourique
Pub

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Louvor 122/2012, de 13 de Março

Partilhar:

Sumário

Louva o tenente-coronel de infantaria Luís Alexandre Pereira Leite Basto

Texto do documento

Louvor 122/2012

Louvo o Tenente-Coronel de Infantaria, NIM 09591888, Luís Alexandre Pereira Leite Basto, pela grande dedicação e extraordinária eficiência demonstradas no desempenho das exigentes funções de Comandante da Unidade de Apoio do 2.º Contingente Nacional (CN), integrado na International Security Assistance Force (ISAF), no Teatro de Operações do Afeganistão.

Oficial dotado de elevado sentido do dever e de apuradíssima noção da responsabilidade, possuidor de notável espírito de missão, ponderado e muito exigente consigo próprio, exerceu a ação de comando neste complexo Teatro de Operações, com distinção e grande brio, conseguindo congregar e explorar as vontades dos seus homens, oriundos dos três ramos das Forças Armadas. Soube responder com assinalável profissionalismo e rigor às exigentes solicitações que lhe foram cometidas, evidenciando excecionais qualidades e virtudes militares.

Como comandante da Unidade de Apoio, desenvolveu com grande eficiência as ações inerentes à conservação e manutenção das instalações e dos recursos materiais do Contingente e garantiu a prontidão da Secção Sanitária, da Secção de Comunicações e da Secção de Manutenção, mantendo permanente controlo sobre os recursos humanos e financeiros da Força, atos que desenvolveu com esclarecido e excecional zelo e dos quais resultou prestígio para o CN. De salientar, igualmente, o significativo apoio por si prestado ao Comandante do CN, nos momentos de maior exigência e complexidade, em resultado de alterações do estado de segurança ou de ameaças e riscos iminentes, bem como o seu importante contributo para o desempenho das missões da Companhia de Proteção, quer pela experiência acumulada ao longo da sua carreira, quer pelo seu apurado sentido pedagógico, contribuindo decisivamente para o pleno cumprimento da Missão da Subunidade que brilhantemente comandou.

Pelo excelente resultado obtido com a sua ação de comando num Teatro de Operações complexo como o do Afeganistão, pela afirmação constante de elevados dotes de carácter, abnegação, espírito de sacrifício e bom senso, é o Tenente-Coronel Leite Basto digno de ocupar cargos de maior responsabilidade e de ver reconhecidos os serviços prestados, classificados como extraordinários, relevantes e distintos, dos quais resultou honra e lustre para o 2.º Contingente Nacional, para as Forças Armadas Portuguesas e para Portugal.

10 de janeiro de 2012. - O Chefe do Estado-Maior-General das Forças Armadas, Luís Evangelista Esteves de Araújo, general.

205839123

Anexos

  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/1316458.dre.pdf .

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Clínica Internacional de Campo de Ourique
Pub

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda