Clínica Internacional de Campo de Ourique
Pub

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Louvor 1980/2011, de 21 de Dezembro

Partilhar:

Sumário

Louva o capitão-tenente João Carlos Lourenço da Piedade

Texto do documento

Louvor 1980/2011

Louvo o Capitão-Tenente, NII 24890, João Carlos Lourenço da Piedade, pelas suas excepcionais qualidades e virtudes militares evidenciadas no cumprimento do cargo de Chefe do Departamento de Operações, do N. R. P. "Vasco da Gama", no decurso da missão desta Unidade Naval enquanto Força Nacional Destacada.

Durante esta comissão de embarque do Capitão-Tenente Lourenço da Piedade, o navio cumpriu um muito intenso, e exigente, período de actividade operacional, culminando na participação da Operação ATALANTA, no Golfo de Aden e na Bacia da Somália, na qual o N. R. P. "Vasco da Gama" desempenhou as funções de navio-almirante da Força Naval da União Europeia (EUNAVFOR), missão cuja preparação foi antecedida pelo treino efectuado no Portuguese Operational Sea Training (POST), em Plymouth - Inglaterra e pela participação no exercício SWORDFISH 2010, no qual o navio exerceu as funções de navio-chefe.

O Capitão-Tenente Lourenço da Piedade é um oficial com uma notável experiência marinheira, resultado das inúmeras comissões de serviço a bordo das unidades navais, como das diversas participações em estados-maiores embarcados. Militar organizado, competente e determinado, igualmente evidencia apurado sentido de disciplina e de lealdade, aprumo e espírito de cooperação, qualidades militares e humanas que, no conjunto, contribuíram significativamente para uma assinalável liderança do seu departamento.

Durante a Operação ATALANTA, o Comandante Piedade demonstrou, de forma consistente, versatilidade e espírito inovador, na conceptualização da arquitectura base para disponibilização de informação útil à acção de comando, incentivando a implementação de novas ferramentas de tratamento e gestão de informação, facto preponderante para o sucesso da missão, tendo em conta que foi a primeira participação numa operação no âmbito da União Europeia e assim, diversos sistemas de informação foram explorados pela primeira vez na Marinha Portuguesa.

A sua longa experiencia no domínio das operações navais fez com que o navio, mesmo que envolvido numa operação real, mantivesse os padrões de prontidão operacionais face à sua iniciativa e indelével contributo para um muito bem equilibrado planeamento e gestão do treino próprio do navio.

Assim, pelo relevante desempenho das funções atribuídas, alicerçado em notáveis qualidades militares e profissionais, o Capitão-Tenente Lourenço da Piedade, concorreu de forma valiosa para que o N. R. P. "Vasco da Gama", enquanto Força Nacional Destacada, visse reconhecida a sua actuação como navio-almirante da EUNAVFOR, contribuindo desta forma, significativamente, para a eficiência, prestígio e cumprimento da missão das Forças Armadas Portuguesas.

26 de Setembro de 2011. - O Chefe do Estado-Maior-General das Forças Armadas, Luís Evangelista Esteves de Araújo, general.

205467333

Anexos

  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/1296445.dre.pdf .

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Clínica Internacional de Campo de Ourique
Pub

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda