Louvo o Sargento-Ajudante, NII 414184, Carlos Alberto Mendes Figueira pelo excepcional desempenho nas funções de Analista Principal da Área de Informações, integrado no Estado-Maior do Comandante da Força Tarefa 465 (CTF 465) na Operação ATALANTA.
Desde o momento em que foi nomeado, o Sargento-Ajudante Mendes Figueira demonstrou ser possuidor de assinalável valor agregado na área das informações, o que facilitou a sua integração e a forma natural como assumiu a liderança na produção que se viria a revelar fundamental no processo de preparação do pessoal do staff.
Assumindo sempre uma postura humilde e discreta, mas determinado e objectivo na forma de trabalhar, proporcionou um conjunto de informação detalhada e muito valiosa sobre a área de operações e sobre os países da região, que contribuiu para uma correcta percepção e avaliação dos actores locais e assim de uma evolvente ambiental e social.
Já no desempenho do seu cargo como analista principal na área das informações e principal assessor do Oficial de Informações, desenvolveu de forma consistente e eficiente, um trabalho meticuloso na preparação dos relatos periódicos produzidos pela célula de Intelligence que não só serviram de base ao correcto planeamento de emprego dos meios operacionais, como ainda foram considerados como referência de qualidade pelos destinatários, muito contribuindo para a imagem de competência e profissionalismo do staff CTF 465.
Empenhado, disciplinado e cuidadoso com as tarefas que lhe foram atribuídas, soube liderar uma equipa coesa e muito respeitada no seio da força naval, com evidentes benefícios daí resultantes para o seu comando. Como sargento mais antigo do estado-maior, a sua acção foi também relevante no enquadramento e liderança do pessoal mais moderno do estado-maior, sendo reconhecido e respeitado de forma natural por todos os que com ele tiveram oportunidade de se relacionar.
Assim, pelo seu desempenho como analista principal do estado-maior do CTF 465, do qual resultou importante contributo para a compreensão da envolvente política, militar e social da ameaça em toda a área de operações, o Sargento-Ajudante Mendes Figueira contribuiu para um planeamento correcto e eficaz de emprego dos meios navais e aéreos e por conseguinte para o cumprimento da missão do CTF 465 e para o prestígio das Forças Armadas Portuguesas.
15 de Setembro de 2011. - O Chefe do Estado-Maior-General das Forças Armadas, Luís Evangelista Esteves de Araújo, general.
205464944