Clínica Internacional de Campo de Ourique
Pub

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Louvor 1974/2011, de 21 de Dezembro

Partilhar:

Sumário

Louva o capitão tenente Miguel Ângelo Calhau Algarvio

Texto do documento

Louvor 1974/2011

Louvo o Capitão-Tenente, NII 22591, Miguel Ângelo Calhau Algarvio pela forma empenhada e eficaz como desempenhou as suas funções de Oficial de Informações, no Estado-Maior do Comandante da Força Tarefa 465 (CTF 465) na Operação ATALANTA.

A natureza da missão desta Força Naval da União Europeia - EUNAVFOR - exige um profundo conhecimento no que respeita à gestão da informação relativa à área de operações e à actividade ligada à pirataria no Oceano Índico. Embora não possuindo experiência anterior nesta área específica das operações navais, o Capitão-Tenente Calhau Algarvio, fazendo uso das características que lhe são já reconhecidas em termos de disponibilidade pessoal, empenho e vontade de bem servir a Marinha, sem descurar a manutenção e exercício do cargo que mantinha na Flotilha no âmbito do treino e avaliação, iniciou um longo processo de estudo e preparação que lhe proporcionassem um desempenho consentâneo com as exigências do cargo e com os ditames do seu brio pessoal e profissional.

Como resultado desse esforço, assumiu as funções de Assistente do Chefe do Estado-Maior para a Área das Informações, ainda no período de comando espanhol desta força, tendo desde o início assegurado um nível e qualidade de informação que foi merecedor de realce e referência muito elogiosa por parte do meu antecessor.

Metódico, cuidadoso, atento e com uma elevada capacidade de trabalho, cedo se afirmou no seio do staff e perante o comandante da força, fornecendo informações claras, objectivas, organizadas, sustentadas e credíveis, constituindo-se assim como um elemento de grande valia para o planeamento e condução das operações da TF 465.

Ao longo de toda a missão, desenvolveu um trabalho notável em termos de compilação e análise de toda a informação que conseguiu obter, ao que não é seguramente alheia a qualidade da equipa de Intelligence por si excepcionalmente liderada e motivada.

Do seu trabalho resultou que o produto de INTEL expedido pelo CTF 465 fosse de reconhecida qualidade entre as diversas forças em presença no combate à pirataria no Oceano Índico, facto de que é naturalmente o principal credor.

Pela excelência do seu desempenho como Oficial de Informações do CTF 465, cujo produto foi determinante para o bom planeamento e condução das operações durante o Comando Português da Operação ATALANTA, o Capitão-Tenente Calhau Algarvio contribuiu para o sucesso alcançado no mesmo período no combate à pirataria e, consequentemente, para a imagem de profissionalismo e competência das Forças Armadas Portuguesas.

15 de Setembro de 2011. - O Chefe do Estado-Maior-General das Forças Armadas, Luís Evangelista Esteves de Araújo, general.

205465057

Anexos

  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/1296439.dre.pdf .

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Clínica Internacional de Campo de Ourique
Pub

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda