Clínica Internacional de Campo de Ourique
Pub

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Louvor 1989/2011, de 22 de Dezembro

Partilhar:

Sumário

Louva o cabo António Manuel de Oliveira Horta

Texto do documento

Louvor 1989/2011

Louvo o Cabo, NII 914988, António Manuel de Oliveira Horta pelas suas excepcionais qualidades e virtudes militares evidenciadas no cumprimento do cargo de Cantineiro do N. R. P. "Vasco da Gama", no decurso da missão desta Unidade Naval enquanto Força Nacional Destacada.

Durante esta comissão de embarque do Cabo Oliveira Horta, o navio cumpriu um muito intenso, e exigente, período de actividade operacional, culminando na participação da Operação ATALANTA, no Golfo de Aden e na Bacia da Somália, na qual o N. R. P. "Vasco da Gama" desempenhou as funções de navio-almirante da Força Naval da União Europeia (EUNAVFOR), missão cuja preparação foi antecedida pelo treino efectuado no Portuguese Operational Sea Training (POST), em Plymouth - Inglaterra e pela participação no exercício SWORDFISH 2010, no qual o navio exerceu as funções de navio-chefe.

O Cabo Oliveira Horta evidenciou-se pelo seu profissionalismo, sentido de disciplina, lealdade, honestidade e extraordinária dedicação e permanente disponibilidade para com o serviço. Cuidadoso, atento e com uma elevada capacidade de trabalho, afirmou-se no seio da guarnição, granjeando a admiração e respeito de todos com quem privou.

O abastecimento prévio da cantina para a Operação ATALANTA, devido ao reduzido período disponível, apenas foi alcançada com sucesso através de um elevado esforço e inerente sacrifício pessoal. Durante a fase de sustentação da Operação, é de realçar a permanente disponibilidade e sentido de bem servir que colocou ao dispor de toda a guarnição e estado-maior embarcado.

Antecipando-se aos problemas, ou enfrentando-os quando e sempre que se lhe depararam, de forma metódica, ponderada e discreta, soube sempre encontrar as soluções mais eficientes, eficazes e económicas. A boa gestão e cuidadoso acompanhamento da situação de todas as necessidades, planeadas ou inopinadas, inerentes ao funcionamento da cantina de bordo, em missão real, foram factores chave para o sucesso alcançado, sendo por conseguinte credor em larga medida das excelentes condições de bem-estar proporcionadas à guarnição através da disponibilização dos mais diversos bens de consumo.

Ainda é de salientar que, na organização para a acção, o Cabo Oliveira Horta desempenhou com elevado brio as funções Coordenador da Brigada de Intervenção Rápida e Chefe da Brigada de Escoramentos, demonstrando saber e uma forte liderança.

Assim, pelo relevante desempenho das funções atribuídas, alicerçado em notáveis qualidades militares, profissionais e técnicas, o Cabo Oliveira Horta, concorreu de forma valiosa para que o N. R. P. "Vasco da Gama", enquanto Força Nacional Destacada, visse reconhecida a sua actuação como navio-almirante da EUNAVFOR, contribuindo desta forma, significativamente, para a eficiência, prestígio e cumprimento da missão das Forças Armadas Portuguesas.

26 de Setembro de 2011. - O Chefe do Estado-Maior-General das Forças Armadas, Luís Evangelista Esteves de Araújo, general.

205476113

Anexos

  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/1296724.dre.pdf .

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Clínica Internacional de Campo de Ourique
Pub

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda