Louvo o Primeiro-Sargento, NII 6315091, Carlos Manuel Pereira Pais que pela extraordinária qualidade do trabalho desenvolvido nas funções de assistente, para a área das informações, do Oficial de quarto às operações, no Estado-Maior do Comandante da Força Tarefa 465 (CTF 465) na Operação ATALANTA.
O Primeiro-Sargento Pereira Pais evidenciou-se desde muito cedo como um valioso elemento da equipa de Informações do estado-maior, procurando, coligindo e interpretando todo a informação existente sobre a operação, designadamente sobre as tácticas e procedimentos dos piratas e ainda sobre as acções mais recentemente desenvolvidas pelas forças amigas. Com base no trabalho que desenvolveu foi possível formar uma opinião sobre o quadro operacional e táctico, que muito contribuiu, para adquirir conhecimento prévio sobre a operação e principalmente, durante o período da 8.ª Rotação, manter um panorama actualizado de conhecimento.
No âmbito do seu encargo, foi ainda responsável pela gestão operacional da base de dados de informações, função que desempenhou de forma particularmente inteligente e integradora. Deste modo, fazendo uso do seu valor agregado, face à sua larga experiência na área de informações, assumiu-se como elemento basilar no seio da equipa, dirimindo os sucessivos desafios que foi encontrando ao longo da missão de forma competente, determinada e eficaz.
Colocando-se ao serviço da equipa e evidenciado as suas características pessoais onde se salientam o rigor, a perspicácia, a liderança e a capacidade de organização, cedo se afirmou como uma mais-valia na colecção diária da informação. Como resultado da sua acção directa, a dinamização e manutenção do processo de fluxo de informação, superiormente implementado, foi uma realidade continuamente sustentada, permitindo ao nível superior a necessária e atempada avaliação da situação, no apoio à decisão, para o planeamento do emprego dos meios da TF 465.
Ao longo do período que serviu sob o comando do CTF 465, o Primeiro-Sargento Pereira Pais demonstrou uma atitude proactiva e um conhecimento situacional dignos de realce, que muito contribuíram para a qualidade do produto de informações preparadas pelo CTF 465 e apresentadas às forças empenhadas no combate à pirataria.
Pelo desempenho nas suas funções que exerceu no âmbito do Comando Português da Operação ATALANTA, o Primeiro-Sargento Pereira Pais contribuiu para o correcto planeamento e condução das operações e daí para o prestígio do comando da operação e para a imagem das Forças Armadas Portuguesas.
15 de Setembro de 2011. - O Chefe do Estado-Maior-General das Forças Armadas, Luís Evangelista Esteves de Araújo, general.
205464952