Clínica Internacional de Campo de Ourique
Pub

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Louvor 106/2012, de 13 de Março

Partilhar:

Sumário

Louva o major de transmissões António Jorge de Sousa Narra

Texto do documento

Louvor 106/2012

Louvo o Major de Transmissões, NIM 00314987, António Jorge de Sousa Narra, pelo extraordinário desempenho e exemplar dedicação com que exerceu a função de Oficial de Ligação no Centro de Coordenação Regional Este (RCC EAST), na Missão Liassion Observation Team (LOT), no âmbito da Operação ALTHEA/EUFOR na Bósnia-Herzegóvina (BiH).

Oficial que se destacou pela elevada dedicação ao serviço e pelo bom senso e ponderação com que pautou a sua atuação, numa função difícil, em que tinha de estabelecer a ligação entre as LOT portuguesas e o Centro de Coordenação Regional Este (RCC EAST) e simultaneamente desenvolver o serviço diário desse RCC, sob comando austríaco.

Militar que revelou grandes qualidades e apetência pelo trabalho nesta área, realçando-se a grande capacidade de adaptação a outras culturas e predisposição para trabalhar em ambiente internacional que aliado aos elevados conhecimentos do âmbito técnico-profissional, rigor e elevada capacidade de trabalho que possui, lhe permitiram estabelecer excelentes relações com os responsáveis do RCC e com todas as LOT, exercendo uma atitude imparcial, mantendo no entanto uma estreita ligação com as LOT portuguesas não deixando de defender os interesses nacionais, dando assim um prestimoso contributo para o total cumprimento da missão das LOT.

Possuidor de uma cultura geral acima da média e elevados conhecimentos sobre a Operação Althea, a situação política e social e história recente da BiH, tornou-se naturalmente um precioso auxiliar dos elementos do RCC EAST, especialmente do seu Chefe, e um colaborador importante das LOT pelo seu profundo conhecimento e sensibilidade sobre o trabalho desenvolvido por estas.

Oficial distinto, leal e disciplinado colocou sempre os interesses da missão em primeira prioridade numa afirmação constante da sua coragem moral facto bem patente na forma como reagiu sempre que chamado pelo Chefe do RCC EAST para efetuar trabalhos extraordinários, como foi o caso do pedido de informação do Comandante da EUFOR sobre a integração étnica na área da educação, em que entre outros, mais uma vez desenvolveu um trabalho excelente revelando elevada capacidade e bom método de trabalho, espírito de sacrifício e de bem servir em todas as circunstâncias, tendo o RCC EAST sido elogiado pelo Comando da EUFOR e servido de exemplo para os restantes RCC. Estas ações tiveram reflexos extremamente positivos, contribuindo não só para reforçar uma imagem positiva e de sucesso das operações da EUFOR, como ainda para dignificar o nome de Portugal além-fronteiras.

Das diversas tarefas que lhe foram atribuídas destaca-se ter sido o responsável pela área da Educação do Risco das Minas do RCC tendo elaborado as apresentações para serem ministradas nas escolas da BiH e também ter sido responsável por organizar no RCC, seminários, conferências das LOT, e ter sido o impulsionador de várias visitas efetuadas pelas LOT durante este período. Também em processos mais sensíveis, soube lidar com as situações com grande inteligência e eficácia apoiando a perspetiva das LOT Houses sem contudo perder a confiança dos elementos do RCC, recebendo rasgados elogios destas entidades pelo trabalho efetuado. Elaborou ainda, diversos documentos para uniformização de procedimentos nas LOT atingindo mais uma vez excelentes resultados, que em muito contribuíram para a boa imagem que o RCC granjeou junto do Comando da EUFOR. Também na área Social o Major Sousa Narra deu um prestimoso contributo ao promover uma boa relação entre todos e ao tomar a iniciativa de organizar eventos que juntaram toda a comunidade internacional localizada na região de Tuzla.

Por tudo quanto foi apontado é de inteira justiça reconhecer publicamente as relevantes qualidades pessoais, assim como as excecionais qualidades e virtudes militares, pela afirmação constante de elevados dotes de caráter, lealdade, abnegação, espírito de sacrifício e competência profissional, do Major Sousa Narra, que pela sua ação contribuiu significativamente para a eficiência, prestígio e cumprimento da missão das Forças Armadas Portuguesas, devendo por isso, os serviços por si prestados, ser qualificados de extraordinários, relevantes, e de muito elevado mérito, de que resultou indubitavelmente honra e lustre para Portugal.

30 de novembro de 2011. - O Chefe do Estado-Maior-General das Forças Armadas, Luís Evangelista Esteves de Araújo, general.

205833948

Anexos

  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/1316442.dre.pdf .

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Clínica Internacional de Campo de Ourique
Pub

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda