Clínica Internacional de Campo de Ourique
Pub

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Portaria 51/2012, de 21 de Fevereiro

Partilhar:

Sumário

Concessão da Medalha de Serviços Distintos, Grau Prata, Coronel Manuel da Silva

Texto do documento

Portaria 51/2012

Louvo o Coronel de Infantaria NIM 03722781, Manuel da Silva, pela forma muito empenhada, esclarecida e competente como exerceu, nos últimos dois anos, as funções de Adjunto da Direção do Instituto da Defesa Nacional, na delegação do Porto, e de investigador do IDN.

Aliando ao seu elevado sentido de responsabilidade extraordinários dotes de caráter, o Coronel Manuel da Silva desenvolveu um trabalho de muito elevado mérito, enquanto subdiretor dos Cursos de Defesa Nacional, revelando grande capacidade de organização e inexcedível entrega e disponibilidade no acompanhamento das atividades dos cursos, o que muito contribuiu para a consecução dos objetivos superiormente definidos. No apoio às ações de formação promovidas pelo Instituto da Defesa Nacional, merece ainda especial menção a forma exemplar como coordenou e dinamizou todas as atividades programadas no âmbito do Curso de Segurança e Defesa para Jornalistas realizado no ano transato, na delegação do Porto.

Possuidor de uma sólida cultura geral e militar, e de notável espírito de iniciativa, o Coronel Manuel da Silva imprimiu grande dinâmica ao ciclo de «Conferências do Castelo», realizado em parceria com a Fundação Engenheiro António de Almeida, no Porto, dando um contributo assinalável para a descentralização das atividades de sensibilização e divulgação do IDN, para o reforço do estatuto do Instituto enquanto plataforma de encontro entre as instituições da defesa nacional e a sociedade, e para a promoção de uma cultura estratégica de segurança e defesa.

Foi também muito relevante e profícua a persistente ação que desenvolveu junto de um vasto conjunto de instituições, académicas, empresariais e culturais, sediadas na área de atuação da delegação por si coordenada, conseguindo alargar e diversificar significativamente o universo dos destinatários das ações de formação e de sensibilização do IDN. Paralelamente, aprofundou e dinamizou as relações de cooperação com as entidades locais e a população, abrindo as portas do Castelo de S. João Batista da Foz do Douro a inúmeras iniciativas culturais, que sempre incentivou com grande espírito de iniciativa, muito contribuindo para o reforço da imagem e do prestígio do Instituto da Defesa Nacional.

Como investigador, o Coronel Manuel da Silva evidenciou um grande empenho e dedicação no desenvolvimento do projeto de investigação que lhe foi atribuído, «Contributos para a Compreensão da Al-Qaeda como Ameaça Global», cujos resultados apresentou no seminário sobre «Projetos de Investigação Residente 2011», ao mesmo tempo que proferiu várias conferências em instituições civis e militares, sobre a temática da sua investigação.

A este conjunto de atributos, o Coronel Manuel da Silva associou ainda uma irrepreensível conduta e postura como militar, confirmando as suas relevantes qualidades e virtudes morais e pessoais, bem patentes na forma exemplar como conduziu o seu relacionamento com a direção do IDN e com todos os seus colaboradores.

Pelas razões expostas, é muito grato ao Ministro da Defesa Nacional reconhecer publicamente o elevado nível de desempenho do Coronel Manuel da Silva e considerar os serviços por si prestados como extraordinários, relevantes e distintos, dos quais resultaram honra e lustre para a Defesa Nacional e para o País.

Assim, nos termos da competência que me é conferida pelo n.º 1 do artigo 34.º e atento o disposto no artigo 13.º e na alínea a) do n.º 1 do artigo 16.º, todos do Regulamento da Medalha Militar e das Medalhas Comemorativas das Forças Armadas, aprovado pelo Decreto-Lei 316/2002, de 27 de dezembro, concedo a medalha de serviços distintos, grau prata, ao Coronel de Infantaria NIM 03722781, Manuel da Silva.

2 de fevereiro de 2012. - O Ministro da Defesa Nacional, José Pedro Correia de Aguiar-Branco.

205746362

Anexos

  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/1311116.dre.pdf .

Ligações deste documento

Este documento liga ao seguinte documento (apenas ligações para documentos da Serie I do DR):

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Clínica Internacional de Campo de Ourique
Pub

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda