Clínica Internacional de Campo de Ourique
Pub

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Louvor 1990/2011, de 22 de Dezembro

Partilhar:

Sumário

Louva o segundo-sargento Mário Rui Murteira Rodrigues

Texto do documento

Louvor 1990/2011

Louvo o Segundo-Sargento, NII 9301900, Mário Rui Murteira Rodrigues, pelas suas excepcionais qualidades e virtudes militares evidenciadas no cumprimento dos cargos de Chefe da Secção de Armas e Contra-Medidas e de Chefe da Secretaria do Navio do N. R. P. "Vasco da Gama", no decurso da missão desta Unidade Naval enquanto Força Nacional Destacada.

Durante esta comissão de embarque do Segundo-Sargento Murteira Rodrigues, o navio cumpriu um muito intenso, e exigente, período de actividade operacional, culminando na participação da Operação ATALANTA, no Golfo de Aden e na Bacia da Somália, na qual o N. R. P. "Vasco da Gama" desempenhou as funções de navio-almirante da Força Naval da União Europeia (EUNAVFOR), missão cuja preparação foi antecedida pelo treino efectuado no Portuguese Operational Sea Training (POST), em Plymouth - Inglaterra e pela participação no exercício SWORDFISH 2010, no qual o navio exerceu as funções de navio-chefe.

No exercício das respectivas funções, o Segundo-Sargento Murteira Rodrigues demonstrou ser profundo conhecedor do sistema de armas que era da sua responsabilidade, a Peça de 100 mm e respectiva direcção de tiro, tal como do armamento de médio e pequeno calibre, afirmando-se assim como prestimoso colaborador, contribuindo determinantemente na manutenção dos elevados níveis de disponibilidade operacional e emprego dos referidos sistemas de armas.

Na execução de diversas acções de treino da guarnição, o Segundo-Sargento Murteira Rodrigues revelou elevada determinação, empenho e flexibilidade no exercício das funções de Coordenador dos Sistemas de Armas Antiaéreas e como Sargento de Quarto à Ponte, obtendo resultados bastante satisfatórios.

Ao longo da Operação ATALANTA ficou patente a competência e profissionalismo do Segundo-Sargento Murteira Rodrigues através do exercício das funções de Supervisor da Equipa de Armas para protecção do navio contra ameaças assimétricas e em acções reais contra pirataria, contribuindo assim de forma inegável para o sucesso da missão.

A par de todas estas actividades, o Segundo-Sargento Murteira Rodrigues desempenhou ainda as exigentes funções de Chefe da Secretaria do Navio, onde demonstrou ser possuidor de uma capacidade de organização digna de realce, colocando sempre os interesses da guarnição em primazia, granjeando, assim, o respeito e amizade de todos quantos com ele privaram.

Assim, pelo relevante desempenho das funções atribuídas, alicerçado em notáveis qualidades profissionais e humanas, o Segundo-Sargento Murteira Rodrigues, concorreu de forma valiosa para que o N. R. P. "Vasco da Gama", enquanto Força Nacional Destacada, visse reconhecida a sua actuação como navio-almirante da EUNAVFOR, contribuindo desta forma, significativamente, para a eficiência, prestígio e cumprimento da missão das Forças Armadas Portuguesas.

26 de Setembro de 2011. - O Chefe do Estado-Maior-General das Forças Armadas, Luís Evangelista Esteves de Araújo, general.

205476081

Anexos

  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/1296725.dre.pdf .

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Clínica Internacional de Campo de Ourique
Pub

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda