Clínica Internacional de Campo de Ourique
Pub

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Louvor 119/2012, de 13 de Março

Partilhar:

Sumário

Louva o coronel de cavalaria Pedro Miguel Andrade da Fonseca Lopes

Texto do documento

Louvor 119/2012

Louvo o Coronel de Cavalaria, NIM 17589382, Pedro Miguel Andrade da Fonseca Lopes, pela forma extraordinariamente competente e altamente relevante como desempenhou as funções de Comandante do 2.º Contingente Nacional, quando esta Força integrou a International Security Assistance Force (ISAF) da OTAN, no exigente Teatro de Operações do Afeganistão.

Oficial de sólida formação ética e moral, dotado de excecionais qualidades e virtudes militares, constituiu-se permanentemente, pela sua irrepreensível postura militar, como uma referência para todos, evidenciando uma clara determinação na prossecução dos objetivos determinados, não negligenciando, no entanto, nunca os aspetos do moral e bem-estar dos militares sob o seu comando.

No âmbito da sua responsabilidade primária de comando, e num ambiente operacional caracterizado por intensa atividade insurgente, composição multidisciplinar da Força e a dispersão dos seus componentes, soube interpretar de forma clara as diretrizes e ordens superiores, o que associado à sua elevada capacidade de organização e competência técnico-profissional, ficou objetivamente materializado nos resultados tangíveis relativamente à formação, forma de atuação, capacidade de organização e gestão dos militares afegãos, objeto da mentoria dos diversos componentes do Contingente. O dinamismo que imprimiu na conduta das atividades do Contingente, bem como o elevado grau de profissionalismo evidenciado pelos elementos da Força ficaram vertidos no grande apreço e credibilidade, quer por parte dos elementos do Afegan National Security Forces (ANSF), quer ainda por parte das demais forças operando na área do Comando Regional - Capital.

No exercício das suas funções é ainda de destacar o conjunto de atividades desenvolvidas no campo das ações CIMIC realizadas junto das populações locais, designadamente nas intervenções de beneficiação executadas na escola de Pol-e-Charki, o que veio a revelar-se como uma efetiva mais-valia e um contributo inexcedível na complexa tarefa de estreitamento de relações entre dois povos com culturas tão díspares.

Também no âmbito do seu cargo é de destacar o cuidadoso planeamento, preparação e conduta de algumas das cerimónias militares realizadas no Teatro de Operações, com destaque para o Dia de Portugal, das Comunidades e de Camões, o Dia das Forças Armadas e os diversos dias festivos das forças integrantes do Contingente, as quais foram objeto das melhores alusões por parte de todos quantos tiveram a oportunidade de nelas participar, constituindo-se mesmo como uma referência no Comando Regional - Capital.

As suas evidentes qualidades e virtudes pessoais e militares, entre outras, a lealdade, a frontalidade e a elevada capacidade de liderança, tornam o Coronel Fonseca Lopes merecedor de ver sublinhado o seu desempenho e contributo para o prestígio e cumprimento da Missão cometida ao Contingente Nacional, devendo os serviços por si prestados serem considerados distintos, relevantes e extraordinários, dos quais resultou, honra e lustre para a Pátria e para a Instituição Militar de Portugal.

10 de janeiro de 2012. - O Chefe do Estado-Maior-General das Forças Armadas, Luís Evangelista Esteves de Araújo, general.

205838646

Anexos

  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/1316455.dre.pdf .

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Clínica Internacional de Campo de Ourique
Pub

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda